Avançar para o conteúdo principal

O mês de Elul

Regido pelo planeta Mercúrio, o signo de Virgem no mês de Elul, é o sexto e último dos meses/signos «masculinos», o último mês em que tudo se encontra em estado potencial ou ao «nível da semente». Elul dá-nos a oportunidade de modificar os próximos seis meses «femininos». Durante este mês poderemos usar a influência de Virgem para realizar uma revisão pessoal, identificar os nossos erros e «limpar a casa». Por isso, ao mês de Elul chama-se o Mês do Arrependimento.

(...) um mês especialmente adequado para que examinemos o nosso passado, façamos um balanço de nós mesmos e reparemos as nossas más acções. Qual é a melhor maneria de o conseguir?

A Cabala ensina que se tivermos feito mal a alguém, intencionalmente ou não, não só somos responsáveis pelas nossas acções, já que a pessoa que sofreu o mal estava destinada a ter essa experiência, fosse mediante as nossas acções ou as de outra pessoa. O que fizemos com as nossas acções daninhas foi agir como canais ou agentes da negatividade que era direccionada para a vítima. Não é que lhe tenhamos feito nenhum favor, mas a Cabala reconhece que a Luz funciona de maneira misteriosa. Os ladrões são culpados da sua ofensa, mas, de acordo com a Cabala, a vítima desse roubo estava destinada à experiência da perda. Por outras palavras, não somos responsáveis pelo destino das vítimas, mas somos responsáveis pelo nosso destino, o que nos permite sermos canais de negatividade.

Por último, a única maneira de nos arrependermos é mudar o futuro, voltando ao passado. As desculpas sentidas pelas ofensas passadas não vão solucionar nada nem mitigar a dor da vítima. Para nos arrependermos, devemos voltar, compreender a causa de termos agido mal, admitir os nossos erros e pedir que a mesma situação não se repita no futuro para podermos agir de maneira diferente. Isso permitir-nos-á realizar a nossa correcção através do arrependimento. A energia do mês de Virgem/Elul dá-nos a oportunidade de nos examinarmos em profundidade. Esta é a razão pela qual o signo Virgem tem o poder de purificar e limpar o mundo das suas imperfeições.

in Astrologia Cabalística: e o Significado das Nossas Vidas, Rav P. S. Berg


Na segunda hora de Saturno do dia de Mercúrio, S. Estêvão da Hungria, S. Brocardo, S. Justo de Leão, S. Agrícola

Comentários

  1. Oi Shin legal este post de astrologia cabalistica.

    Vamos abrir um grupo na Comunidade Astrologia?

    UM amigo meu está me passando algumas informações sobre Astrologia cabalistica e eu gostaria de deixar na Comunidade. Mas eu acabei de abrir o grupo Simbolos Sabeus e não gostaria de logo em seguida abrir outro. Você topa? assim poderiamos postar juntas, o que você acha?
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá Shin Tau

    Texto muito interessante, como aliás são todos os que vêm dessa área.
    Embora inicialmente não concordasse com algumas das coisas que surgem em muitos dos teus textos cabalisticos, sinto-me a evoluir no sentido do seu entendimento.

    Beijos

    O Viajante

    ResponderEliminar
  3. Sonia

    acho uma ideia muito gira, mas eu sei muito pouco disso. No entanto, seria uma boa oportunidade para aprofundar.
    Como funciona? Aceito, manda um mail com as explicações.

    Beijcoas e grata pelo convite

    ResponderEliminar
  4. Viajante

    que bom. A Cabala tem de facto algumas coisas que nem sempre são fáceis de assimilar logo, mas com o tempo, a digestão dos assuntos, ajuda.

    Tenho vontade de voltar a escrever sobre isso, mas de forma mais simples e isso está a ser complicado.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Shin
    Enviei um convite para adesão à Comunidade Astrologica da Escola Lis.
    Conversaremos depois, tá?
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Minha doce amiga,

    Nem a propósito. Acho que este excerto tem tudo haver com a minha experiência que relatei no Dezmistificando.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Marise

    obrigada pela partilha! Setembro é um mês importante, sempre foi!

    Kisses

    ResponderEliminar
  8. Shin, não posso deixar de partilhar essa...rsrsrs. Meu esposo é um mago!!! Sério! Ele me disse: "Espadas tem tudo haver com o fogo, pois no fogo é que são forjadas. E de onde vem os paus? Das árvores. E o que as árvores fazem?" Eu disse frutos, sombra... mas ele arrematou: "Oxigênio, ar para respirarmos!" Shin, preciso falar mais? Cá entre nós, dependendo do ponto de vista, compreendendo a simbologia, isto é, não trocando as coisas a esmo por capricho, mas com sentido real, tudo é valido. Afinal quem vai ler e interpretar essas cartas sou eu, então quem tem que entendê-las sou eu. Aff... e assim vou mergulhando... Bênçãos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  9. Reyel

    mais uma vez fico felicíssima que chegue sempre lá sozinha :))))

    É assim, os outros às vezes nos dão oque precisamos. Agradece ao MAgo :)))

    Beijcoas grandes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp