quarta-feira, novembro 05, 2008

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino.

É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida.
Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino.

Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria, todo o Conhecimento. Porém, de que nos servirá o conhecimento sem um campo, um vaso para o colocar? Assim, surge Binah, a receptividade, o campo fértil para que a Sabedoria actue e se manifeste, por isso, a qualidade associada a esta esfera é o Entendimento.

Compreendamos aqui o que representam estas qualidades do feminino e masculino, porque está a Mãe a encabeçar a coluna do Rigor e o Pai a coluna da Tolerância. A Sabedoria não tem limites ela é vasta e, por isso, ilimitada, faz parte do nosso lado masculino, o da acção, mas para surgir o Entendimento temos de colocar as coisas segundo as nossas próprias perspectivas, temos de limitar os seus contornos para que haja compreensão, tornando-se assim em algo restrito, condicionado e severo, logo é o nosso lado feminino.
Em suma, quando alcançamos a nossa reintegração com o Divino em Kether, é-nos dado acesso a toda a Sabedoria, mas esta sabedoria só poderá passar a Entendimento quando a definirmos de acordo com o nosso Verdadeiro Interior. O trabalho a realizar neste triângulo é o de unir a Intuição com a Criatividade de forma a nos superarmos cada vez mais.
Os deuses associados a estas duas esferas são Neptuno, para Chockmah, e Saturno, para Binah. Se anteriormente referimos que para Kether se manifestar necessitou da acção e da forma, não será difícil de compreender a simbologia associada a estes dois deuses. Saturno/Cronos é o deus do Tempo, aquele que permite que as coisas aconteçam, aquele que dá espaço para as formas se manifestarem, já Neptuno/Poseidon representa a vastidão do mar, a possibilidade infinita da criação. Com estes dois deuses completamos a informação que poderá levar à compreensão destas duas esferas, contudo, podemos ainda associar as forças angelicais.

Em Chockmah governam os Querubins, regidos por Raziel, e em Binah governam os Tronos regidos por Tsaphkiel, também chamado de Cassiel. À semelhança do artigo anterior deixo aqui as respectivas invocações que podem encontrar no livro Anjos Cabalísticos e A magia dos anjos cabalísticos de Monica Buonfiglio.

Eu vos saúdo, Príncipe Raziel,
Guardião da criatividade e das ideias puras,
Príncipe dos Querubins,
Dai-me a força para trabalhar,
Revelar a verdade e encorajar a todos,
Com os meus sentimentos mais exaltados de bondade.Fazei-me um vínculo para as experiências angelicais!
Quero viver com muito amor, coragem e sabedoria.
Que isto seja uma constante, na Grande Ordem Celeste!
Iluminai-me para continuar digno e forte,
Para prestar vossos serviços de pureza.
Dai-me sua protecção. Viva a sua Luz
!

Tsaphkiel, Príncipe dos Tronos e chefe dos espíritos soberanos,
Que estais ao serviço das forças do mundo,
Divina força cósmica que Tsaphkiel e seus Tronos constituem,
A estrutura da verdade, graça e benefício.
Permiti Senhor, que me ajude a aprimorar cada vez mais a minha existência;
Permiti que eu tenha paciência na compreensão das Leis Kármicas,
E iluminai-me com a sua Sabedoria.
Ajudai-me a ser fiel à minha verdade,
E que o meu presente seja agradável, fácil e propício,
Para todas as realizações espirituais e materiais.




Num dia de São Zacarias, São Barnabé e de Rafael, Regente da Energia de Mercúrio
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...