Avançar para o conteúdo principal

A história de Psique

É com enorme prazer que dou início a uma das minhas paixões, a mitologia. Já falei um pouco sobre ela quando fiz os textos dos chakras, mas nunca lhes dei um espaço por inteiro. Hoje isso finalmente acontece, obrigada Salamandra pois em parte foste a mola impulsionadora para que isto acontecesse, quando fizeste a tua partilha sobre Vénus recordaste-me de um projecto antigo que eu tinha em mente. :)

A história de Psique chamou a minha atenção, pois ela pode ser encarada como a própria história da alma humana na sua descida ao círculo das gerações e a sua intenção de regressar à casa do Pai.
Faço-vos o convite de me acompanharem pela história de Psique e Eros e depois reflectir sobre se é ou não uma possibilidade a frase anterior. Preparados???

Aqui vamos...

Psique era uma linda jovem e a sua beleza trazia ao palácio de seus pais muitas pessoas vindas da Grécia e arredores para se deliciarem com tamanha Beleza.
Um dia, quando seus pais gabavam a sua filha, dizendo que ela era mais bela do que a própria deusa do Amor, Afrodite irritou-se e enviou o seu filho Eros para a picar com uma das suas setas, fazendo com que ela se apaixonasse por um homem desprezível, realizando assim um casamento infeliz. Contudo, Psique já era infeliz, pois não havia ninguém a amá-la por quem ela era, todos a adoravam e só viam a sua beleza. Desta forma a jovem mostrava que era muito mais do que bela, ela era pura de coração. As suas irmãs já eram casadas e Psique ainda vivia em casa dos pais, infeliz. Estes começaram também a ficar preocupados por ninguém querer casar com a sua bela filha e foram consultar o oráculo de Delfos. Eis o que Apuleio diz ter sido o veredicto no seu livro O Asno de Ouro:

Que com seus belos adornos a virgem abandonada
Espere sobre uma rocha um casamento fúnebre.
O esposo não recebeu o dia de um mortal:
Ele tem a crueldade, as asas do abutre;
Ele destroça corações, e tudo que respira
Sucumbe, gemendo, sob tirânico império.
Os deuses, no Olimpo, arrastam seus grilhões.
E o Estige contra ele defende mal os infernos.

Na altura, todos consideraram que aquilo era uma pena dada por Afrodite, invejosa da pequena jovem. Porém, lá foi a coitada e os seus pais desgostosos para a montanha, dando cumprimento à profecia. Quando os pais saíram chegou Zéfiro que a elevou para o cume da montanha, aí Psique verificou que estava numa linda e maravilhosa paisagem onde tudo era mágico. Música suave tocava, os seus desejos eram preenchidos por mãos invisíveis, belas imagens preenchiam os seus olhos, o seu coração estava deliciado, mas nada de ver o seu marido. À noite, quando se deitou no leito de núpcias, foi um homem que subiu para a sua cama e não um monstro, mas, como tudo estava escuro, ela não conseguia ver a sua figura. Psique começava a sentir-se apaixonada por alguém que nunca vira com os seus olhos, mas que sentira profundamente.

Um dia o marido avisou-a de que as suas irmãs a vinham ver, mas que ela não lhes devia dar ouvidos. Todavia, perante os seus gritos e lágrimas, Psique pediu a Zéfiro que as fizesse subir a sua casa. A inveja invadiu o coração das irmãs de Psique, pois tal era a sua felicidade, então, procuraram uma forma de destruir o seu casamento. Quando descobriram que Psique ainda não tinha visto o seu marido, instigaram-na a fazê-lo insistindo que ele só poderia ser um monstro. Ainda por cima Psique estava grávida e quando ouviu as irmãs insinuarem que o seu marido iria comer o seu filho, Psique ficou convencida de que teria de o ver.

Nessa noite, enquanto o amado dormia, Psique acendeu uma candeia e ficou maravilhada a olhar o homem esbelto que dormia sereno ao seu lado, Eros. Enquanto ela se deliciava, descuidou-se e uma gota de óleo quente caiu no ombro do amado, fazendo-o despertar. Eros começou a voar mas Psique conseguiu segurar-se a ele. Este teria agora de se afastar, estando ferido não poderia enfrentar a sua mãe Afrodite. Mas o verdadeiro perigo, porém, era que a sua mãe iria descobrir que Eros lhe tinha desobedecido e ainda por cima casado com a inimiga. Afrodite seria implacável e Psique teria muita sorte se conseguisse sobreviver, ainda por cima grávida. Eros nada poderia fazer. Psique caiu na Terra e aí começaram os seus dias de amargura em busca do seu ser amado.
A nossa heroína ficou tão miserável que se tentou lançar a um rio, mas o deus do rio, reconhecendo-a como a mulher de Eros, não a deixou suicidar-se. Andou a pedir ajuda às deusas, primeiro a Hera, deusa do casamento, depois a Deméter, que conhecia a dor de ter perdido uma filha, Perséfone, mas nenhuma estava disposta a enfrentar a ira de Afrodite. Esta finalmente

encontrou-a e decidiu fazê-la sofrer deixando-a acreditar que seria possível regressar para junto de Eros se fizesse umas tarefas que ela indicaria. Contudo, Afrodite sabia que essas tarefas eram impossíveis para uma mera humana, mas assim passaria por boazinha e Psique sairia derrotada.
Como primeira tarefa a deusa pegou em várias sementes de espécies diferentes e lanço-as ao chão, até ao anoitecer, Psique deveria tê-las separado. Começou a sua tarefa prontamente para cedo se aperceber que não tinha tempo suficiente. As formigas do palácio, contudo, tiveram pena da mulher de Eros e ajudaram-na. A tarefa fora cumprida com a ajuda das pequenas e insignificantes formigas.
Irritada e desconfiada de que teria de certeza tido ajuda, Afrodite dá-lhe nova tarefa: ir aos campos onde os cordeiros de ouro pastam e trazer um punhado de fios da sua lã. A tarefa mais uma vez parecia fácil, até que Psique viu que os cordeiros tinham grandes chifres e que facilmente a magoariam. Sentou-se junto a um rio que ali passava, triste e desolada, ouviu de repente um silvo. Uma cana do riacho disse-lhe que se ela esperasse pela noite, os cordeiros ficariam mais dóceis, pois eram os raios do sol que os enfureciam, mas de noite ela poderia passear junto a eles e colher dos espinhos e das silvas os fios de lã que lá ficassem presos. Foi assim que mais uma tarefa foi cumprida, desta vez Psique tinha tido a ajuda de Siringe, a amada de Pã disfarçada de cana.
Afrodite, mais irritada do que nunca, e cada vez mais desconfiada da ajuda dos deuses dá-lhe a última tarefa: ir ao Rio Estige e trazer água da sua nascente, lugar onde nem os deuses se atreviam a ir. Contudo a tarefa tinha indicações bem precisas, deveria ir ao cimo das montanhas, de onde a água caía da escarpa antes de penetrar no mundo dos mortos e a água deveria ser do meio do rio e não das margens. E ai dela que a tentasse enganar, pois era bastante fácil de perceber se a água era das margens.

Quando Psique chegou à escarpa compreendeu melhor a missão, havia dragões de ambos lados do rio e novamente pensou em desistir e matar-se. Todavia, a águia de Zeus andava por ali e viu-a, mesmo quando Psique se preparava para correr para os dragões. A águia lembrou-se de quando Eros a tinha ajudado e, por isso, retribuiu, pegou no cântaro de Psique e foi buscar a água ao meio do rio. Assim, conseguiu ela vencer a última prova com a ajuda da águia.
Afrodite contorcia-se de raiva, todos os deuses estavam a conspirar contra ela. Decidiu então mandar Psique ao mundo dos mortos, lugar onde todos podem ir mas ninguém sair, com a certeza de que desta vez Psique não conseguiria. Esta deveria trazer alguma da beleza de Perséfone para Afrodite.

Desta vez a melhor solução que Psique encontrava era mesmo matar-se, seria sem dúvida a melhor forma de ir para o mundo dos mortos. Subiu a uma torre para se lançar quando esta começa a falar consigo. A torre deu-lhe todas as indicações do que seria preciso fazer para ir e vir sem correr perigo. Deveria levar bolos de cevada para dar a Cérebro, duas moedas para Caronte a levar no barco, não podia dar ouvidos às suplicas de ajuda e se lhe pedissem para se sentar poderia fazê-lo mas apenas no chão, nunca num trono. Além disso só poderia comer pão e beber água. Se ela assim fizesse Perséfone dar-lhe-ia uma caixa com a sua beleza, mas Psique nunca poderia abri-la. Conseguiu passar todas as provas, foi surda aos pedidos de ajuda, mesmo aos das crianças, lembrou-se dos conselhos da torre e seguiu até Perséfone que lhe deu uma caixa com a sua beleza. Quando regressava, porém, as suas dúvidas começaram a surgir e pensou em retirar apenas um pouco da beleza de Perséfone para ficar mais bela para o seu amado. Ao fazê-lo descobriu uma caixa vazia, com o ar do submundo, que quando inalado a fez tombar inerte no chão. Por essa altura Eros já havia recuperado e agarra a sua amada e leva-a para o Olimpo. Aí pede a Zeus que dê a imortalidade à sua Amada e enfrenta a sua mãe. Zeus cede e dá a ambrósia a beber a Psique que ganha umas asas de borboleta e permanece no meio dos deleites divinos com o seu amado.

