segunda-feira, maio 25, 2009

O Diabo em mim

Esta semana encontrei um apontamento sobre a carta XV o Diabo e achei que poderia partilhá-la convosco. Foi escrita há algum tempo a jeitos de desabafo sobre o como posso usar a energia da carta. Espero que vos dê jeito e faça sentido, não a complementei dando-vos a oportunidade para o fazer.

Se negarmos os nossos lados sombrios, eles perseguem-nos e atormentam-nos como inimigos exteriores. Fascinar-nos-ão, deprimir-nos-ão e limitar-nos-ão sem que nos apercebamos disso. Mas se nos aceitarmos tal qual somos, o nosso lado sombrio ajudar-nos-á a encontrar quem sou Eu na verdade. Dar-nos-á uma compreensão mais profunda da base da nossa vida.

O medo apenas ajuda a que a ignorância/escuridão se apodere do nosso íntimo e o Diabo simboliza exactamente isso. O Diabo apenas existe para nos confrontar com os nossos medos, as nossas tentações, as nossas mentiras, aquilo que ocultamos de todos os outros e, às vezes, até de nós próprios. O que é preciso reaprender é que ao fazer tudo isso eu me afasto cada vez mais de mim, ao não aceitar essas partes humanas, o lado animal, o instinto, eu nunca as posso dominar e controlar, vou ser sempre alguém em luta comigo própria e, por associação, com os outros também. Ao invés de me repreender e reprimir eu devo perceber porque desejo determinada coisa, porque tenho determinados pensamentos, pois quanto maior for a força de oposição, maior é a força de resistência.

Se me aceitar como sou, estou a abrir as portas para a compreensão, que só através do amor poderá vir. Assim, faço de mim própria um projecto de estudo constante, onde todos os sentimentos, opiniões, acções que eu tenha são conscientes e dominados, não deixando espaço para, quando terminar o dia, nasça em mim um sentimento de tristeza e desapontamento. Eu sou quem sou e como sou, é o primeiro passo para dominar o Diabo, sabendo que só me posso mudar quando souber quem quero ser.

Num dia de São Guilherme e de Gabriel, Regente da Lua
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...