sábado, setembro 27, 2008

Dia de São Cosme e São Damião

Hoje é o dia em que estes dois santos gémeos faleceram pela sua fé, não renegaram as suas crenças mesmo perante a morte, por essa razão a Igreja celebra o dia, para relembrar os fiéis da necessidade de seguirmos as nossas crenças e de não nos deixarmos dissuadir daquilo em que acreditamos.
Contudo, a minha visão é menos arrojada.
Estes dois mártires do século IV d.C., mártires porque na altura o monoteísmo ainda não era uma realidade e adorar apenas um deus era proibido e punido (é parecido com algo que também já ouvimos falar, não é?), eram médicos muito honrados e bem vistos pelos outros. Não cobravam dinheiro pelos seus tratamentos mas transmitiam os ensinamentos de Jesus aos seus pacientes. Eram tão crentes e fervorosos que essas qualidades aliadas a um bom profissionalismo os tornavam capazes de realizar actos milagrosos.
As semelhanças entre estes dois mártires e os deuses Castor e Pólux, não podem ser esquecidas, mas sobre isso falarei outra vez.
Encontrei uma oração que me parece manter a energia do que se pretende transmitir com estes Irmãos, uma oração que pode ser utilizada para a cura do corpo e da alma, para o equilíbrio dos opostos.

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que a vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também no meu coração. Que a vossa protecção conserve o meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".
São Cosme e Damião rogai por nós. Ámen.

Num dia de Saturno e de Cassiel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...