Avançar para o conteúdo principal

Neptuno

Descoberto em 1846, pelo astrónomo Galle, é o oitavo Planeta a partir do Sol (o segundo mais afastado) move-se à volta do Sol e demora cerca de 165 anos a completar a sua órbita. Ficou conhecido como o sonhador porque a sua descoberta foi contemporânea da teoria da evolução de Darwin (1846), do manifesto comunista (1848) e, ainda, da descoberta da anestesia e da hipnose.

Deus dos oceanos, Neptuno é o planeta das águas, das viagens marítimas, dos lugares aquáticos e simboliza o que é vago e impreciso. Desenvolve a intuição e a imaginação, o misticismo e as faculdades supra normais. A sua acção tanto se exerce nas grandes correntes de pensamento, nas reformas, como também no caos e na anarquia. Pode produzir génios, como também incorrigíveis vigaristas, mistificadores ou perversos. Drogas e venenos colocam-se sob a sua autoridade.
Brandi Strickland

Psicologicamente, domina a realidade psíquica e os graus mais elevados de percepção, sobretudo os sonhos e a fantasia. Em geral, os seus nativos têm tendência para serem pessoas com uma actividade psíquica intensa, dados a grandes sonhos, ilusões, estados de sonambulismo (muitas vezes provocados por drogas ou alcoolismo); podem ser bons 'mediuns'.

Por tudo isto, encontramos as energias deste Planeta personificadas em psicólogos, místicos, pessoas hipersensíveis, artistas, entre outros. Infelizmente, quando Neptuno está dissonante ou mal aspectado, esta característica revela-se em pessoas com tendência para vícios de jogo, drogas ou álcool.

Neptuno indica ainda os impulsos do inconsciente ou de fontes obscuras que afectam o indivíduo. O nativo de Peixes tem de ter cuidado para não cair em estados depressivos de desilusão, ilusão ou hipersensibilidade. É o Planeta que governa o subconsciente: as doenças mentais, as depressões, as manias. No plano social, a sua influência marca sobretudo a anarquia e o seu oposto, o comunismo, e os movimentos do tipo irracional ou surrealista, bem como a polícia. Os gases, sobretudo os tóxicos, os estupefacientes e o mundo das radiações estão também sob a sua influência.

Quer Neptuno represente o barro original, a matéria-prima, a água primordial ou a poeira do infinito cósmico e a fusão final, ele é, sob todas as suas manifestações, o arquétipo da integração ou dissolução universais.
E tudo o quanto se sabia ficou dito.

Era um dia de Saturno e de Santa Margarida de Cortona

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp