terça-feira, dezembro 01, 2009

Hefesto ou Vulcano

A propósito da carta da semana, surgiu na minha lembrança uma história mitológica que quero partilhar.

Hefesto é filho de Zeus e Hera, a história muda de acordo com as fontes, mas em todas elas uma coisa é comum. Hefesto foi expulso do Olimpo e na queda que durou um dia e uma noite ficou deformado, ora fisica ora emocionalmente.

Assim é connosco. Em cada queda que temos na vida uma cicatriz é adicionada ora ao nosso corpo físico ora ao nosso corpo emocional. Todavia, como este deus deveremos ser capazes de forjar essas marcas feias e torná-las belas.

Hefesto é o deus da forja, do metal. O metal é um material feio, frio, disforme que só através do fogo pode ser moldado. Hefesto conseguiu moldar o metal e transformá-lo nas peças mais belas que os deuses já tinham visto e assim conseguiu reconquistá-los.

Com este deus e a sua história poderemos aprender a lidar com os nossos aspectos mais feios, aprender a transformar o nosso lado bruto em algo mais delicado e perfeito. Conseguindo assim o perdão dos deuses e de nós próprios.

Lembrei-me desta história pois a carta da semana tem muito a ver com o perdão. Aprendermos a perdoar-nos pelos nossos lados menos belos, que todos temos, é uma das lições mais importantes da vida. Sem perdão não há evolução. Só depois de nos perdoarmos poderemos transmutar o que queremos!

Na primeira hora de Vénus do dia de Marte, S. Eloi, S. Ansano
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...