Avançar para o conteúdo principal

Plutão em Capricórnio

Plutão tem uma rota irregular em torno do astro Deus, pode demorar-se num signo 11 anos como pode demorar 32, será que depende da forma como o anfitrião o acolhe?
Em Sagitário, o signo por excelência da religião, permaneceu por 13 anos mas agora chegou ao fim com a sua entrada em Capricórnio onde permanecerá até dia 23 de Março de 2023.
Quando Plutão entra num signo, a sociedade vê-se diante de um novo "lado escuro" em que os aspectos do inconsciente, que se relacionam às características desse signo, vêm à tona. Talvez também por isso tenhamos assistido a um despertar cósmico social nos últimos tempos. Mas agora os astros chamam a nossa atenção para outro campo – a organização mundial.

Num momento em que estamos em turbilhão social esta mudança não poderia ser melhor, pois o organizado, pés-no-chão e eficiente Capricórnio poderá trazer-nos aquilo que estamos de facto a necessitar.
As organizações nacionais e internacionais, os grupos de qualquer ordem, serão radicalmente influenciados por esta conjuntura, adquirindo uma necessidade de eficiência em vários domínios, característica de Capricórnio. Todavia, a compaixão poderá ser reprimida na vontade desmesurada de alcançar resultados, provocando um atraso em vez de um avanço.
Há um aspecto que irá acontecer, que ainda não sei bem se será positivo ou não, mas as corporações, durante estes 15 anos, vão adquirir uma força tão grande que poderão substituir os governos enquanto fontes de autoridade. O que poderá acontecer será, obviamente, uma caça às corporações por parte das entidades governamentais, desacreditando-nas e retirando-lhes poder. Este é um dos paradoxos de Plutão, pois ele enaltece e purifica as fontes de poder, mas ao mesmo tempo derruba as estruturas para eliminar os excessos, o que nos espera dependerá da capacidade das sociedades reagirem e seguirem esta fonte de energia cósmica.
Apesar desta conjuntura ser mais em termos sociais, individualmente também vamos poder sentir as suas energias. Plutão poder-nos-á dar a força para derrubar as metas que estipulámos, eliminando as ambições e desafios caducos que possam existir à nossa volta. Plutão far-nos-á subir as apostas, ou aumentamos a nossa energia para com os nossos objectivos e nos comprometemos e dedicamos ou abandonamos a mesa de jogo. O desafio é mantermo-nos, ainda que decididos no que pretendemos, flexíveis. Por vezes estamos tão empenhados em algo que perdemos a noção do que está à nossa volta. (e eu que o diga!)
Plutão é conhecido por trazer algumas sombras à mente humana e é comum fazer com que tenhamos em descrédito as figuras de autoridade. Podemos utilizar esse aspecto menos positivo de forma construtiva, como? Enquanto esperamos que este trânsito nos purgue os elementos destrutivos da nossa cultura, poderemos ainda levá-lo mais longe e questionarmo-nos sobre as raízes e certezas das nossas crenças. Uma verdadeira reflexão sobre este assunto torna a nossa mente mais activa, menos preguiçosa, libertando-nos de assuntos que não nos são propícios e ajudando-nos a alcançar o nosso verdadeiro potencial.
Em suma, idealmente, Plutão leva-nos à essência das questões e, em Capricórnio, irá conduzir-nos a uma transformação de ordem social, em que a extrema desigualdade de poder e os recursos são superados por uma crescente consciência da nossa humanidade compartilhada. Enquanto as pessoas se tornarem cada vez mais responsáveis por si mesmas poderemos descobrir que o poder vem de dentro, tornando-nos assim numa força positiva nesta mudança. Quando cada um de nós enfrentar os seus medos e transformar as trevas em luz, poderemos transmutar o mundo com amor e esperança em vez de reagir com medo e dor.

Num dia de São Gregório, São Tiago de Marca e de Anael, Regente da Energia de Vénus

Comentários

  1. Olá Shin Tau
    Impressionante como os astros definem o que de facto eu e muitos não "astrologos", sentem.
    Desde 1989 até 1999 o planeta foi magneticamente alinhado provocando uma "abertura" de consciência da humanidade para o religioso e o esotérico.A gestão por objectivos levou ao desastre económico em que vivemos neste momento. As corporações de facto continuam com um poder enorme que pode provocar a queda de governos democraticamente eleitos.
    Os governos por seu lado tentam criar mecanismos de controlo do poder das corporações.
    Esperemos que Capricornio para além de aumentar a eficiencia aumente tambem a responsabilidade de todos os que gerem de forma a que trabalhem para o bem comum.
    Quanto aos seus comentários em relação a mim no post acerca do seu estado de "Eremita", acredite são muitos generosos contudo cada um de nós tem o seu papel há quem manipule energias e outros que fazem a sua leitura

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Amigo Viajante,

    as minhas esperanças quanto a esta conjuntura são as mesmas, esperemos que a responsabilidade de facto comece a ser algo importante para todos.
    Quanto aos meus comentários, acredite, foram sinceros. Fiquei abismada com a sintonia demonstrada, creio que as nossas energias já se encontram ligadas, afinal esta Era Virtual vem provar que não importa o tempo e o espaço!
    Para mim foi muito bonito ver essa ligação com alguém que apenas me conhece através dos meus textos. Fiquei verdadeiramente feliz! Obrigada, pois foi umas das pessoas que me ajudou a compreender mais rápido o que se passava. Espero um dia poder retribuir!

    Um abraço de Luz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp