quarta-feira, setembro 02, 2009

O mês de Elul

Regido pelo planeta Mercúrio, o signo de Virgem no mês de Elul, é o sexto e último dos meses/signos «masculinos», o último mês em que tudo se encontra em estado potencial ou ao «nível da semente». Elul dá-nos a oportunidade de modificar os próximos seis meses «femininos». Durante este mês poderemos usar a influência de Virgem para realizar uma revisão pessoal, identificar os nossos erros e «limpar a casa». Por isso, ao mês de Elul chama-se o Mês do Arrependimento.

(...) um mês especialmente adequado para que examinemos o nosso passado, façamos um balanço de nós mesmos e reparemos as nossas más acções. Qual é a melhor maneria de o conseguir?

A Cabala ensina que se tivermos feito mal a alguém, intencionalmente ou não, não só somos responsáveis pelas nossas acções, já que a pessoa que sofreu o mal estava destinada a ter essa experiência, fosse mediante as nossas acções ou as de outra pessoa. O que fizemos com as nossas acções daninhas foi agir como canais ou agentes da negatividade que era direccionada para a vítima. Não é que lhe tenhamos feito nenhum favor, mas a Cabala reconhece que a Luz funciona de maneira misteriosa. Os ladrões são culpados da sua ofensa, mas, de acordo com a Cabala, a vítima desse roubo estava destinada à experiência da perda. Por outras palavras, não somos responsáveis pelo destino das vítimas, mas somos responsáveis pelo nosso destino, o que nos permite sermos canais de negatividade.

Por último, a única maneira de nos arrependermos é mudar o futuro, voltando ao passado. As desculpas sentidas pelas ofensas passadas não vão solucionar nada nem mitigar a dor da vítima. Para nos arrependermos, devemos voltar, compreender a causa de termos agido mal, admitir os nossos erros e pedir que a mesma situação não se repita no futuro para podermos agir de maneira diferente. Isso permitir-nos-á realizar a nossa correcção através do arrependimento. A energia do mês de Virgem/Elul dá-nos a oportunidade de nos examinarmos em profundidade. Esta é a razão pela qual o signo Virgem tem o poder de purificar e limpar o mundo das suas imperfeições.

in Astrologia Cabalística: e o Significado das Nossas Vidas, Rav P. S. Berg


Na segunda hora de Saturno do dia de Mercúrio, S. Estêvão da Hungria, S. Brocardo, S. Justo de Leão, S. Agrícola
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...