Avançar para o conteúdo principal

O mês de Maio e os seus rituais

O mês de Maio deve o seu nome à deusa Gaia, a Grande Mãe Terra que gera os seus filhos, os nutre e os devora nas suas entranhas. A ela se associam todos os processos de regeneração, os ciclos naturais, a vida e a morte, o nascimento e o envelhecimento, a raiz e a copa da árvore, a semente e a flor...

Assim, este mês é dedicado à fertilidade, com o Ritual da Fecundidade, à Vida que se gera, com o ritual A Vida Manifestada, à procriação, com o Maypole, às mães, às flores e, curiosamente, ao silêncio, dia 7 de Maio.


Durante este mês poderemos nutrir em nós a energia maternal, não precisamos de ser mães para poder dar e receber essa energia, pelo menos eu acredito nisso. Este mês tem-e feito pensar nisso, na questão da maternindade, um dom que vejo tão mal usado, julgamnetos da minha parte, talvez, mas tenho a minha opinião sobre o que é ser mãe e pai, por isso, não posso deixar de dizer que há tanta coisa errada a acontecer com este dom. Hoje não será o melhor dia para falar sobre o assunto, pois apenas sairia a minha tristeza, mas fica a dica para um próximo post.


Ao longo do mês escolhamos momentos para transmitir histórias familiares aos mais novos, façamos com que o conhecimento antigo da família seja transmitido, ou aproveitemos os mais velhos para ouvir as suas histórias, eles têm tanto para nos ensinar.
Poderemos ainda usar esta energia da lua cheia de Touro para pedir protecção, realizando o ritual do Guardião do Lar, ou para dirigir a nossa Vontade para os projectos que temos que mais necessitem. Mas adescobri que esta lua cheia em Touro também pode ser utilizada com a sua energia oposta, a de Escorpião, vejam o excelente artigo aqui. Aproveitemos para nos curar usando a força do Escorpião.

Maio é um mês forte, façamos bom uso da energia da Lua Cheia, que ela nos ajude a recuperar a Força de concretização e de cura.

Comentários

  1. Que assim seja, querida!

    ResponderEliminar
  2. My darling,

    Gostava muito de te ver dar seguimento a essa reflexão sobre a maternidade e sobre o que é ser pai e mãe. Fico a aguardar, ok?
    Concordo plenamente que não é necessário sermos mães para sentirmos essa energia. Claro está que quem o é terá outros transtornos mas acho que se tende a julgar demasiado a sabedoria ou a capacidade maternal de quem ainda não passou (ou nunca passará) por essa experiência.

    Um beijinho...leve como uma brisa...

    ResponderEliminar
  3. É, deveras, um mês especial... ;-)

    Já publicaste aqui no Grimoire o Ritual do Guardião do Lar a que te referes?

    Beijos mágicos!

    ResponderEliminar
  4. Olá querida! To adorando essa conexão.Tb aprendo muito aqui no seu blog. E vc me deu uma ótima idéia, criarei um post para cada lua cheia. bjo

    ResponderEliminar
  5. adriana,

    e como tu dizes: e será!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Marise Catrine,

    senti essa brisa cheia de beijinhos doces :)

    Farei essa reflexão, preciso dela!
    Concordo muito contigo...depois espero as tuas palavras sábias e amorosas.

    Miss you

    ResponderEliminar
  7. Hazel,

    hhihihihihi ó se é um mês especial :d

    Ainda não publiquei esse do guardião, se tudo correr bem, sábado, pois é para ser deito no Domingo.

    :***

    ResponderEliminar
  8. Marcelo,

    é assim, a adriana chama a isso a teia cósmica :) vamos tecendo e danso espaço para que os outros teçam as suas e formamos uma só.

    Aguardarei os teus textos :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Shin Tau ou não fosse Maio o mês de Nossa Senhora.Concordo contigo quando dizes que qualquer um pode demonstrar o seu instinto maternal ou paternal.Beijinhos de amiga recente virtual.

    ResponderEliminar
  10. HAzel,

    é verdade fui ao teu e não disse nada sobre isto, ando com a cabeça na lua.

    :****

    ResponderEliminar
  11. Maria de Fátima,

    obrigada pelas tuas palavras. Estou a ver que o tema poderá a vir a ser interessante.

    Beijoca amiga

    ResponderEliminar
  12. Olá Shin Tau

    De facto Maio é um grande mês e para um nativo do Touro com ascendente Escorpião será sempre um bom mês muito energético e muito terra a terra como nós gostamos que seja.
    A proposito vou tratar do meu quintal mexar na terra irá fazer-me bem

    Um abraço

    O Viajante

    ResponderEliminar
  13. Viajante :)

    gostei de descobrir este pormenor grande, já compreendi de onde vem a nossa ligação rkrkrkrkrrkrkrk

    Mexer na terra será muito bom! Eu vou para o campo também, preciso de ir relaxar, tem havido muita festa!!!

    Um beijo grande e forte

    ResponderEliminar
  14. Olá Shin Tau !!!

    preciso dizer que gostei muito deste post, e agora com atraso lhe pedir desculpas, pois antes de pedir coloquei um link dele lá no Via Tarot,o blog da Claudia Mello.

    Beijo no coração,
    Nancy

    ResponderEliminar
  15. Nancy,

    não precisa de pedir licença para colocar links, aqui tudo é livre!

    Obrigada pela tua presença!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp