Avançar para o conteúdo principal

Reflexão Semanal com a Imperatriz II

A semana que passou foi algo interessante, regida pela Imperatriz e pela emoções, pois retirando a quinta-feira e a sexta-feira, todos os dias saíram cartas de Copas. O que nos terá desejado a Imperatriz transmitir? Que aprendizagem nos reservou?

Teremos em nós a capacidade de perdoar? Perdoamos o outro porque o compreendemos ou porque o não compreendemos? Ao perdoar o outro, não me estarei eu a desculpar para me perdoar a mim mesma? E depois de perdoar, serei capaz de aceitar essa pessoa novamente no meu coração? Todas estas perguntas me surgiram na mente quando a Rainha de Copas se manifestou no domingo passado e ao longo da semana. Como que por magia, as respostas foram surgindo.
Perdoar o outro, mas acima de tudo a nós próprios, pelos erros, enganos, ilusões que criamos na nossa vida, é uma das melhores formas de experimentar o Amor Incondicional, tornando possível a troca de energias puras, limpas e de melhor qualidade possível. Ao fazermos isso, vamos compreendendo que à nossa volta apenas se juntam as pessoas com quem temos uma grande sensação de familiaridade e intimidade, as outras acabam por seguir outros rumos, e ficamos apenas com quem necessitamos no momento. Cada um está na nossa vida pelo tempo necessário e não deve ser prolongado mais do que o necessário, pois as vidas mudam. Como conseguimos ver quando chegou o tempo final da relação? Fácil, assim que as disputas começarem. Perdoar é algo muito importante, e devemos fazê-lo sempre, mas estar sempre a permitir que algo de menos bom aconteça, é estupidez. Todos sabemos quando algo já não dá mais, os sinais começam a aparecer, ora porque o outro só tem a capacidade de despertar o que de menos bom há em nós, ora porque não desperta absolutamente nada. Perdoamos mas não temos obrigatoriamente de manter essa relação, caduca, no nosso coração. A busca de novidade é algo que devemos manter sempre na nossa vida, o que não quer dizer que andemos a procurar outras pessoas para substituir outras, mas simplesmente buscar coisas novas nas pessoas, vê-las de forma diferente todos os dias.
Há uns tempos aprendi algo interessante, imaginem que todas as noites ao adormecerem, a vossa memória é apagada. Na manhã seguinte não têm a menor recordação das pessoas que amam, será que as amariam novamente. Experimentem, não imaginar como o vosso marido/mulher vai reagir perante o telefonema, como a filha vai reagir perante a surpresa, deixem que cada um se revele aos vossos olhos, acreditem que descobrirão coisas maravilhosas. Mas não só, eu fiz isso e descobri coisas horríveis também, as ilusões acabam-se, caberá a cada um decidir se querem a Verdade ou a ilusão.

E assim, chegamos novamente à voz do nosso silêncio. Perdoando, mas garantindo que não voltará a acontecer. Respeitando, mas nem sempre compreendendo. Enfim, escolhendo o Amor Incondicional, mas não o caminho do Mártir.

Comentários

  1. Quase todas as perguntas podem ser respondidas com cartas de copas. Imagina o Amor, despindo-se peça a peça - primeiro tira a paixão, depois tira o sentimento de posse, depois o orgulho, depois o conceito de relação, etc. até ficar completamente nu, só Amor e mais nada.

    Se depois deste strip-tease lhe perguntares alguma coisa e tiveres, de facto, o Amor diante de ti, hás de notar que ele responde a tudo, sempre. E é a resposta mais simples do mundo, apesar de para nós, pequenos animais falantes, não ser uma coisa fácil de assimilar.

    Bjs *****

    ResponderEliminar
  2. Lindo!!! Com toda a simplicidade e ao mesmo tempo profundidade!

    Adorei a ta anotação, sabes...nem sempre estas leituras fazem sentido para mim, mas esta hoje com esta anotação foi muito produtiva. Hoje faço um strip rkrkrkrkrrkrk

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. E aí I-rmã Shin Tau!
    Espero que tenha lido a continuação das postagens sobre a páscoa no Irradiando Luz!. Ficou muito melhor no final! rsrsrsrs
    Fiquei curioso: qual sua pergunta?
    Foi respondida com as postagens seguintes?

    Virei seguidor do teu blogue, muito bom!

    Abração
    Gabriel Dread

    ResponderEliminar
  4. Gabriel Dread,

    que bom sentir a tua energia neste espaço e fico sem jeito para esse comentário.

    Já respondi lá ao assunto ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Shin Tau

    Um dia disse à IdoMind que pela forma como escrevia parecia que estava zangada. Hoje ao ler o seu post pareceu-me que a Shin Tau está triste.
    Concordo consigo existem algumas relações, que como eu costumo dizer, estão ligadas à máquina já não vivam vegetam e a bem de todos torna-se necessário desligar o botão. Perdeu-se o amor a intimidade a proximidade a amizade e a cumplicidade. Não nos sentimos aceites e sobretudo admirados pelo outro, sentimo-nos "solitários no meio da gente", para quê continuar
    O perdão e o amor são como duas faces da mesma moeda, mas perdoar e esquecer são coisas completamente diferentes.


    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  6. Querida Shin,
    Adorei esta reflexão.
    Pensei, e penso, muitas vezes nesta questão do tempo das relações (seja de que origem forem, não apenas entre marido e mulher). Como sabes, eu vivo isto do Amor muito intensamente e às vezes parece que desperto para o facto de não encontrar a mesma ligação nos outros. A nível familiar e de algumas amizades, por exemplo, sinto muitas vezes que dou um Amor que não recebo. Sinto que cresci espiritualmente mas que as pessoas não me acompanham ou compreendem. Mas não estará isto relacionado com a nossa mania de esperar isto e aquilo dos outros? Como perceber se sou eu que espero demais ou se de facto o tempo de esperar alguma coisa pura e simplesmente terminou?

    Beijocas e o meu OBRIGADA por estes Momentos.

    ResponderEliminar
  7. Viajante,

    deve ter sido uma sensação sua, reli o texto e não sinto que ele esteja com um tom triste.

    Quer alongar a sua ideia de perdoar e compreender?

    Beijoca

    ResponderEliminar
  8. Marise Catrine,

    para mim é fácil essa resposta. Quando deixas de esperar que os outros façam assim ou assado, és livre e eles também, logo poderás ver a tua resposta. É como a Ariadne disse, depois de fazeres um strip ao amor ele responderá tudo.
    Deixar de esperar algo do outro não é fácil, eu bem o sei, mas não é impossível.
    Respondi? Ajudei? rkrkrkrkrkkrkrrk

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Shin_Tau

    só para variar, também ao nível das relações vemos tudo ao contrário.Projectamos no outro as nossas expectativas que acabam por nunca ser correspondidas porque nada há que possa corresponder aos nossos sonhos, às nossas fantasias, às nossas idealizações das coisas e das pessoas. Depois lá vem a decepção, a desilusação, a necessidade do "perdão".

    O Amor, como tudo debaixo deste céu, reproduz-se.Isto é, o amor na tua vida é o fruto dos actos de amor que tens dentro de ti e a que dás vida no mundo físico.
    As relações falham porque as pessoas não se amam a elas próprias. Assim como não podes emprestar dinheiro se não tiveres nenhum, não podes dar amor se não te amares em primeiro lugar.
    Enquanto tentarmos ir buscar amor, reconhecimento, mimo, compreensão ao outro sem primeiro termos esses gestos connosco, estamos votados à procura infinita sem jamais encontrar.

    O pior disto é que ainda carregamos os outros com o fardo das nossas frustrações. Fazemo-los sentir que não estiveram à altura, que não foram merecedores, culpamo-los pelas nossas culpas.E isto é desonesto.

    Não acredito no perdão porque não acredito que alguém me possa fazer mal.Aquela pessoa que tanta mágoa me causou obrigou-me a crescer, fez-me caminhar um passo mais próximo da minha essência, tornou-me melhor.Por isso devo agradecer-lhe ter assumido tal missão.Nada tenho a perdoar-lhe.Em todos vejo uma lição, algumas mais duras que outras, mas em todas uma benção.

    É a nossa perspectiva que tem de mudar, o nosso estado de conciência e não os outros. Veremos assim que o perdão não faz sentido.

    Concordo contigo no que diz respeito a deixar ir quando de uma determinada relação nada mais há a tirar para nós em termos de evolução.Há que assumi-lo e passar a certidão d eóbito de uma vez por todas ou o cadáver começa a deitar cheiro.

    beijos e gostei deste post, as relações causam sempre polémica. Já decidi, aceito o quartinho na tua casa para tomar conta dos míudos...chiçaaaaa isto do amor....

    love ya
    IdoMind

    ResponderEliminar
  10. Querida IdoMind,

    ao ler as tuas palavras, com as quias concordo em muito, pensei o seguinte:

    Aceitas o desafio de fazer a interpretação das cartas? Que dizes a dar a tua opinião sobre o assunto depois de veres as cartas que saíram?

    rkrkrkrkrkrk vá lá aceita!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Querida,
    Perdoar e Amar são areias do mesmo Mar...
    O Mar que sempre começa em você.
    E eu?
    Eu Sou Você!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. adriana,

    ;) sempre belas as tuas palavras. É verdade são mesmo areia do mesmo mar!

    Beijoca

    ResponderEliminar
  13. Shin_Tau...

    Aceito.
    Como poderia recusar um convite destes vindo de ti?
    Confesso que já tenho a barriga às voltas porque as tuas interpretações são, não tenho dúvida, inspiradas por uma energia superior de amor e grande sabedoria.Estás sempre lá!

    Mas vou aceitar o teu pedido, honrada e vaidosamente.
    Adoro-te
    IdoMind
    p.s. tens é d epor um disclaimer porqu não me responsabilizo pela má interpretação...

    ResponderEliminar
  14. Cara Shin Tau

    Peço desculpa se às vezes sou chato. Tenha um pouco de paciência comigo.
    Já tinha dito à tempos atrás e hoje a IdoMind veio tocar o mesmo ponto. O nivel de profundidade das nossas relações depende apenas das expectativas que os parceiros pôem nelas. Eu de facto falei que perdoar e esquecer são duas coisas diferentes, porque o nosso presente está assente nas memórias do passado e se apagarmos essas memórias iremos repetir os mesmos erros.Por isso as memórias são fundamentais sejam boas ou mas.

    Um beijinho e mais uma vez desculpe o chato

    saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  15. Viajante,

    chato? NUNCA, aliás até fui eu que lhe pedi, espero educadamente, para explicar melhor a sua ideia, pois não tinha percebido.
    Concordo com o que diz em relação ao esquecer. Quanto à diferença das relações terem a ver com as expectativas, hum...honestamente não sei. A única diferença que vejo nas relações é que umas envolvem a parte física, sexual, e outras não, às vezes, rkrrkrkrrkrkrk

    Esqueça lá esse assunto de ser chato, faz favori!!! Uma beijoca e já tenho saudadinhas das nossas conversas!

    ResponderEliminar
  16. IdoMind,

    cá te espero!!! Agora vais-me ter a perna, muitas mais vezes por semana!!! Estou super entusiasmada, hoje está mesmo a ser um dia em grande.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp