Avançar para o conteúdo principal

A Águia

Recebi de uma amiga este maravilhoso texto, achei-o tão lindo, tão sentido, tão profundo e ao mesmo tempo tão simples que não resisti em lhe pedir para o partilhar convosco. Espero que gostem e que vos sirva para despertar ou simplesmente para partilhar com outros.


De todas as aves, a que mais amo e admiro é a águia. Ela é usada como símbolo dos que confiam em Deus. Representa coragem e resistência. Acredito que, se balizássemos nossas vidas pelos princípios instintivos das águias, seríamos muito mais fortes, determinados, corajosos, confiantes, criativos. Experimentaríamos abundantemente a paz, o equilíbrio e a genuína liberdade de ser e estar no mundo. Aprendi a amar e admirar a rainha das aves depois das valiosas informações que obtive sobre sua trajetória de vida:

1ª - Quando seu filhote ainda mal consegue voar, a águia destrói o ninho com o propósito de impedir que sua cria volte à comodidade. Leva-o às alturas e de lá o atira no abismo da atmosfera a fim de despertar nele a poderosa força de rei das aves. E nós, humanos, o que fazemos com nossos filhos? Também os preparamos para serem independentes e actuarem com coragem e determinação no mundo?

2ª - A águia é filha do sol. Desde pequena, aprendeu a sorvê-lo pelos olhos. Para ensinar essa lição, a mãe-águia segura o filhote em direção ao sol. Acostuma seus olhos ao resplendor solar. É por isso que as águias, desde pequenas, têm os olhos da cor do astro rei. E nós, humanos, o que fazemos com nossos filhos? Também, desde a mais tenra idade, ensinamo-los a sorverem a intensa luz do amor e da ternura, do apreço e da gratidão, da justiça e da solidariedade, da fé e da determinação, da humildade e da flexibilidade, da confiança, da alegria e da paz de espírito, da contribuição?

3ª - O urubu (como a águia) domina as alturas. Porém ela é infinitamente superior. Jamais se contenta com uma alimentação fácil. É das alturas que observa sua ágil e saudável presa. De lá se lança velozmente, empreendendo-lhe a perseguição. Após capturá-la, abate-a e alimenta-se das melhores partes, deixando os restos para os urubus. E nós, humanos, buscamos uma alimentação mais saudável ou preferimos a comodidade dos alimentos prontos, repletos de produtos químicos?

4ª - O que faz a águia diante da tempestade? Onde ela se abriga? Ela não se abriga. Abre suas possantes asas, que podem voar a uma velocidade de 90km/h, e enfrenta a tempestade. Depois de superá-la, voa tranquila, acima da turbulência das nuvens. Ela sabe que as nuvens escuras, a tempestade e os choques eléctricos podem ter uma extensão de trinta a cinquenta metros, mas lá em cima brilha o sol. E nós, humanos, o que fazemos diante das tempestades da vida? Escondemo-nos em ostracismo ou as enfrentamos com coragem e confiança - certos de que, após as dificuldades, conquistaremos a vitória?

5ª - Finalmente, a águia também morre. No entanto, jamais encontraremos seus restos mortais em qualquer lugar. Sabe por quê? Porque, quando ela sente que chegou a hora de partir não se lamenta nem fica com medo. A águia procura o pico mais alto, tira as últimas forças de seu cansado corpo e voa para as montanhas inatingíveis. Aí espera resignadamente o momento final. Até para morrer ela é extraordinária. E nós, humanos, como agimos diante do inevitável? Revoltamo-nos ou aceitamos partir, deixando para o mundo doces lembranças de alguém que ocupou responsavelmente este tempo e espaço no universo alguém que fez a diferença alguém que nasceu e viveu intensamente, e não apenas existiu?

Todos nós trazemos em nossa essência uma águia adormecida. Despertemo-la, enquanto há tempo.
Beijos de luz

Ilda

Num dia de Santa Verónica, São Tomás de Aquino e de Rafael, Regente da Energia de Mercúrio

Comentários

  1. Sim senhora...

    Texto muito bonito e forte.
    Também admiro as águias pelas suas capacidades.

    Gosto de observá-las no céu, as raras vezes que encontro alguma.

    Não gosto de representações decorativas delas, por causa das inevitáveis associações com o futebol (Já disse que detesto futebol? Pois. Detesto.).

    Será mesmo verdade o que elas fazem quando pressentem que vão morrer?

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, mais uma vez um momento de verdadeira luz que vem de encontro ao meu último "momento". Embora estivesse longe de reconhecer estas características, para mim a águia sempre foi sinónimo de beleza, imponência e liberdade.
    De facto, nem sempre há a coragem e a confiança necessárias para não esconder a cabeça e apenas desejar que o mau tempo acalme...
    Hoje senti as forças desvanecerem e desejei ser como a águia; desejei erguer a cabeça e enfrentar a tempestade. Talvez consiga.
    Obrigada por mais um momento.
    Love U

    ResponderEliminar
  3. Shin
    Muito bonito eu tambem adoro águias, aliás já fiz um post sobre elas.Vou acrescentar mais uma coisa em relação á morte da águia.
    Ela por volta dos 40anos as suas unhas tornam-se compridas e flexiveis e deixa de conseguir apanhar as suas presas,as suas asas ficam envelhecidas e pesadas devido á grossura das penas,o bico fica encurvado então a águia tem de tomar uma decisão dificil ou morre ou entra num doloroso processo.Procura uu ninho perto de uma rocha bate dolorosamente com o bico na rocha até o arrancar,depois de ter um novo bico arranca as suas unhas,depois de nascidas, puxa uma a uma as suas penas.
    Ao fim de cinco meses,depois deste doloroso processo a águia renascida lança-se no seu voo de Renovação que lhe dá a oportunidade de mais 30 anos de vida.
    E nós seremos capazes de ter a coragem da águia, de fazermos um processo de renovação? Existe sempre a opção de escolha a águia não tem de morrer.É um animal fantástico.
    Desculpa o extenso comentário
    Um abraço de alma
    Salamandra

    ResponderEliminar
  4. Shin-Tau,

    Quase me apetece abrir um clube de fans das águias....lol
    Desde sempre, que os visionários antes de aceitarem o seu caminho, sonham com águias.Sabias?
    A águia é o símbolo dos ideais maiores.Anuncia a chegada de um tempo em que algo, geralmente uma ideia (porque os pássaros representam as ideias)que nos vai transcender e que devemos confiar no instinto de a seguir.
    Ao ler este texto faz sentido que assim seja.

    beijos my shin

    ResponderEliminar
  5. Olá Shin Tau, hoje não venho comentar nada porque estou numa de poesia silenciosa... De resto, andava aqui a ver se encontrava o teu e-mail mas, como não encontro, toma lá o meu: estilodevidacheiodeluz@gmail.com. Diz qualquer coisa ;) Bjs *****

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos pelas vossas partilhas.

    Para Hazel:

    querida a pessoa que me enviou esta mensagem merece a minha credibilidade, por isso o publiquei. Procurei saber se era de facto verdadeiro ou não, mas não encontrei. Eu confio que sim. Adorei o à parte do futebol ihihih

    Para Marise:

    Love U 2, é bom saber que a nossa magia não se perde!

    Para Salamandra:

    obrigada pelo complemento, espero que faça sentido para alguém.

    Para IdoMind:

    lol, sempre a mesma a arruinar a minha seriedade!!! LOL
    Não sabia nada do que nos contaste, mas fiquei muito feliz com essa dos pássaros serem as ideias :)))) Love you my love

    Para a Vida:

    já enviei umas palavrinhas. ;)

    Beijos para todos

    ResponderEliminar
  7. Olá Shin Tau

    Lindo post e questões decisivas nos são colocadas por ele.
    Contudo a situação que a salamandra acrescenta talvez nós tambem a tenhamos quando somos confrontados com a mortalidade do nosso corpo e aceitamos partir coscientes que essa partida implica renovação.

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente hoje venho corrigir algo.

    A Salamandra partilhou connosco uma informação que parece não estar correcta. A IdoMind, porque isso lhe fez confusão (achou violento e desadequado a uma ave tão nobre), perguntou a um amigo que vive a vida animal intensamente e este negou a informação. Tendo confirmado a que a Ilda nos ofereceu.

    Não sei onde a Salamandra a foi buscar mas seria realmente importante, visto estarmos a informar pessoas de coisas que não sabem, confirmá-la.

    Sinceramente já andei a pesquisar na Net mas, por falta de capacidade minha talvez, não encontro forma de confirmar estas duas informações opostas.

    Seja de que forma for quis deixar-vos, para quem aqui vier parar por alguma razão, esta salvaguarda. Entretanto se alguém conseguir arranjar uma fonte fidedigna onde todos possam ir verificar a informação, agradeço que partilhe.

    Um beijo e que nos sirva de lição, não devemos acreditar em tudo o que lemos na Net, confirmem sempre!!!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  9. Bom...cada um que tire as suas conclusões.

    A Salamandra respondeu e aqui fica a sua fonte: " O poder do Amor - A lei da Atracção e a Alquimia da Felicidade" da autora Vera Faria Leal. Editora Planeta, página 215.

    Kisses

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp