Avançar para o conteúdo principal

Nós e as dependências

A semana passada estive com um grupo de amigas que já não via há muito tempo e como consequência hoje apetece-me dissertar sobre este tema. Até que ponto são os outros dependentes de nós.
Como todos vivemos em sociedade e de acordo com os seus princípios, uns mais do que outros, acabamos por estar envolvidos com várias pessoas. Mesmo se no dia-a-dia mantemos um muro, eu prefiro chamar-lhe de bolha, à nossa volta acabamos sempre por estar a ser influenciados e influenciarmos os outros. Não me refiro ao influenciar negativo, aquele que pode condicionar as decisões de cada um, mas sim ao influenciar positivo de partilhar e ajudar os outros. Não obstante, com estas pessoas conseguimos estabelecer limites, conseguimos fazer com que elas entendam que a partir de ali não podem passar, se essa for a nossa vontade.
É nos relacionamentos familiares, porém, que as coisas se torna menos claras e, por conseguinte, mais difíceis. É mais fácil estipular essas barreiras com pessoas com quem não tenhamos estabelecido relações emocionais mais fortes. Quando nos envolvemos emocionalmente com alguém parece que os muros se vão desfazendo e quando queremos voltar, por qualquer razão pessoal, a colocá-los a tarefa parece impossível. Impossível porque estamos sempre a pensar que não queremos magoar ninguém, desejamos voltar a ter a nossa Liberdade mas sem que o Outro se magoe.
Muitas vezes consideramos que esta pessoa ou aquela estão dependentes de nós, precisam da nossa ajuda. Estaremos certos? Por experiência própria sei que ao longo da vida vamos assumindo papéis, papéis esses que por vezes se tornam penosos, mas que como os decidimos representar não queremos desistir. Contudo, também compreendi, por experiência própria que quando assumimos esses papéis estamos a impedir que outra pessoa próxima de nós o possa desempenhar.

Por exemplo, na educação de um filho os pais desempenham sempre algum papel, umas vezes um outras vezes o outro, em minha casa o Pai sempre foi o severo, o autoritário, e a Mãe a compreensiva, aquela que tentava sempre dar a volta às situações. A pergunta que faço é a seguinte: Se um dia a Mãe decidisse deixar de ser a compreensiva e passar a ser também ela a autoritária, o que aconteceria? Para bem do equilíbrio natural existente nas relações, o Pai iria ser "obrigado" a desempenhar o papel do compreensivo, trocavam os papéis e o equilíbrio regressava.
Creio que em todas as relações podemos verificar isso, sejam elas de que instância for, há sempre alguém num grupo que desempenha um papel, mas isso não quer dizer que os outros não o possam desempenhar também, apenas se criaram esses hábitos.
Esta é na verdade a palavra-chave deste assunto, o Hábito. Habituamo-nos a ser assim e a esperar que o outro assim seja e quando algo não corre dessa maneira ficamos desorientados, acontece o desequilíbrio.
O que me leva ao início e às minhas amigas. Quando queremos mudar algo em nós, mudar um papel que estamos a desempenhar e não estamos com capacidade para o suportar mais, devemos compreender que haverá alguém, para o bem do equilíbrio do grupo, que irá assumir esse papel. Que afinal ninguém é insubstituível e que todos somos capazes de fazer o que os outros fazem, não há nada que não se consiga quando a relação estabelecida tem por base o Amor. Se mesmo com esta consciência não conseguirmos tomar a decisão, outra pergunta deverá orientar a nossa mente: São eles que dependem de mim ou eu que dependo deste papel?
Na minha família eu sempre fui a ovelha ronhosa, até ao dia em que a minha irmã decidiu desempenhar esse papel, eu naturalmente acabei por perder o "direito" a esse papel e assumir o seu oposto, para o equilíbrio familiar.
Mas atenção, nem sempre essa mudança ocorre em nós de forma consciente, pois o Universo tem formas de trabalhar que por vezes, senão mesmo na maioria das vezes, nos é desconhecida.

Num dia de Santa Delfina, São Conrado e de Rafael, Regente da Energia de Mercúrio

Comentários

  1. Muito interessante este post, Shin Tau... mesmo muito.

    Também tenho testemunhado algumas interessantes trocas de "papéis" entre os meus elementos familiares.

    Bem me pareceu que tínhamos mais coisas em comum para além das óbvias: também eu era a ovelha ranhosa. Tanto me fartei desse papel que me atribuiram que me afastei por vários anos.

    Mas às vezes passa-se de besta a bestial, e não vale a pena certos desgastes.

    Beijinhos, querida ovelhita não-ranhosa!

    P.S. - Não é a primeira pessoa que me chama Haziel. E até já me chamaram Hanzel. Soa-lhe a anjo... que bonito (embora não o seja)!

    ResponderEliminar
  2. Cara Shin Tau

    Importante reflexão sobre as nossas relações com os outros.
    Julgo que seria bom não ter de construir muros mas entendo que os nossos Karmas estão ainda muito pesados e o medo é muito: medo de sofrer, medo de fazer sofrer. Quando por amor nos entregamos a alguém, o medo desaparece por isso mesmo quando as coisas correm mal temos muita dificuldade em construir de novo os muros.
    Como partilham situações karmicas comuns é natural que determinados grupos surjam sempre próximos quando voltamos a este plano. Assim uma determinada família pode ser em vidas diferentes constituída pelas mesmas entidades desempenhado papéis que poderão ser completamente diferentes. A partilha karmica é complicada daí que dentro da família as coisas sejam mais difíceis de resolver e superar
    Eu acredito que as pessoas que se cruzam e interagem connosco foram “contactadas” por nós no outro plano para serem instrumentos da nossa evolução. O que quer dizer que mesmo quando alguém nos trata mal está a fazer isso por amor a nosso pedido para superarmos os nossos medos e evoluirmos.
    Os pais têm filhos deficientes e que morrem de tenra idade não devem ver isso como um castigo mas antes como uma prova de amor desses filhos que se disponibilizaram a ter uma passagem curta pelo nosso plano para fazerem evoluir os seus pais.
    Para o Uno nascimento e morte são duas etapas na evolução, perda e saudade só existem porque estamos impossibilitados de ver para lá do véu.

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com