Avançar para o conteúdo principal

Do Isolamento À Libertação

Alegria tinha saído um bocado da sua reclusão,  decidira que devia ir espreitar o céu de Inverno que se aproximava. Subiu até uma pequena ermida que se encontrava no topo daquele monte, apercebeu-se, então, que a caverna onde habitava estava exactamente por baixo daquele lugar sagrado. 

Ao longe começou a ver a silhueta de um cavaleiro que se aproximava. Alegria ficou um pouco impaciente, mas imediatamente associou a sua saída com aquele encontro, teria de ser importante. 

«Bem-vindo Cavaleiro a esta terra onde as formas mudam e os reflexos não são sempre o que parecem. Para conseguires passar por aqui dever-te-ás perguntar: O que é real numa terra de falsas aparências?»

Na mente do Cavaleiro uma mancha negra formou-se e ele recebeu uma imagem que não foi capaz de partilhar. 

«Sou um Cavaleiro de um Reino perdido, mas, não sabendo bem porquê, sinto que nunca serei outra coisa senão cavaleiro. Sou o último dos meus irmão, nem a Morte me levou.»

Alegria segurou uma pedra e respondeu-lhe: «Eu seguro a cabeça do sacrifício e falo as palavras dos nossos ancestrais. Não vagueis buscando sem destino, mas aquieta-te e questiona porque e como andas. Avança com coragem e procura um teste merecedor da tua força. Vem, descansa comigo. Tenho uma fogueira acesa e um caldo quente. Descansa antes de seguires a tua viagem.»
Alegria acolheu o Cavaleiro na sua caverna, ofereceu-lhe comida, calor e um lugar para dormir. Não era luxuoso, mas era acolhedor. Porém, o Cavaleiro começou a agir com alguma arrogância e Alegria não gostava do que via e tinha de ouvir.

«A energia segue o pensamento. Porque te aprisionaste aqui? Não deixes que o orgulho ou o medo do que os outros pensam te mantenha aqui. É um lugar frio, inóspito para alguém viver. Há quanto tempo te auto-flagelas aqui?»

Alegria hesitou. Não queria ser mal-educado, mas aquele à-vontade excessivo deixava-o pouco confortável. Analisou-o e deixou que este continuasse a falar, dando-lhe assim oportunidade de melhor buscar as suas palavras. E eis que se lembrou:

«Disse-te há pouco para não andares a divagar e te aquietares buscando, sim, no teu interior, os como e porquê. É o que faço aqui.»

«Viver longe dos outros, daqueles que te põe à prova é fácil. Estás escondido de tudo e de todos, aqui só te tens a ti e aos teus pensamentos. Mas como a energia segue o pensamento, só vives o que crias. Deverias é viver no meio do Mundo e não fora dele.»

Alegria ficou irritado. Aquele cavaleiro estava a tirá-lo do sério. Quem se julgava ele?!?
Deitaram-se e a conversa ficou a pairar no ar. Aquelas palavras inesperadas deixaram-nos em estado de meditação.

Adormeceram assim que fecharam os olhos, a pedra era dura, mas emanavam um calor agradável.
O Mundo começou a escurecer, os barulhos de quem andava em dança no topo do monte pararam, as vozes  silenciaram-se. Alegria sonhou.
Estava no meio de um ritual na comunidade de Isis. Estavam todos alegres, dançavam e comiam, falavam os homens alto das suas conquistas mesmo neste tempo frio e as mulheres das suas aprendizagens nos templos. 
Uma das sacerdotisas aproximou-se e tocando-lhe nos cabelos revelou:

«Arranja o que está partido.Defende as tuas fronteiras. Lê os sinais do tempo. Recolhe as tuas forças para a tarefa. Não temas o mal de amanhã, mas segue o caminho um dia de cada vez.»

As suas palavras lembraram-lhe as do Cavaleiro e o seu questionamento. Porque não o calará? Estaria ele a duvidar se se devia manter ali? Oh, como estava a ser imprudente. Era óbvio que as palavras o tinham afectado pois estava na hora de seguir em frente. O isolamento estava terminado. Era momento de reencontrar uma comunidade e fazer o que mais prazer lhe dava - aprender em Amor com todos.

«Na vida há muitas batalhas, muitos obstáculos para serem transpostos. Combate comigo e verás que a jornada à tua frente se torna mais fácil. Mostrar-te-ei os teus verdadeiros motivos.» 

Estes foram os últimos pensamentos de Alegria, antes de acordar. Quando abriu os olhos deu com uma imagem pouco acolhedora. O Cavaleiro tinha a espada em riste preparado para o combater. Alegria compreendeu que a batalha que teria de travar era consigo próprio e, por isso, tocou na espada e disse:

«Podes ficar tu aqui. Chegou a minha hora de partir. Não lutarei por algo que não faz sentido. Tu precisas mais disto que eu.»

E assim partiu.Levando apenas consigo os utensílios para os ritos. 

Na segunda hora de Sol do dia de Marte, S. Ursano, Santos Inocentes

Comentários

  1. É sensacional o texto e o ensinamento que ele contém. Me perdoe, mas foi vc mesmo que o escreveu? É de um estilo único e refinado e é realmente muito bonito. Se foi vc, parabéns, se não foi, gostaria muito de saber de quem é.
    Bem, seu blog é maravilhoso e me senti como se chegasse em casa. Não sei bem explicar a sensação, mas foi exatamente isso que senti.
    Ficaria imensamente feliz se vc fosse conhecer meu blog e esperarei com certa ansiedade.
    Tudo que vi e senti aqui me encantou.
    Desejo-te um 2011 repleto de alegrias e realizações que a façam muito feliz.
    Beijokas.
    Seguindo inevitavelmente... rs

    ResponderEliminar
  2. Olá Lua Nova

    antes de mais sê bem-vinda e muito obrigada por te teres manifestado.

    Sim, fui eu que escrevi o texto, senão tivesse sido estaria feita a referência bibliográfica. Fiquei muito feliz com o que ele te provocou, é bom saber isso.

    Irei, sim, visitar o teu espaço. E será assim que acaba de escrever estas linhas.

    Um abraço e volta sempre que quiseres.

    ResponderEliminar
  3. Deusa

    Sempre venho aqui beber a tua sabedoria que para mim é tão diferente e ao mesmo tempo tão conhecida nos refolhos da alma...

    Posso pedir um favor? Vc pode colocar o texto com letras pretas ao invés de cinzas?

    Agradeço!!

    beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Paula, lamento mas não posso pôr as letras em preto senão as da coluna do lado não se vêem :(

    Obrigada pela presença

    ResponderEliminar
  5. Shin, minha Shin

    O Alegria duvida. O Alegria teme. O Alegria ilude-se. O Alegria repousa. Mas o Alegria volta sempre. E mais sábio. Mais forte.

    Desde que começaste com a história dele há sincronia com a minha. Como bem sabes. É assustador.
    Desta vez não é diferente. Talvez seja tempo de sair da caverna e ir aprender com o Amor de todos. Tão lindo...

    Um beijo irmã do meu coração e bom ano

    ResponderEliminar
  6. Só agora reparei que não te tinha respondido ... sorry!

    OLha, agradece aos céus que te dão esta oportunidade pois, como sabes, não escrevo dirigida para ninguém, se te identificas é porque eles querem que assim seja LOL

    BEijcoas minha irmã

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com