sexta-feira, setembro 10, 2010

A direcção e posição das figuras do Tarot

As cartas de Tarot podem ser um instrumento fabuloso para desenvolver a criatividade. De cada vez que as pegamos e dispomos numa sequência, parece que há detalhes, pequenos pormenores que nos saltam à vista mais que a última vez que as tínhamos visto. São esses pequenos pormenores que fazem com que cada lançamento seja um acto único, uma história nunca contada antes. Ninguém poderá ler a mesma sequência de cartas da mesma forma, se o fizer, talvez esteja a dar demasiada atenção ao que dizem os livros sobre cada carta em vez de ouvir a sua percepção, mas isto é apenas a minha opinião.


Para se começar a estudar tarot deve-se ir ao início deste àquele que é considerado o primeiro baralho, falo, é claro, do de Marselha.
Quando uma figura está a olhar para a sua esquerda, ela está num acto de reflexão sobre o seu passado. É como se ela estivesse a olhar para o que ficou para trás. Já será considerado o futuro se ao invés de olhar para a sua esquerda estiver a olhar para a direita. Aí a figura mostra que as suas preocupações são com o futuro o que está para a frente.
Porém, se a figura nos olhar de frente, não restarão dúvidas de que ela pretende encarar o momento presente. 
Estas indicações deverão ser tidas em conta mediante cada baralho de tarot, pois elas podem ser diferentes de baralho para baralho. Os criadores de tarot ao escolherem uma imagem e colocar uma personagem de certa forma, pretenderam acima de tudo transmitir uma mensagem ao subconsciente de quem as pegasse.

No que se refere à posição da figura ela pode estar em pé ou sentada e essa escolha terá a ver com a rapidez da acção. Obviamente se estiver sentada significará que demorará algum tempo até que se desenvolva mas se estiver em pé, estará pronta para a acção.

Este é o primeiro de alguns textos sobre este assunto, onde pretendo trazer à luz as escolhas de determinados símbolos, cores e posições das personagens do tarot. O meu estudo nunca está completo! E quem sabe um dia chegará o momento em que conseguirei trazer à luz cada arcano com o seu equivalente de aspectos astrológicos...

Na primeira hora de Vénus do dia de Vénus, S. Nicolau de Tolentino
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...