sexta-feira, janeiro 14, 2011

Rosmarinus Officinalis

Origem Geográfica: Mediterrâneo. 

Fragrância: fresca, aroma a pinheiro com notas de madeira quentes subjacentes.

Óleo extraído das: folhas e rebentos. 

Notas sobre segurança: geralmente não tóxico, não irritante. Não é aconselhável para epilépticos, pessoas com pressão arterial elevada e grávidas. 

Propriedades: anti-espasmódico, analgésico, estimulante da circulação local, anti-séptico, expectorante. 

Principal utilização: muscular e circulatória (dores nas costas, má circulação, reumatismo, retenção de líquidos). 

Outras utilizações: Tónico para o couro cabeludo para promover o crescimento do cabelo, tosses, constipações, gripe, letargia. 

Psicologicamente: fragrância vigorante que melhora a concentração e estimula o cérebro. 

Mistura-se com Erva-Limão, Vetiver, Gengibre, Pimenta Preta e Alfazema.

O alecrim é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. 
O alecrim é um arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguinhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquénio. Floresce quase todo o ano.
O alecrim é, principalmente, um medicamento estimulante para todas as pessoas atacadas de debilidade extrema, e emprega-se também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide. 
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim. 
Também se recomenda a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir. 
Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver. 
Tome-se depois das refeições.
in Wikipédia

Serve ainda para temperar saladas, pratos de carne, especialmente coelho manso, porco, carneiro e vitela e todos os grelhados. 

É uma planta de Sol e serve, por isso, também para limpar os espaços, usado em defumações ou como instrumento para aspergir um lugar.

O chá de alecrim é indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insónia.

Coloque 2 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue e abafe por dez minutos.
Tome 1 chávena de chá a cada 6 horas, pode ser ingerido quente ou frio, a seu gosto.

Na primeira hora de Júpiter do dia de Vénus, S. Bernardino de Corleone, S. Félix de Nola, S. Fulgêncio, S. Noémia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...