domingo, novembro 03, 2013

O homem impulsivo - o sistema nervoso II

unborn ideas by Catrin Welt-Stein

Qual é o fim de todas as estações auxiliares? Substituir, o mais frequentemente possível, a estação central, a cabeça. Dito isto, figuremos de novo o conjunto do organismo humano; três usinas superpostas ligadas diretamente ente si, conforme já vimos. Essas usinas contêm tudo o que lhes é necessário para funcionar. Por isso, não têm elas nenhuma outra comunicação central com o sistema nervoso senão a que se efetua pelo grande simpático. Aqui está por que a cabeça não pode dirigir o movimento do coração e do fígado: é que esses órgãos não fazem parte do seu domínio. (…)

A cada uma das três usinas está afixada um par de órgãos particulares dominados membros. A usina-ventre tem, assim, um par de pernas, a usina-peito, um par de braços, a usina-cabeça, um par de maxilares inferiores ligados a um órgão simétrico, a laringe.

Ora, estes pares de membros não são movidos pelo mesmo sistema nervoso que os aparelhos em movimento nas usinas. O grande simpático preside ao movimento interior do sangue nesses membros e às mudanças respiratórias que aí se produzem localmente, porém não há nenhuma ação sobre os movimentos que os membros realizam.

É a medula que preside a estes movimentos quando eles são automáticos; o cérebro quando eles são conscientes. Também ai nível de cada usina, a medula apresenta uma entumescência característica, de onde parte e para onde se convergem todos os cordões que vão ter aos maxilares, à laringe, aos braços ou às pernas, conforme a situação da entumescência. Da mesma forma, todos os pontos sensitivos da pele que cobre o organismo correspondente aos nervos sensitivos que vão ter à medula. (…)

Assim, cada usina divide-se em duas porções bem distintas: 1.ª – porção central, o maquinário, sobre o qual age só o grande simpático; 2.ª – porção periférica, a pele e os membros, sobre os quais o outro sistema nervoso tem a sua ação. (…)

O que é verdadeiro para cada usina o é também para o conjunto do organismo humano.

in Tratado Elementar De Magia Prática de PAPUS

Na primeira hora de Lua de um dia de Sol e de S. Malaquias, S. Clemente, Santa Ida, Santa Silvia e S. Humberto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...