Avançar para o conteúdo principal

Rosmarinus Officinalis

Origem Geográfica: Mediterrâneo. 

Fragrância: fresca, aroma a pinheiro com notas de madeira quentes subjacentes.

Óleo extraído das: folhas e rebentos. 

Notas sobre segurança: geralmente não tóxico, não irritante. Não é aconselhável para epilépticos, pessoas com pressão arterial elevada e grávidas. 

Propriedades: anti-espasmódico, analgésico, estimulante da circulação local, anti-séptico, expectorante. 

Principal utilização: muscular e circulatória (dores nas costas, má circulação, reumatismo, retenção de líquidos). 

Outras utilizações: Tónico para o couro cabeludo para promover o crescimento do cabelo, tosses, constipações, gripe, letargia. 

Psicologicamente: fragrância vigorante que melhora a concentração e estimula o cérebro. 

Mistura-se com Erva-Limão, Vetiver, Gengibre, Pimenta Preta e Alfazema.

O alecrim é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. 
O alecrim é um arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguinhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquénio. Floresce quase todo o ano.
O alecrim é, principalmente, um medicamento estimulante para todas as pessoas atacadas de debilidade extrema, e emprega-se também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide. 
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim. 
Também se recomenda a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir. 
Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver. 
Tome-se depois das refeições.
in Wikipédia

Serve ainda para temperar saladas, pratos de carne, especialmente coelho manso, porco, carneiro e vitela e todos os grelhados. 

É uma planta de Sol e serve, por isso, também para limpar os espaços, usado em defumações ou como instrumento para aspergir um lugar.

O chá de alecrim é indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insónia.

Coloque 2 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue e abafe por dez minutos.
Tome 1 chávena de chá a cada 6 horas, pode ser ingerido quente ou frio, a seu gosto.

Na primeira hora de Júpiter do dia de Vénus, S. Bernardino de Corleone, S. Félix de Nola, S. Fulgêncio, S. Noémia

Comentários

  1. Oi Shin! Só de ouvir falar de alecrim já me sinto bem...já estou indo para casa preparar um chá deste orvalho do mar - plantinha mágica -
    Beijos e um excelente ano para você.

    ResponderEliminar
  2. ;)) Olá linda,

    Muito bom!!!!!!! ;)))
    Tenho cá, no jardim mais lindo a clínica! ;))

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. Adoro cheirinho de alecrim,sua essencia floral o Rosmarinus trabalha aqueles que estão muito no etéreo,que sao mto avoadinhos e precisam de chão.Trabalha a concentração tbém.
    www.floraiosnline.net

    ResponderEliminar
  4. Shin! Ando sem tempo para visitar os amigos, muito trabalho, muita re-estruturação interna, muitas mudanças e novos começos (story of my life lol)!
    Eu uso o Alecrim, o Rosmaninho e a Lavanda quase diariamente :) Tenho a sorte de morar numa zona onde o posso colher eu mesma nas alturas mais indicadas :)
    Tens um desafio no Energia-Vital!
    Namasté!

    ResponderEliminar
  5. Adriana

    que saudades!!! É, o alecrim é mesmo mágico, o chá deve ser ingerido com cuidado, não faça ele uma limpeza daquelasssss ehehehehe

    beijocas e um ano muito bom para ti :)

    ResponderEliminar
  6. Maria Paula

    eu tb tenho, na semivaranda do quarto, mas não apanha sol diretamente, por isso...nem sempre o uso!!!

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Jaqueline

    sê bem-vinda. O alecrim dá muita concentração sim, eu que o diga LOL são uns quantos chás por dia e até banhos eheheheeh

    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  8. Ah Siala

    isso é mesmo sorte, aproveita bem! Como disse eu tenho na varanda...mas não é a mesma coisa!!!

    Beijocas e obrigada pelo desafio, irei fazê-lo sim!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp