sábado, fevereiro 07, 2009

Mês de Fevereiro e os seus significados

Este mês Fevereiro deve o seu nome às festas romanas Februa ou Februatio. Era o mês que os romanos dedicavam à purificação do corpo e da alma, a palavra febre vem também daí. Se formos pensar bem no assunto, fará algum sentido. Em Janeiro fizemos as nossas escolhas e em Fevereiro purificamos o nosso corpo e espírito para que as escolhas possam descer a este plano com mais facilidade, sem obstáculos. Estas festas estavam contudo também associadas à natureza, nesta altura do ano, como preparação para a limpeza antes da Primavera, chovia imenso e os romanos começaram a associar isso a uma purificação da Mãe e decidiram imitá-la. Curiosamente, não me lembro de outro mês de Fevereiro em que tanto tivesse chovido.

Fazendo uma busca rápida pela net, encontro que esta lua cheia tem também o nome de Lua da Busca do Conhecimento, fiquei aos pulos!!! Na lua anterior tentámos fazer uma homenagem aos nossos Antepassados, nesta poderemos pedir-lhes que nos transmitam os conhecimentos antigos que eles, sem internet, sem dinheiro para livros, muitos até sem estudos, conseguiram alcançar pela simples dedicação e observação da Natureza. Assim este mês é excelente para nos dedicarmos aos estudos, treinarmos a nossa mente e homenagear os Mestres. Nesta época escolham ler um livro que sempre tiveram vontade mas nunca se proporcionou, algo que vocês achem demais para a vossa carruagem. Eu ando há tempos com A Divina Comédia de Dante para ler, mas fico sempre com receio. "Será que vou compreender isto?" Este mês vai ser!!!

Para acompanhar essas leituras intensas prepare um chá de loureiro e queime hera, ambas são plantas que favorecem os estudos, a dedicação. Se tiverem mais sugestões partilhem, é sempre bom oferecer um leque de escolhas. Neste mês podemos, ainda, invocar o poder da deusa Atenas, a deusa do Conhecimento.

Num dia de São Ricardo, São Romualdo e de Cassiel, Regente da Energia de Saturno
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...