Viveram e vivem ainda felizes, pouco tempo depois Psique dá à luz a Volúpia.

Não pensei que esta história fosse ficar tão longa, mas intusiasmei-me por ela ser tão linda. A reflexão sobre esta história e a história da alma humana ficará para outro dia, até lá digam de vossa justiça sobre esta partilha! A que vos inspira? Que ensinamentos encontram? Acham que se pode encontrar semelhanças com a história da alma? Aguardarei os vossos comentários e de certeza que irei aprender muito com eles.

Num dia de São Raimundo, São Ildefonso e de Anael, Regente da Energia de Vénus

Comentários

  1. Olá, estou a gostar muito do teu blog :)! Também adoro mitologia e esta é uma das minhas histórias preferidas. Já se disse muito sobre as implicações da simbologia mas eu continuo a achar que a natureza do amor entre Eros e Psique só se explicita no silêncio.

    Não que tenha tudo a ver mas faz-me lembrar uma história que li quando era pequena...

    Um cientista aproxima-se de uma roseira, prepara-se para a conhecer, pega na tesoura e colhe uma Rosa. Coloca-a cuidadosamente sobre uma bancada desinfectada, arranca-lhe uma pétala e, com o bisturi, corta a pétala em lâminas finas. Coloca uma das lâminas sob o microscópio e analisa o seu conteúdo. Aponta o tipo de células numa tabela.

    Da mesma roseira aproxima-se um poeta. Não vinha preparado para nada mas o perfume da Rosa despertou-o do seu caminho. Chega-se a ela e fecha os olhos. Inspira, sorri e começa a cantar um poema de amor. Sob o perfume sucedem-se imagens, sabores, palavras e música com que o poeta enche páginas e mais páginas, rabiscadas em êxtase.

    A quem se deu a conhecer, a Rosa?

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. OLá Shin
    Realmente a mitologia está carregada de ensinamenntos sobre a alma humana.Mais uma vez deparamo-nos com sentimenyos imperfeitos, um deles a inveja tanto das irmãs como da Afrodite tudo porque causa da beleza de Psique, beleza essa tambem interior,a ajuda que recebe de todos para cumprir a sua tarefa revela isso mesmo pureza de coração.
    Sei que vou desviar do tema mas faz-me recordar histórias infantis, branca de neve tambem com a sua beleza acaba por despoletar inveja na madrasta, é picada,encontra um principe, será que o Walt estudou bem mitologia?
    Fico contente que te tenha trazido novamente a mitologia á lembrança e que tenhas posto em prática esse desejo antigo sempre tiveste jeito para decifrar inigmas (rs)

    Continua a encantar-nos com as histórias da mitologia, aré á proxima, bom trabalho
    Um abraço, um beijinho na tua alma
    Salamandra

    ResponderEliminar
  3. Olá Shin Tau

    Pois muito bem fiquei a saber com mais detalhes a história da Psique que apesar de toda a pureza de coração e de todo o amor que tinha por Eros não resistiu a abrir a caixa com a beleza de Perséfonee deitando tudo a perder.
    Mas afinal que é que se passou contigo miuda??Primeiro despertas a ira da sogra(coisa que nunca de deve fazer)depois vais pedir "batatinhas". A sogra para te testar da-te uma serie de tarefas que tu (não)fazes ajudada e aconselhada por metade do Olimpo.Apesar de tudo no final metes os pés pelas mãos e como não podia deixar de ser Eros salva-te e ainda por cima mete uma cunhazinha a Zeus para que te transforme em imortal e habites com ele no Olimpo.Sabes uma coisa ó Psique tu és é uma mimalha!!
    Coitada da Afrodite.

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  4. Meu primeiro pensamento:

    Apesar de tudo e todos, Zeus é quem dá a ultima palavra...

    Amei o texto!!!Parabéns

    B. Bolger (Uma jupteriana ahuahauahauh)

    ResponderEliminar
  5. Ah! Só completando... pois este seu post que me tocou profundamente, pensei em mais um ensinamento acho que foi Buda:

    "Somos livres para fazer escolhas, mas, somos escravos das conseqüências."

    Livre arbitrio!

    ResponderEliminar
  6. Uau... que linda história. Também sou fã de mitologia.

    Fiquei tão deliciada a ler a história, que até me esqueci da tua pergunta. Desculpa lá...!

    Encontrei algumas semelhanças com certas situações que já vivi, incrivelmente. É pena que o mundo tenha tantas Afrodites e tão poucas Psiques.

    Adorei ler este post, guardei para último das coisas que tinha para fazer, pois sabia que ia valer a pena a espera. E valeu. Obrigada, Shin.

    Continua!

    ResponderEliminar
  7. Querida irmã Shin Tau, agradeço pelas partilhas, não conhecia a história da psique, o que me acrescentou muito pois estudo exatamente isso, psicologia, já tinha conhecimento de que psique significava borboleta, alma, mas tua partilha aprofundou bastante o conceito que tenho sobre isso. Adorei as analogias da branca de neve, esses contos infantis trazem sempre um ensinamento de conduta para nossa vida, animei-me a comprar um livro de contos e começar a ler para o meu filho! Tenho certeza que será muito rico para ambos.

    Pessoa querida e iluminada, que belíssimo trabalho fazes.

    Amor e Harmonia
    Clarisse

    ResponderEliminar
  8. Conhecia a lenda e gostei muito de a relembrar pela mão das tuas palavras.
    Para mim fala de algo que todos sentimos na pele: o Destino. De onde viemos, para onde vamos e como lá chegamos.
    Psique nasceu tão bela que a sua diferença foi olhada como algo ofensivo.Só assim se justifica que tivesse de ser punida com o casamento inevitável com um monstro.Há de facto quem não suporte ver-nos brilhar…
    Aliás, tal como a bela protagonista, quando rumamos no sentido da nossa “Lenda Pessoal” encontramos a força , por vezes destrutiva, da inveja; os que sempre tentam desencorajar-nos; a dúvida nas nossas capacidades, o desespero…Tudo faz parte do Caminho.
    A solução: elevarmo-nos.Psique e Eros viviam nas alturas onde construiram o seu Eden privado e eram tão felizes ali onde nem precisavam de ver o rosto (as fachadas) para se amarem.Mas quando abriram as portas ao que veio de baixo foi a queda, o fim do paraíso.
    Também nós quantas vezes não permitimos que boicotem a nossa felicidade. Ninguém consegue tal feito sem o nosso consentimento.Precisamos de abrir a porta, como o casal da lenda.E fazêmo-lo, deixamos corações envenenados contaminar-nos e palavras maldosas minarem-nos o espírito de medo.
    De repente vemo-nos caídos, sem as asas que nos levariam de volta ao nosso canto nas alturas. Mas é assim que deve ser.Tal como Adão e Eva devemos provar da maça do conhecimento e aprender a voar por nós.
    Somos então sujeitos a uma série de provas para demonstrar que estamos empenhados, comprometidos com a nossa Missão. Temos a nosso favor o Dom com que cada um nasce. E todos recebemos um dom particular porque todos temos uma missãparticular.A beleza divinal de Psique levou-a a enfurecer uma Deusa e a percorrer um caminho onde aprendeu a ser humilde para aceitar a ajuda de formigas, a ser paciente e esperar o momento certo de apanhar a lã, a ter coragem para enfrentar dragões.Psique foi testada porque o Dom sem virtude deixa de ser benção e é apenas uma arma.
    Para nos mostrar a nossa vulnerabilidade constante às coisas do mundo, Psique, já tão bela, ainda quis mais beleza abrindo a caixa que levou ao fracasso da sua Missão. O ser humano simplesmente nunca está satisfeito…sempre ansioso que não haja graças suficientes para todos…
    A lenda diz-nos então que de nada vale a Caminhada se não for feita com Amor, em Amor e por Amor.
    Tudo é perdoado e o os portões do Eden de novo de abrem para nós…

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    Adoro mitologia, mas "por acaso" não conhecia esta história... ;-) Obrigada pela partilha! Muito se pode aprender com ela. A mim sugeriu-me que a redenção é sempre possível, por muitos erros que se tenham cometido. Os deuses vêem a Alma, tudo o resto é acessório... E a Alma foi forjada pelos deuses, é imortal e não há limites para o seu poder, por mais erros que a nossa natureza humana nos leve a cometer.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp