Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2014

Saturno nos Signos (parte III)

Saturno nos Signos (parte I) Saturno nos Signos (parte II) O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o  status  e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência. Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.

Saturno nos Signos (parte II)

Saturno nos Signos (parte I) O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o  status  e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência. Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.

Saturno nos Signos (parte I)

O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o status  e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência. Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.

Conclusão dos apontamentos sobre Saturno

Saturn devouring his son by Rubens Psicologicamente, também podemos associar Saturno a outros princípios importantes. A criança vive tanto depois do nascimento quanto no início da identificação amorosa com o progenitor, uma situação a que chamamos SIMBIOSE. Neste processo, todas as necessidades da criança são percebidas e satisfeitas pela mãe e a criança não tem noção do outro, do fora dela própria, acreditando que tudo é uma extensão de si própria. Podemos perceber isso, quando a criança, nos seus primeiros anos de vida, quer esconder-se e fecha os próprios olhos com um pano. A crença é que se ela, a criança, não pode ver, então ninguém poderá também. Não há noção de um outro-que-não-sou-eu separado da criança. Da mesma forma que se a criança desta idade quer brincar, ela não compreende e não aceita que alguém não queira. O outro tem que querer pois ela não compreende um outro separado dela, com vontade autónoma.

O princípio da realidade e o Superego ou simplesmente Saturno

No homem, Saturno representa a consciência já formada e amadurecida, com mecanismos severos construídos com os fins de conter os impulsos primitivos e agressivos e consolidar a inserção e manutenção adequada do homem na sociedade. No desenvolvimento do homem, Saturno representa um estágio que na criança é correspondente ao que se chama de Complexo de Édipo.Complexo este que levará à etapa final de consolidação do superego e à introdução do princípio da realidade. Em primeiro lugar, vamos estudar o que é o princípio da realidade e superego. Freud, quando formulou sua teoria do aparelho psíquico, disse que este era formado por 3 partes distintas; o ID., o EGO e o SUPEREGO.

O ciclo de Saturno (parte II)

O Ciclo de Saturno (parte I) O Saturno na nossa vida quando tem trânsitos podemos associar ao: pára, escuta e olha. Porque onde está Saturno somos obrigados a parar, pois cria problemas e obstáculos, frio, dificuldade, limite e contusão, como não anda paramos, temos de nos interrogar, tentar perceber, olhar, ver o que se passa. Está sempre a passar numa qualquer área do nosso tema. Há sempre uma qualquer área da nossa vida que está a requerer atenção. Pela positiva requer estrutura, organização. Uma coisa é ser contido, outra coisa é ser inibido, uma coisa é ser desconfiado e outra preconceituoso. Saturno pela negativa transforma medos em virtudes. Nas nossas vidas precisamos de perceber quando é uma virtude ou se é o medo que estamos a transformar em virtude.

O ciclo de Saturno (parte I)

Ainda a abordar Saturno, relembremos que este planeta rege Capricórnio e Aquário, bem como a 10.ª e 11.ª casas. Encontra-se exaltado em Balança, em detrimento em Caranguejo e Leão e em queda em Carneiro. Saturno demora 28 anos a dar a volta ao Zodíaco. Aos 7 anos faz uma quadratura, aos 14 anos faz uma oposição, aos 21 anos outra quadratura. Onde quer que tenhamos Saturno no horóscopo, a cada fase de 7 anos temos uma quadratura de 90 graus, ou seja, temos um teste à estrutura da qual já nascemos, aos 14 anos temos outro teste assim sucessivamente de 7 em 7 anos temos testes.

Saturno (parte III)

Saturno (parte I) Saturno (parte II) É também o planeta do dever, da honra, da responsabilidade, simboliza o mestre, o professor, o inquiridor, o teste. Simboliza aquilo que materializamos no passado e que temos de enfrentar nesta vida, sem o qual não podemos resolver a nossa encarnação. Onde temos Saturno é onde está o medo que temos de enfrentar para podermos ultrapassar, continuar a crescer com segurança.

Saturno (parte II)

Saturno (parte I) No plano físico Saturno representa as coisas duradouras, no corpo humano rege o esqueleto, (a parte mais rígida), os joelhos, punhos etc. Há uma condição (estrutura e limite), na qual já nascemos e dentro dessa condição, dentro desses limites, eles já foram impostos, condicionados por uma estrutura que eu materializei por razões kármicas. Quando assumimos as nossas escolhas e responsabilidades, os problemas que pareciam tão pesados tornam-se leves, simplesmente porque os aceitamos independente do tempo que nos é exigido para os resolver.

Saturno (parte I)

Saturno representa a ordem, o rigor, a autoridade expressa no domínio temporal. Estão simbolizados os princípios da forma e da estrutura, construídos e estabilizados pelo tempo.

E é mesmo (a)gosto

Julho acabou e com ele foram-se as provas duras, as destruições repentinas, as mudanças forçadas, as operações stop. Chegou agosto e com ele O Universo  a confirmar que fizemos o Bom Trabalho e, por isso, completámos a etapa, estamos prontos para a Libertação.