Avançar para o conteúdo principal

As cores no Tarot

Hoje apetece-me retomar a temática da aulas iniciais do Tarot. Então, depois das posições que as figuras podem tomar e os significados possíveis, foquemo-nos nas cores.

Com base no tarot de Marselha, o primeiro tarot, aquele que determinou todos os outros que se seguiram, podemos verificar a existência das seguintes cores: branco, preto, verde, vermelho, amarelo e azul. Todas as outras cores que invadem os tarots mais recentes são derivadas das misturas das cores primárias, por isso, as suas interpretações deverão ter por base o significado das duas que a originam.

O vermelho representa a actividade do dia-a-dia, física e espiritual. É a força, a energia, a base, o físico, o bruto.

O amarelo representa a inteligência e tudo o que a envolve. São as nossas capacidades intelectuais e emocionais. É o suave, revigorante, inatingível, etéreo é o subtil.

O azul representa o lado criativo, sensível, a comunicação e a gestão.
O verde representa a consciência e tudo o que a envolve. Nesta cor, unindo a inteligência e a criatividade, conseguimos desenvolver a consciência. Atingir uma forma de actuar que esteja de acordo com o inatingível, conseguindo gerir tudo o que recebemos e percepcionamos, faz-nos desenvolver a consciência no dia-a-dia. Um lançamento com abundância desta cor, poderá querer chamar a atenção do consultante para a sua consciência.

Já o laranja representa a forma como conseguimos aplicar a nossa força vital, comandada pela inteligência, no dia-a-dia. O laranja alerta o consultante para a forma como lida com o exterior. Onde aplica a sua energia e dependendo da tonalidade, poderá dar uma indicação mais para o exterior (se o laranja for mais forte) ou para o interior (se o laranja for mais leve, quase amarelado).

Por último, temos o preto e o branco. 
O preto representa a evolução da matéria/espírito, é a sua transformação e o branco representa a espiritualidade e tudo o que a envolve.  Então, imaginemos que num lançamento os nossos olhos focam-se na cor cinzenta que abunda a lâmina, poderemos imaginar que aquela pessoa ou situação se encontra num fase de enorme transformação, estando quase a conseguir, dependendo da tonalidade do cinzento, chegar a um dos dois pólos, ou ao branco ou ao preto.

A escolha do tipo de cor primárias que fizermos será importante. Para mim faz mais sentido, pois oferece-me maior possibilidade de cores secundárias, usar o magenta/vermelho, ciano/azul e amarelo. A partir do significado destas três criei um código para as secundárias que derivam sempre das três principais. O vermelho é o físico na sua capacidade de interacção com o exterior, o amarelo é a inteligência e a sua capacidade pensante e o azul é a inspiração sobre a qual não temos controlo, é a influência divina, a comunicação no seu estado elevado. A partir daqui serão apenas misturas sobre estas três temáticas.

Tudo o que se encontra na carta de tarot deverá falar connosco, para isso, é importante começarmos a criar um código pessoal, sobre o qual nada nem ninguém terá influência!

Acham que faz sentido para vós? As cores falam convosco? Qual a cor que mais gostas?

Na primeira hora de Vénus do dia de Saturno, S. Tomás de Vilanova, S. José de Cupertino

Comentários

  1. Olá,

    muiiito interessantes estes artigos... tenho um tarot mas tive sempre grande dificuldade. já pensei em mudar de baralho (tenho o rider)... resistências resistências... talvez ainda não tenha chegado a altura.
    Mas esta temática que estas a desenvolver no blog está-me a dar vontade de pegar nele (vou ali buscá-lo e olhar para as cores ehehe)
    Falando das cores, grande parte da minha vida tive uma grave fixação com a cor azul. Há 2 ou 3 anos desenvolvi paixão pela cor verde... e agora estou a pender para os tons amarelos escuros, laranjas e vermelhos. Bom, olhando para o que escrevi e se for fazer a correspondência com os chakras, desci do chakra da garganta (azul), fixei-me no coração (verde) e neste momento, estarei a trabalhar o plexo solar, sexual e chakra base. Faz sentido? Talvez esteja a ligar à terra, não achas? Bom, vou analisar se há aí uma ponte com o que referes no tarot; pois ainda que sejam sistemas diferentes, já vi por exemplo, no que referes à cor azul, existe essa tal ponte :D
    Beijos grande

    ResponderEliminar
  2. arKana

    muito obrigada querida pela palavras. Sabes que eu nunca gostei muito do Rider, quero comprar um para ter na colecção e poder consultar para aprender mais, mas não gosto muito mesmo, nem dos arcanos menores...gosto do Crowley e se calhar são mesmo incompatíveis. eheheheh

    Fico muito feliz que este texto te tenha posto com vontade de brincar com o tarot. Além das cores há os números...as formas...imagino que para ti será muuuuito fácil entrar em transe e deixar-se levar pelas cores, formas e números, tenta!

    Quanto às cores, olha antes de terminar de te ler já estava a fazer a mesma ligação com os chakras. Dependendo da nossa "missão" em certas alturas da nossa vida temos um ou outro chakra para desenvolver.

    Acho que a tua interpretação me parece bem possível, apesar de não compreender porque razão estarás a fazer um percurso descendente O_o mas tu lá saberás ;)

    O amarelo alaranjado chama talvez a tua atenção para o exterior, a forma como te envolves ou não com ele. As emoções mais imediatas...e sim, eu faço uma ligação com o significado dos chakras, é preciso usar todos os instrumentos.

    Beijocas minha linda e obrigada mais uma vez pela conversa :* agora força aí com o tarot

    ResponderEliminar
  3. Andas a enervar-me!!! ;-P
    Bem hajas bela Shin!
    Beijo*deFada

    ResponderEliminar
  4. Fada ahahahahaha que bela gargalhada me proporcionaste LOL

    Enerva-te para aí mas começa a brincar com elas. Sabes que a numerologia dá cá um jeito para as interpretações!!!

    Beijocas de TAU TAU rkrkrkrkrkr

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp