Avançar para o conteúdo principal

A Força do Pensar e Sentir

A semana da Força, coincidente com a semana do Solstício do inverno e a celebração do Natal, levou-nos para o campo da auto-disciplina, da coragem para aceitar desafios ou para a falta dela, deixando-nos com o aviso sobre a falta de controlo. Vamos lá espreitar o que nos ensinaram os Arcanos Menores.

É óbvio que esta semana nos falou muito sobre os nossos pensamentos, sobre a nossa capacidade de cocriar. Não é preciso reforçar a ideia de que são os nossos pensamentos que nos ajudam a criar o nosso ambiente, isto já todos o sabem. O que não quer dizer que todos o apliquem.

Para se ter alguma tranquilidade mental, já vimos várias vezes, é necessário manter algum controlo sobre os medos, as dúvidas, não permitindo que estas envenenem os nossos planos. Quando as coisas começam a ficar com muita trama, muito enredo, é preciso fazer uso da espada do Pajem e cortar o inútil, indo diretos ao assunto. 

Isto não se consegue de um dia para o outro, é preciso perseverança, insistir e não desistir só porque da primeira vez não correu como queríamos, não quer dizer que nunca sejamos capazes de o conseguir. Quando planeámos algo e pusemos a nossa energia mental nalguma coisa que depois não teve os resultados pretendidos, é momento de para e avaliar. Muitas vezes esse resultado tem a ver com as nossas emoções.

Quando aliamos as emoções certas aos nossos pensamentos, o impossível torna-se mesmo impossível. A dificuldade da maioria de nós está em saber que emoção usar. Quantas vezes usamos o medo, a raiva, o ódio, o desespero, e depois temos que arrecadar com as consequências do que eles provocam. A escolha só pode ser, mesmo, a tranquilidade, a paz. Só com o nosso corpo emocional em paz podemos estar a cocriar algo de muito positivo para nós, todas as outras servirão para nos colocar mais desafios na frente.

Criar desafios nem sempre significa um atraso no caminho. Os desafios podem surgir e fazer-nos crescer, fazer-nos dar pulos quânticos no nosso Caminho. A questão que nos pode vir a atormentar é quando não damos a resposta correta ao desafio. Quando escolhemos a saída mais fácil, aquela que era menos incomodativa, a que julgámos no momento ser a possível e não a desejada. Essas escolhas, pelo caminho mais rápido e fácil, trazem consigo perdas fortes. 

Isto não pode parecer muito errado, pois todos nós aceitamos que quando não escolhemos o que é correto para nós, acabamos por ter de perder algo que nos leve novamente à escolha anterior e nos faça agir corretamente. E como saber se escolhemos, agimos, fizemos, decidimos corretamente? Simples, quando o nosso coração ficar em sossego e aconchegado e não inquieto ou excitado.

A Força está em manter o controlo, sim, dos pensamentos aliados às emoções. A Força leva-nos a escolher agir em consciência de quem somos e do que queremos. A Força esteve aqui e foi nisto que nos pôs a pensar.

No I-Ching aprendemos com o hexagrama 62 - O Pequeno Sucesso. Que já esteve presente a semana anterior com a Justiça, ora veja aqui.

O oráculo
O Pequeno Sucesso assegura progresso e realização. 
A persistência correta traz recompensas.
É possível realizar pequenas coisas, mas não as grandes.
Os pássaros que voam alto avisam:
é favorável descer, e não subir.
Haverá muito boa sorte.
Interpretação
O oráculo prevê sucesso para os pequenos, porque é o momento de serem recompensados pela persistência correta. Também denominado Preponderância do Pequeno, Pequeno Excesso ou Pequeno Exagero, esse hexagrama esclarece a relação entre o excesso e a carência, bem como o caminho para harmonizar essas duas faces do destino.
Não é uma época para alimentar aspirações muito altas, mas para limitar-se a metas mais humildes. Justamente nessa adequação às exigências do momento é que se encontra a solução para as carências e danos do período. É esse o sentido da imagem do pássaro que não deve se exceder, voando para altitudes superiores à sua força, mas sim descer para a terra onde se encontra o seu ninho.
A modéstia e a conduta correta serão recompensados pela boa sorte.


Com o Arcano Maior, obtemos o hexagrama 10 - Caminhar (A Conduta):

O oráculo
Pisar sobre a cauda do tigre.
Ele não morde o homem.
Sucesso.
Conselho
O homem nobre consulta superiores e inferiores e assim fortalece as aspirações do povo.
Interpretação
Quando estão face a face seres, grupos ou condições desiguais na força e no poder, a saída que evita confrontos destrutivos está em estabelecer uma justa mediação. Distinguir, consultar, moderar superiores e inferiores levará a uma hierarquia justa das partes.
Isso vale tanto para os acontecimentos na vida exterior, como para o mundo interno, quando diferentes motivações avançam pela mesma trilha.

Na terceira hora de Marte do dia de Lua, S. Estêvão

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp