Avançar para o conteúdo principal

Reflexão Semanal com o Louco III

A semana com o Louco foi mesmo de loucos!!! Aconteceu de tudo um pouco, a lua cheia, mal entendidos, dificuldades em comunicar com os outros e culminou num encontro de culturas regada de loucura q.b.

Não é a primeira vez que o Louco nos sai este ano, no período de Carnaval esteve assim e na segunda semana de Maio também esteve connosco assim. Curiosamente há temas que se repetem, como o do desapego e da busca da liberdade, talvez o ensinamento do Louco esteja a ser oferecido assim.

O Louco esta semana esteve ao nosso dispor para nos relembrar que quando agimos apenas pela racionalidade, quando apenas a nossa vida é levada pelo mental, haverá sempre uma lacuna a ser preenchida em nós, haverá uma insatisfação, um vazio profundo. Pois dessa forma será difícil encontrar a voz do silêncio que nos habita e que nos guiará com tanto prazer rumo à felicidade.

Mas vamos lá à análise das cartas:

O Louco sai com o 3 de Copas e imediatamente a minha mente divaga para o facto de ainda agirmos demasiado em prol do que pensamos e que, quando regemos a nossa vida pelo mental, as dúvidas surgem.

Quando temos dúvidas sobre quem somos e como devemos agir, associamo-nos a outros, juntamo-nos a pessoas que nos possam dar respostas, esquecendo que estas se encontram no fundo do nosso ser. É importante manter em mente que este tipo de ligações são-nos muito importantes. Pedir ajuda a alguém é importante, o limite está (ou deverá estar) no ponto em que deixamos de tomar as nossas decisões e agimos apenas como nos dizem para agir. Quando deixamos de segurar as rédeas do Carro e as colocámos nas mãos de outro.

Nas relações amorosas isso acontece com frequência. Vamos cedendo e cedendo mais um pouco ao ponto de chegarmos a ficar demasiado longe da nossa essência. Mas fazemos tudo isso em prol de um bem maior, o Amor. Será mesmo assim? Será uma condição deixarmos de ser e fazer o que gostamos porque agora temos outra pessoa na nossa vida? Não me parece que isso seja Amor, pelo menos não o Amor que eu conheço e com o qual me identifico.

Infelizmente (ou felizmente) toda e qualquer relação que se baseie na necessidade, na dependência, no vampirismo, acaba por chegar a um fim. Há sempre um dos dois (ou três) que decide pegar na espada e tornar-se Cavaleiro, cortar as amarras e eliminar os espinhos da relação.

Quando somos nós o Cavaleiro, não há problema nenhum, mas quando o Cavaleiro é o outro, a coisa fica um pouco mais difícil de engolir. Sobram-nos duas atitudes ou lutamos contra o outro ou nos unimos e lutamos os dois pelo mesmo - a reconstrução. Se nos unirmos tudo passará e mais uma vez seremos ligados por boas energias de amor, numa nutrição saudável que nos levará a encontrar a Taça das Taças em conjunto, em uníssono.

Se não formos capazes de nos unir, devemos pensar no porquê? Orgulho ferido? Ego activado por atitudes passadas? Necessidade de reconhecer que todo o esforço, tempo e energia não foram em vão? Se assim é, vamos lembrar o início da semana: Pensamos demais! Essa dor que se sente é causada pela mente, encontre as razões que acha que são a causa da dor e verá que sofre por ilusões.

Que esta semana a Luz do Sol ilumine as nossas dores e nos mostre as Verdades escondidas!

Na primeira hora de Lua do dia de Marte e de S. Boaventura

Comentários

  1. Muito bela esta partilha.
    E viva o Sol!
    A&L

    ResponderEliminar
  2. E viva o sol mesmo, que ele ilumine a nossa sombra (como disse o Marcelo)!!!

    Beijos fofos

    ResponderEliminar
  3. Sou fã e leitor assíduo das suas reflexões. Tenho ficado atento à isso: até que ponto é bom buscarmos a opinião dos outros, se a resposta está dentro de nós... Ahhh meu mental acelerado!!! É preciso aprender a meditar! tô treinando. Pensar enlouquece, pense nisso! rkrkrkrkrkr bjos

    ResponderEliminar
  4. Shin Tau!
    Gostei de ler essa sua análise...me levou a várias reflexões.
    Beijo agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  5. Marcelo,

    há momentos em que estamos tão dentro do problema, da questão, do aspecto que nada fica claro, ai os outros podem sempre ajudar a clarificar.

    Mental acelerado rkrkrkrkrkrk é preciso treinar para o conseguir abrandar, dominar rkrkrkrkrk . Pensar enlouquece, claro que sim!!! Sei bem o que isso é rkrkrkrkrkr

    Obrigada pelas tuas palavras sempre generosas

    Bejufas

    ResponderEliminar
  6. Astrid,

    eu é que agradeço por me ofereceres tão bom feedback.

    Beijocas e um dia em pleno para ti

    ResponderEliminar
  7. "Pensamos demais! Essa dor que se sente é causada pela mente, encontre as razões que acha que são a causa da dor e verá que sofre por ilusões." Estas palavras contêm uma verdade inexoravel! Quando conseguirmos a inversão pensar com o coração e sentir com a mente, tudo se tornará bem mais fácel :)
    Um beijo meu

    ResponderEliminar
  8. Siala,

    também creio que é por aí, pensar com o coração e sentir com a cabeça, ou seja, equilibrando as coisas.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá Shin Tau

    Semana difícil esta com muitas mudanças de humor. Espero que o sol venha iluminar e sobretudo dar um pouco de ordem ao caos existencial destes últimos dias.

    Beijinhos

    O Viajante

    ResponderEliminar
  10. Amigo,

    não poderia estar mais em sintonia :)

    Grandes mudanças se avizinham, as Sílfides recomeçaram :)

    Beijocas e que assim seja

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com