O Eremita e a Lua Cheia conjunta à minha Lua Natal levaram-me hoje para pensamentos sobre perdão. Não me é difícil perdoar os outros, pois compreendendo-os, aceitando-os como são, torna-se fácil de os perdoar pelo que fazem. Mas perdoar-me a mim mesma, isso é uma conversa completamente diferente.
Não sei se é o meu idealismo que me leva a buscar a perfeição, se é apenas uma incapacidade em aceitar que sou tão humana quanto os outros, o que sei é que me é difícil perdoar pelas atitudes, comportamentos, pensamentos e situações que considero indignas de mim. E cada vez que isso acontece dói-me o coração. Sinto vergonha de mim própria e, fechando os olhos, parece que fico minúscula de tão imunda que me sinto.
Também sei, e a minha reflexão vem a propósito disso mesmo, que quanto mais ressentimento, raiva ou ódio nutrimos por alguém ou por alguma memória de nós, mais ela vai perdurar nas nossas vidas. Sentimentos negativos como esses fazem com que a nossa mente se ocupe em criar mais situações dessas na nossa vida. Acabamos assim por atrair cada vez mais situações semelhantes, até que aprendamos a lição de uma vez por todas.
«É perdoando que somos perdoados.» diz-me São Francisco de Assis, talvez o meu problema seja achar que não mereço mesmo o perdão, que atitudes destas não se coadunam com quem eu sou. Não é possível perdoar-me quando sei que posso ter perdido oportunidades maravilhosas apenas porque não fui capaz de ser mais e melhor...
Haverá algum tipo de salvação possível quando nós próprios somos tão severos? Será que nos perdoam sem que nos perdoemos primeiro?
O perdão é tão importante, só através dele podemos libertar a mágoa, levantar a pedra e seguir mais leves. Por que razão me é tão difícil de me perdoar?!?!
"O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício."
Martin Luther King
Enquanto não me liberto, sou condescendente comigo própria e digo-me «Amanhã farás diferente!»
Sem perdão não há paz interior. Logo, não estamos em paz com o mundo. Revejo-me nas tuas palavras. Contudo, ao contrário de ti, eu não conseguia perdoar os outros e isso influenciou completamente a minha vida. No entanto, agora entendo que o problema não era conseguir perdoar os outros, mas sim perdoar-me...foi difícil chegar a esta conclusão. O caminho do perdão conduz-nos à Paz Interior, por isso perdoa-te, liberta a mágoa, levanta a pedra e VOA! :)
ResponderEliminar"When you forgive, you in no way change the past but you sure do change the future."
Bernard Meltzer ♥
ReplyDelete
Sabbat
Eliminaré verdade, nem sempre é fácil compreender se é ao outro que não estamos a perdoar se a nós próprios.
Merecemos a Paz Interior mas para a conseguir...bem é preciso muita autoconsciência. A gente chega lá, até lá, escrevemos coisas, né?
Beijocas
shin
ResponderEliminarSabes que me custa entender isso do perdão?
O que é? Em que consiste? Como é que acontece?
Pessoalmente não acredito no perdão (nesse sentido de uma espécie de estirpe de misericórdia ou bondade) por uma razão simples:não acredito que nos possam fazer mal sem a nossa permissão. Ou cumplicidade.
A minha experiência ensinou-me que foram as situações mais duras, as mais "imperdoáveis" que melhor me fizeram crescer e melhorar enquanto ser humano.Não é conversa da treta.
Assim, procuro em vez de perdão, agradecer. É sério. Acredito mesmo nisto.
Evidentemente não tolero que me tratem mal e se o fizerem lido com a situação o mais rapidamente possível para que não tenha de se tornar numa daquelas que dá um post destes :))
Podes escolher quem queres junto de ti e até como queres junto de ti. Sem drama. Sem ofender ou dar azo a ofensas que precisem depois de ser perdoadas...tento ter isto sempre presente.
Quanto a mim...bom, também sou severa comigo mas considero essa severidade o instrumento da pessoa que me faço, todos os dias...Se há coisas que podes remediar, pedir desculpa, compensar, fá-lo. Se está feito e não há nada a fazer, paciência. Da próxima vais fazer melhor.Ou tentar pelo menos.
bemmmmmm o que já escrevi! Desculpa lá. Bem disse que não me entendia com o perdão! Só escrevo muito quando não entendo bem :))
beijos Shin Tua peaceeee
IdoMind
Eliminaro perdão, para mim, é aceitação. Aceitar que as coisas foram assim porque foi o melhor que conseguimos ser naquele momento.
É verdade o que dizes, o outro só nos atinge com a nossa permissão, mas às vezes chegar a essa compreensão demora um pouco. agradecer ajuda, sem dúvida, agradecer pela oportunidade de crescimento, mas, uma vez mais isso só acontece quando compreendes o que viveste. Acho eu!?!
O perdão...bem...é isso, difícil de compreender e de viver.
beijos sis