segunda-feira, junho 04, 2012

Forgiveness

O Eremita e a Lua Cheia conjunta à minha Lua Natal levaram-me hoje para pensamentos sobre perdão. Não me é difícil perdoar os outros, pois compreendendo-os, aceitando-os como são, torna-se fácil de os perdoar pelo que fazem. Mas perdoar-me a mim mesma, isso é uma conversa completamente diferente.

Não sei se é o meu idealismo que me leva a buscar a perfeição, se é apenas uma incapacidade em aceitar que sou tão humana quanto os outros, o que sei é que me é difícil perdoar pelas atitudes, comportamentos, pensamentos e situações que considero indignas de mim. E cada vez que isso acontece dói-me o coração. Sinto vergonha de mim própria e, fechando os olhos, parece que fico minúscula de tão imunda que me sinto.

Também sei, e a minha reflexão vem a propósito disso mesmo, que quanto mais ressentimento, raiva ou ódio nutrimos por alguém ou por alguma memória de nós, mais ela vai perdurar nas nossas vidas. Sentimentos negativos como esses fazem com que a nossa mente se ocupe em criar mais situações dessas na nossa vida. Acabamos assim por atrair cada vez mais situações semelhantes, até que aprendamos a lição de uma vez por todas.

«É perdoando que somos perdoados.» diz-me São Francisco de Assis, talvez o meu problema seja achar que não mereço mesmo o perdão, que atitudes destas não se coadunam com quem eu sou. Não é possível perdoar-me quando sei que posso ter perdido oportunidades maravilhosas apenas porque não fui capaz de ser mais e melhor...

Haverá algum tipo de salvação possível quando nós próprios somos tão severos? Será que nos perdoam sem que nos perdoemos primeiro? 

O perdão é tão importante, só através dele podemos libertar a mágoa, levantar a pedra e seguir mais leves. Por que razão me é tão difícil de me perdoar?!?! 
"O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício." 
Martin Luther King

Enquanto não me liberto, sou condescendente comigo própria e digo-me «Amanhã farás diferente!» 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...