Avançar para o conteúdo principal

Saturno nos Signos (parte I)

O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o status e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência.

Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.


Em Carneiro está em queda porque Carneiro é o signo oposto a Balança, no qual Saturno está exaltado. Carneiro representa o impulso inicial de acção, enquanto Saturno representa a lei de causa e efeito que traz de volta as consequências de uma acção.

Assim, é difícil para as pessoas com esta posição se verem como os outros as vêem; elas estão a iniciar um novo ciclo de experiências, de forma que não tiveram tempo para aprender as consequências de seus actos. Portanto, podem não ter consciência dos princípios de justiça social e dos direitos alheios.

Esta posição de Saturno oferece muitas habilidades; os nativos são capazes de desenvolver novos métodos no seu trabalho. No caso de pessoas muito desenvolvidas, a disciplina associada à iniciativa conduz à criatividade mental, que lhes permite criar novos conceitos nas áreas escolhidas.

Se Saturno estiver sob tensão em Carneiro, os nativos podem ser muito defensivos, sempre esperando oposição dos outros; essa qualidade dificulta a compreensão, a colaboração e a comunicação com os outros.

Um Saturno sob tensão em Carneiro também indica egocentrismo e o impulso de se auto-justificar. Como essas pessoas preocupam-se com a sua própria ambição e segurança, podem ignorar as necessidades e aspirações dos outros.

Estas pessoas necessitam de adquirir confiança na forma como expressam a sua individualidade. Existem algumas inibições e é importante que aprendam a lidar com a sua energia.
Como têm certas inseguranças relativamente ao modo como se afirmam, tendem a bloquear os impulsos, ou então agem prematuramente, dando livre expressão a acções descoordenadas e impulsivas.

Pela negativa têm medo de assumir a liderança, medo de correr riscos. Pela positiva, depois do Saturno resolvido são pessoas que se podem tornar grandes líderes, responsáveis por projectos pioneiros.

A aprendizagem requer sentido de auto disciplina e sacrifício, de modo que com o tempo, venham a adquirir a maturidade e a solidez necessária para confiar no seu poder de acção. Problemas com autoridade e liderança levam estas pessoas a rever a base dos seus próprios valores.

Em Touro ou 7 Discos

Estas pessoas têm alguma insegurança acerca dos valores próprios e de tudo o que está relacionado com sentimentos de posse. Têm medo e dificuldade em lidar com a matéria, valorização pessoal e com os valores. Muito desorganizados desprezando o lado real.
Seguem profissões relacionadas a transacções bancárias, investimentos, seguros ou administração de empresas.

A aprendizagem de um Saturno em Touro faz-se através de uma ligação mais afectiva com o lado substancial da vida. O aspecto formal e material não deve ser rejeitado nem hiper-valorizado, para que o sentido de auto-estima cresça em contacto com a realidade.

O 7 de Discos relembra isso e acrescenta que o medo do fracasso nos deixa amarrados, impedindo-nos de avançar rumo à plenitude.

Em Gémeos

A sua aprendizagem passa pelo modo como se expressa e comunica com o exterior. Existe um certo cuidado com as palavras, gestos e pensamento. A exigência na busca da auto-perfeição faz com que encarem estes aspectos com alguma preocupação.

Saturno em Gémeos procura compensar as suas inseguranças podendo existir dois tipos de reacções, a primeira enfatiza o lado lógico e sistemático do pensamento, deve ter como objectivo uma utilização útil e prática no dia-a-dia; a segunda expressa-se pela revisão e busca de significado podendo rejeitar os processos normais de comunicação, a insegurança e a desconfiança que levam à introversão.

Com o tempo estas inseguranças podem transformar-se em qualidades e se souberem usar correctamente os instrumentos de que dispõem, ser-lhe-ão úteis na forma de se exprimir e comunicar.

Em Caranguejo está em exílio e portanto não é uma boa posição.
Vai inibir todo o plano sentimental e emocional.

Podem ser pessoas muito imaturas, infantis. Podem parecer pessoas muito responsáveis e duras e emocionalmente são muito imaturas.
Normalmente a 1ª fase de vida é dolorosa e a pessoa pode sentir que o meio ambiente não a protege o suficiente. A falta de nutrição emocional pode provocar sentimentos de inadequação e fecharem-se emocionalmente, alegando que o mundo exterior lhes é hostil.

A aparente frieza e a distância na sua forma de relacionamento ocultam a necessidade real de calor e afecto. A aprendizagem e o auto-aperfeiçoamento dependem da forma como conseguem lidar com os sentimentos.

Para que haja fluidez na vida emocional é necessário desenvolver maturidade e auto-suficiência, de modo a não bloquear nem se deixar absorver demasiado pela vida afectiva.

Na primeira hora de Saturno de um dia de Mercúrio e de S. Bernardo, S. Leovegildo e S. Amador

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Paj...

O Mago e as 3 Espadas

Esta semana temos como energia orientadora O Mago e hoje o 3 de Espadas. Bom, depois de duas semanas seguidas com a Morte, onde fomos confrontados com as prisões e associações difíceis que o Ego faz a determinadas circunstâncias e/ou coisas reais, parece que nos conseguimos libertar e resgatar a Luz que nos orienta. Com o Mago temos direito  ao início de tudo, voltamos ao ponto de partida onde nos são dadas as armas necessárias para o Combate e para o Caminho. São os 4 elementos no seu estado mais puro e cabe, agora, ao Mago decidir o que fazer com ele. Hoje, a energia do dia leva-nos a mergulhar nas nossas dores. O que dói? Por que dói? the pain inside by ~vladiks Com o Mago podemos aceder a essa dor e compreender que esquema emocional ou mental existe por trás dela, desmistificando assim a sua essência e eliminado a identificação. A dor é apenas um resultado de uma identificação com algo, um objectivo, uma pessoa, uma ideia. Quando compreendemos que temos a escolha d...

por que demorei um ano?

hoje sento-me à minha mesa para dar forma a um objetivo que ficou por cumprir no ano que acabou - retomar a escrita. tive tantas dúvidas e tantos receios, não sabia mesmo como retomar esta atividade que tanto prazer e bem-estar me traz, como encaixá-la na minha nova rotina. por outro lado também sentia que as minhas partilhas já não são só minhas, que a presença de uma criança na minha vida requeriam decisões mais comedidas, não quero partilhar a sua vida sem a sua autorização. mas como separá-lo de mim? e com tudo isto o tempo foi passando. fiz várias tentativas de me sentar onde estou, de escrever no telemóvel, de apontar no meu BuJo a intenção de o fazer, mas o tempo não era o certo e simplesmente não aconteceu. ontem surgiu novamente a ideia, mas com ela mais dúvidas. seria prudente manter este blogue? deveria criar outro e começar de novo? porém, as razões que me levavam a fugir deste espaço eram menos poderosas que as que me levam a permanecer. irão ocorrer algumas m...