Avançar para o conteúdo principal

Saturno nos Signos (parte III)

Saturno nos Signos (parte I)
Saturno nos Signos (parte II)

O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o status e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência.

Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.

Em Sagitário ou 10 de bastões


Não é uma posição fácil e pressupõe a necessidade de reformulação de valores. Ou são pessoas ligadas a estruturas de poder religioso, filosófico, ou têm dificuldades em lidar com essas estruturas criando dificuldades de fé e optimismo.

Pode dar pessoas muito rígidas ou dogmáticas. Criam alguma dificuldade em acreditar serem espontâneas. O 10 de Bastões indica precisamente isso, a energia e o impulso fogoso estão presas, impedidas de avançar.
Alguns problemas estruturais (saúde) ao nível das ancas, pernas.

Com Saturno nesta posição não basta acreditar naquilo que se idealiza é necessário experienciar e viver tudo o que se tem por meta e por ideal, de outra forma sujeitam-se às grandes desilusões e às projecções inconsequentes.

Saturno em fogo inibe o entusiasmo pela vida, por outro lado dá maior consistência aos projectos e ideais, se for cultivada a persistência e se souberem reconhecer os seus próprios limites.

O auto aperfeiçoamento está dependente da aplicação e do uso dos princípios abstractos no seu dia-a-dia.

Em Capricórnio

Encontra-se no seu próprio domicílio estando aqui as qualidades de Saturno bem patentes. É muito poderoso.
São pessoas com uma grande capacidade de resistência. Sabem lidar com o tempo, esperar, são pacientes, pessoas muito responsáveis por vezes ambiciosas.

Podem responsabilizarem-se por estruturas por mais pesadas que elas sejam. Pela negativa podem ser pessoas excessivamente rígidas, medrosas, limitadas, condicionadas pelo peso da responsabilidade.

Têm tendência a acumular todas as coisas às costas, a suportar as dores dos outros. Uma das metas principais para estas pessoas é a construção duma segurança estável e duradoura ao nível material ou espiritual, em prol da qual desenvolvem os seus esforços de dedicação e sacrifício.

Em Aquário

As pessoas com Saturno em Aquário sentem uma forte necessidade de desenvolverem padrões de segurança, quer a nível mental, quer no plano das amizades e das relações humanas.
Já trazem problemas para verem ao nível dos grupos, da interacção social.

Em geral são pessoas com algumas reservas e alguma dificuldade de funcionarem em grupo porque trazem memórias do passado, de algo que correu menos bem ao nível da dimensão sócio cultural e dos grupos.

São pessoas que têm dificuldade em trabalhar e colaborarem em grupos, de participarem em projectos. Por vezes estas pessoas sentem a obrigação de assumirem grandes responsabilidades ao nível das estruturas.

Dois tipos de comportamento podem ser aqui acentuados, o 1.º é caracterizado por uma necessidade de envolvimento e responsabilidade social o que torna a pessoa extremamente sensível aos contactos humanos.
O 2.º aponta para um processo de revisão e retrospecção de certas áreas mentais e emocionais.

Enquanto estas áreas não forem integradas, a tendência será para uma atitude defensiva e solitária no modo de abordar a vida.

Em Peixes ou 8 de Copas

É uma posição muito delicada. Os sentimentos desempenham um papel importante na construção da identidade pessoal. Como é bastante vulnerável e sensível à dor e ao sofrimento pode reagir de maneira distinta, ao defender-se do mundo, vai criar barreiras emocionais que, mais cedo ou mais tarde, revelarão o seu isolamento em relação à vida, arranjando compensações através da imaginação que apenas ganham forma no inconsciente.

Sendo o confronto com o exterior extremamente necessário para aprender a lidar com as emoções e com os sentimentos acabará por mudar através da dor para uma posição de empenho e responsabilidade emocional.

Numa 1.ª fase rejeitam completamente essa parte sentimental frágil, e então têm uma postura de defesa, frieza e dureza ou por vezes acontece terem sido confrontados em tenra idade com responsabilidades e circunstâncias limitadas da vida que os obrigou a serem responsáveis.

Muitas vezes passam por uma fase de vida em que perdem completamente o controlo; no fundo perdem a falsa moralidade e então vivem toda a contradição emocional. Vivem toda uma plêiade de sentimentos contraditórios. Se tudo correr bem numa 3.ª fase, o Saturno em Peixes no seu melhor pode virar Mestre, no sentido em que sabem gerir sentimentos, têm mestria de sentimentos.

Estas pessoas para ultrapassarem as dificuldades da vida inibem-se ou porque a pessoa já teve circunstâncias de vida caóticas que afundaram a estrutura ou porque têm de se sacrificar por alguma coisa.

Numa 2.ª fase, a pessoa normalmente percebe que uma coisa é ser virtuoso, outra coisa é ser um falso moralista e, então, vivem toda esta contradição para perceberem o que é amor, desejo, paixão, falsidade, etc.

Depois de viverem tudo isto de experimentarem, percebem e rejeitam, deixam de viver ou fazer algo por medo, de sofrer, ou de perderem o controlo.

Depois de viverem nessas águas turbulentas a pessoa também pode deslocar-se dos seus problemas pessoais para fazer face aos problemas dos outros e expressar sentimentos calorosos que se encontravam bloqueados.

Tudo o que foi dito sobre esta posição, aplica-se na íntegra ao 8 de Copas. É preciso gargalhar muitas vezes ao dia :)

A nível da saúde reflecte-se nos pés.

Na primeira hora de Saturno de um dia de Vénus e da Virgem Santa Maria Rainha e de S. Timóteo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com...

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Paj...

O Mago e as 3 Espadas

Esta semana temos como energia orientadora O Mago e hoje o 3 de Espadas. Bom, depois de duas semanas seguidas com a Morte, onde fomos confrontados com as prisões e associações difíceis que o Ego faz a determinadas circunstâncias e/ou coisas reais, parece que nos conseguimos libertar e resgatar a Luz que nos orienta. Com o Mago temos direito  ao início de tudo, voltamos ao ponto de partida onde nos são dadas as armas necessárias para o Combate e para o Caminho. São os 4 elementos no seu estado mais puro e cabe, agora, ao Mago decidir o que fazer com ele. Hoje, a energia do dia leva-nos a mergulhar nas nossas dores. O que dói? Por que dói? the pain inside by ~vladiks Com o Mago podemos aceder a essa dor e compreender que esquema emocional ou mental existe por trás dela, desmistificando assim a sua essência e eliminado a identificação. A dor é apenas um resultado de uma identificação com algo, um objectivo, uma pessoa, uma ideia. Quando compreendemos que temos a escolha d...