Avançar para o conteúdo principal

O Diabo em mim

Esta semana encontrei um apontamento sobre a carta XV o Diabo e achei que poderia partilhá-la convosco. Foi escrita há algum tempo a jeitos de desabafo sobre o como posso usar a energia da carta. Espero que vos dê jeito e faça sentido, não a complementei dando-vos a oportunidade para o fazer.

Se negarmos os nossos lados sombrios, eles perseguem-nos e atormentam-nos como inimigos exteriores. Fascinar-nos-ão, deprimir-nos-ão e limitar-nos-ão sem que nos apercebamos disso. Mas se nos aceitarmos tal qual somos, o nosso lado sombrio ajudar-nos-á a encontrar quem sou Eu na verdade. Dar-nos-á uma compreensão mais profunda da base da nossa vida.

O medo apenas ajuda a que a ignorância/escuridão se apodere do nosso íntimo e o Diabo simboliza exactamente isso. O Diabo apenas existe para nos confrontar com os nossos medos, as nossas tentações, as nossas mentiras, aquilo que ocultamos de todos os outros e, às vezes, até de nós próprios. O que é preciso reaprender é que ao fazer tudo isso eu me afasto cada vez mais de mim, ao não aceitar essas partes humanas, o lado animal, o instinto, eu nunca as posso dominar e controlar, vou ser sempre alguém em luta comigo própria e, por associação, com os outros também. Ao invés de me repreender e reprimir eu devo perceber porque desejo determinada coisa, porque tenho determinados pensamentos, pois quanto maior for a força de oposição, maior é a força de resistência.

Se me aceitar como sou, estou a abrir as portas para a compreensão, que só através do amor poderá vir. Assim, faço de mim própria um projecto de estudo constante, onde todos os sentimentos, opiniões, acções que eu tenha são conscientes e dominados, não deixando espaço para, quando terminar o dia, nasça em mim um sentimento de tristeza e desapontamento. Eu sou quem sou e como sou, é o primeiro passo para dominar o Diabo, sabendo que só me posso mudar quando souber quem quero ser.

Num dia de São Guilherme e de Gabriel, Regente da Lua

Comentários

  1. Gostei muito desta reflexão... deixou-me cá a pensar também.

    beijos mágicos

    ResponderEliminar
  2. «Se me aceitar como sou, estou a abrir as portas para a compreensão, que só através do amor poderá vir.»

    A aceitação, a grande aprendizagem da vida. Tento não sair muito desse caminho. E levar as coisas com leveza.

    Disse tentar... não disse que consigo sempre. :)

    ResponderEliminar
  3. Autoconhecimento e expansão da consciência: o único caminho para a real felicidade. Conhecer nossas sombras, são elas que nos permitem evoluir. O outro funciona como um espelho. Qualquer coisa que nos incomoda no outro, seja um companheiro ou uma pessoa na fila do banco, é algo que merece especial atenção em nós mesmos. Num mapa astral vemos isso através da casa 8. Bjos!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá mais uma vez!
    É muito bom texto mesmo, acho que diz tudo.
    Mas o caminho para a aceitação de nós próprios é bem dificil, por mim falo...e concordo plenamento quando é referido "o que ocultamos de nós próprio" porque ás vezes é mesmo o pior, até porque não nos damos conta. Quando começamos um caminho de verdade temos de ser confrontados com aquilo que escondemos de nós próprios...e estamos tão longe da verdade que é um verdadeiro choque.
    Mas o mundo é dual...e se aceitamos a noite e o dia, o sol e a chuva, e se percebemos que nunca saberiamos o quão bom é a felicidade, se não conhecessemos a tristeza/infelicidade...vamos aos poucos aceitar que em nós próprios também existe essa dualidade, e teremos inevitávelmente aceitar e conviver com o nosso lado mais obscuro.
    E ao aceitarmos o negativo, abrimos de facto asas para que o melhor de nós venha à superficie!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Acho que foi a primeira vez que li algo sobre esta carta que fez sentido para mim. Esta carta e a carta da Morte são tantas vezes alvo de intrepetações enganosas!
    Obrigada!
    beijos meus

    ResponderEliminar
  6. UAU!

    Meu doce,
    Só digo que tenho muito que pensar hoje. Acabo de ler o tal texto na Casa da Floresta... Devo envergonhar-me de algumas acções e sentimentos menos felizes dos últimos dias? Não! Devo analisar bem que medo tenho dentro de mim... e curá-lo.

    I love you.

    ResponderEliminar
  7. HAzel,

    obrigada pela visita! Já tinha saudades e sem tempo para ir à Casa...em breve deixarei lá a minha energia!

    Beijocas e não penses muito ;d

    ResponderEliminar
  8. António,

    tentar é tudo o que nos é exigdo (de nós para nós), nem sempre conseguimos, mas só o facto de saber que não conseguimos já nos coloca de volta no caminho correcto.

    Beijoca grande

    ResponderEliminar
  9. Marcelo,

    belo apontamento que nos deixas. As partes essenciais estão aí!
    Concordo com o o utro ser um espelho, mas houve um tempo em que isso já não me acontecia pois estava tão consciente de mim e dos meus actos que já não precisava do outro para espelhar mas para compartilhar.
    Lá chegarei novamente!

    :***

    ResponderEliminar
  10. Essencialma,

    obrigada! Deste-me a ideia de um próximo texto, sobre a dualidade. Muito para dizer sobre isso, obrigada.

    :***

    ResponderEliminar
  11. Siala,

    é preciso manter em mente que estas minhas visões das cartas tem a cer com um caminho de auto descoberta, talvez se ela saisse num jogo a alguém fosse diferente. Elas de facto têm esses significados básicos, mas à medida que vamos descobrindo os seus símbolos, vamos compreendendo que pode haver mais do que elas aparentam.

    Obrigada pela tua presença iluminada.

    :***

    ResponderEliminar
  12. Marise,

    que feliz por estares a descobrir técnicas que te podem colocar em sintonia contigo mesma, recentemente fiquei preocupada por te ver deixar abater com alguns comentários, sei o que isso significa para nós!
    O Amor cura tudo, vai fundo e volta, se precisares de algo já sabes que cá estou.

    :***

    ResponderEliminar
  13. Dualidade. Eu mantenho essa chama sempre acesa.

    Direto do Brasil.
    Beijnhos Rapariga.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp