Avançar para o conteúdo principal

As mudanças na vida de Alegria, a entrada do Aeon em acção

Eis a reflexão semanal, atrasada :) bem sei, mas ... mas, nada! Ei-la aqui e agora, preparados? Let's go!
Alegria esteve uma semana inteira com a sua Sacerdotisa, conversaram, brincaram e namoraram muito. Até que determinada altura Alegria compreende que tudo irá mudar se ali permanecer.

As suas caminhadas não serão mais as mesmas, as pessoas com quem se irá cruzar serão outras, tudo será diferente. Já caminhou um pouco para saber que as mudanças não são positivas nem negativas, mas apenas o curso natural da história, neste caso a sua história.

Aquilo que o começa a atormentar é o pensamento «e se…». E se não tiver capacidade para resolver os novos conflitos que esta mudança lhe proporcionará? E se se cansar? E se ela se cansar? E se as suas necessidades não forem atendidas ou, pior, falhar em atender as dos outros à sua volta? E num galopar de emoções, Alegria rebenta em lágrimas.
Uma vez mais está a antecipar os acontecimentos, a tentar racionalizar as mudanças. Não havia mal nenhum nisso se tal não lhe causasse sofrimento. A Sacerdotisa aproxima-se e questiona:

«Qual será a pior coisa que poderá acontecer? Arrependeres-te? Não te conheces o suficiente para saber que se assim for, basta mudar, revertendo a escolha inicial?»

«Serão todas as coisas assim tão simples? Poderá tudo ser revertido?»

«Sim, tudo pode ser revertido. Mas atenção, a tua liberdade de acção será diametralmente oposta à tua consciência! Tens de descobrir as tuas verdades e compreender afinal o que não é mais verdade. A mudança provoca isso, uma reavaliação dos nossos preconceitos e dados adquiridos. Deixo-te só para descansares.»

Alegria continuava banhado em lágrimas, por muito que desejasse parar não conseguia. Era como se o seu interior lhe pedisse uma limpeza, uma purificação através da água. E assim se deixou ficar, entregue às suas emoções mais profundas.

No meio de lágrimas e suspiros, de água e de ar, Alegria acedeu ao seu fogo interior e compreendeu que a fé, a entrega seria a melhor opção. Iria mergulhar profundamente nesta nova etapa da sua jornada. Iria confiar que fora ali que o seu interior o levara, que as suas escolhas o colocaram ali e, por essas razões, tudo o que acontecesse seria para o ajudar a melhorar-se.

E no momento em que compreende que terá de abdicar de experiências conhecidas e queridas, encontra também a resposta às suas dúvidas. As experiências mudaram de carácter pois também ele mudou, quando mudamos o velho não faz mais sentido. Assim, compreende que tem estado dependente de um formato de experiências, sem compreender que esse formato era o espelho da forma que ele estava a tomar. Quem queria ser agora? Essa era a questão que deveria colocar pois ela encerraria a resposta do tipo de experiências que se iriam proporcionar no futuro próximo!

Quando finalmente serenou, a Lua já ia alta. Estava quase cheia, será a lua de Balança, pensou, compreendendo a razão pela qual tinha conseguido solucionar a questão. E grato adormeceu, como há muito não dormia sonhou com coelhos e luas cheias, com amigos e crianças...

Foi esta a semana do Aeon do Alegria, e a nossa? Conseguimos solucionar questões emocionais? Aproveitámos para dar uma limpeza nas relações ou desperdiçámos mais um momento para mudar? Encontrámos o problema, o desafio? E a solução, a resposta? Se não, esta semana teremos essa oportunidade, a nossa intuição estará ao rubro!

A todos uma óptima semana com a Lua!

Comentários

  1. Já ía embora do Grimoire quando vi que o Alegria trazia novidades.
    Que benção para mim esta caminhada do Alegria.De uma forma muito sintonizada tenho-me revisto nestas tuas reflexões.
    É o caso mais uma vez. Nas últimas semanas tenho-me sentido aquela míuda de 30 Kilos que escolheu ser asceta a maior parte da sua infância e adolescência.
    Tão frágil, tão " não me apetece nada disto", tão fora do sítio.
    Tenho questionado a dureza do caminho.As provas sempre tão duras que tivemos de passar as duas.
    Tenho mergulhado a uma profundidade que não fazes ideia e confesso-te senti uma mescla tal de sentimentos que só apetecia estar a ser outra pessoa a viver outra vida que não esta em eu sou quem sou.

    Um novo começo...
    Senti tristeza pela inconsciência com que fomos educadas. Senti um vazio pela cegueira dos que dizem que somos a luz dos seus olhos. Senti um imenso buraco no meu coração a cada memória que tinha enterrado bem lá no fundo.
    Ainda não fiz a digestão completa e percebo o Alegria. E percebo este post...

    Não ficamos iguais. Parece-me que o objectivo é esse. Descobrir afinal que valores são os teus. os TEUS! Sacudir o lixo alheio da cabeça e do coração e perceber o que é válido para ti.O que é de manter e o que já caducou.
    Esculpir perpetuamente a matéria rumo à alma escondida atrás da pedra.
    É por esta reformulação de valores que estou a passar. E custa.
    À semelhança do Alegria andeivà procura do meu norte com uma bussula avariada. Vejo isso agora.
    Ainda estou perdida mas deitei fora a bussula...Estou a prepara-me para me fazer ao caminho, confiante que este se irá revelar à medida da minha coragem. Da minha Fé no Final Feliz.
    Não sei mana. Ainda está tudo meio turvo das lágrimas.
    Mil beijos e tens de me apresentar ao Alegria, acho que nos íriamos entender bem ;)
    Amo-te...muito, muito

    ResponderEliminar
  2. IdoMind

    assim é! Cada um no seu temp faz esse processo. Quanto mais o vamos adiando mais duro fica, é como se tiveres de limpar a casa e tiver passado apenas uma semana ou um ano, a tarefa é diferente, certo?

    Com paciência e compreensão tudo se faz. Aceitação é a palavra de ordem! Depois do apontar dedos virá a tal compreensão!

    Cá estarei par ti, nem sempre no meu melhor, mas sempre presente!

    Beijocas e sê bem-vinda mesmo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp