Avançar para o conteúdo principal

A direcção e posição das figuras do Tarot

As cartas de Tarot podem ser um instrumento fabuloso para desenvolver a criatividade. De cada vez que as pegamos e dispomos numa sequência, parece que há detalhes, pequenos pormenores que nos saltam à vista mais que a última vez que as tínhamos visto. São esses pequenos pormenores que fazem com que cada lançamento seja um acto único, uma história nunca contada antes. Ninguém poderá ler a mesma sequência de cartas da mesma forma, se o fizer, talvez esteja a dar demasiada atenção ao que dizem os livros sobre cada carta em vez de ouvir a sua percepção, mas isto é apenas a minha opinião.


Para se começar a estudar tarot deve-se ir ao início deste àquele que é considerado o primeiro baralho, falo, é claro, do de Marselha.
Quando uma figura está a olhar para a sua esquerda, ela está num acto de reflexão sobre o seu passado. É como se ela estivesse a olhar para o que ficou para trás. Já será considerado o futuro se ao invés de olhar para a sua esquerda estiver a olhar para a direita. Aí a figura mostra que as suas preocupações são com o futuro o que está para a frente.
Porém, se a figura nos olhar de frente, não restarão dúvidas de que ela pretende encarar o momento presente. 
Estas indicações deverão ser tidas em conta mediante cada baralho de tarot, pois elas podem ser diferentes de baralho para baralho. Os criadores de tarot ao escolherem uma imagem e colocar uma personagem de certa forma, pretenderam acima de tudo transmitir uma mensagem ao subconsciente de quem as pegasse.

No que se refere à posição da figura ela pode estar em pé ou sentada e essa escolha terá a ver com a rapidez da acção. Obviamente se estiver sentada significará que demorará algum tempo até que se desenvolva mas se estiver em pé, estará pronta para a acção.

Este é o primeiro de alguns textos sobre este assunto, onde pretendo trazer à luz as escolhas de determinados símbolos, cores e posições das personagens do tarot. O meu estudo nunca está completo! E quem sabe um dia chegará o momento em que conseguirei trazer à luz cada arcano com o seu equivalente de aspectos astrológicos...

Na primeira hora de Vénus do dia de Vénus, S. Nicolau de Tolentino

Comentários

  1. Confesso que é um assunto que me fascina. Mas tenho duvidas se alguma vez conseguiria fazer uma leitura bem feita :P

    ResponderEliminar
  2. Mas que grande grande ideia.
    Obrigado.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Cá estarei para aprender sempre mais.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gaspas

    as dúvidas é bom, fazem-nos questionar e procurar saber sempre mais, eu ainda tenho muitas...mas não há nada como começar a tentar, primeiro para amigos, sem compromissos ou para nós próprios!

    :*

    ResponderEliminar
  5. Sabedoria Mística

    obrigada pelas palavras de carinho. Sê sempre bem-vinda. Espreitei rapidamente o teu espaço, muito bonito e com informação útil, parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. IdoMind

    obrigada eu, pois sem feedback fica um pouco vão, para mim são apenas recordações para não me esquecer da matéria!

    Beijcoas e obrigada

    ResponderEliminar
  7. Sheela

    cá te esperarei então! Com contribuições também, é momento de deitar para fora o conhecimento em forma de informação partilhada, digo eu!

    Beijcoas

    ResponderEliminar
  8. ... tou amando! continua! ;)

    Beijosssssssssss

    ResponderEliminar
  9. Ondinha linda

    obrigada! Hei-de continuar sim, a seu tempo sairão mais lembretes!

    Bejufas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp