segunda-feira, junho 30, 2008

O Elemento Fogo

O Fogo pode ser distinguido em três categorias diferentes: o interior, o da mente e do espírito, tendo cada um características diferentes e desempenham em nós tarefas diferentes. Cada um dá acesso ao outro e estão interligados, não será possível aceder a um se o outro estiver desequilibrado. Por isso torna-se vital, para um caminho seguro e consciente, conhecer o estado do nosso corpo, como é construído e como está alinhado.

Como H.P. Blavatsky disse:

Existe o calor interno e o calor externo em cada átomo, o hálito do Pai (Espírito) e o hálito (o calor) da Mãe (matéria). D. S.
Esse calor interno é aquele que normalmente chamamos de Paixão, é o viver as coisas intensa e apaixonadamente.
Curiosamente, enquanto escrevia estas linhas veio-me à cabeça que eu tinha perdido esta capacidade, a de viver as coisas intensamente, mas não é verdade. Ainda tenho essa capacidade, o que começou a acontecer com o amadurecimento, foi que comecei a dominar melhor essa Paixão. Primeiro, é apenas libertada para coisas que façam realmente sentido, insuflar-me de sentimentos por algo que à partida não vai levar a lado nenhum é apenas uma perda da minha energia. Segundo, a Paixão facilmente se pode tornar num defeito, pois é um sentimento que pode cair na obsessão ou na ira, duas das características que eu muito bem poderia ter marcadas em mim, mas que me deu muito trabalho a limpar e a dominar. Por isso, esse Fogo da Paixão está muito bem controlado, dominado, mas nunca apagado.
Assim, este fogo torna-se importante na medida em que nos pode ajudar a direccionar a nossa Energia, se eu for capaz de seguir a minha Paixão e deixar-me guiar por ela, estarei a controlar as minhas energias, criando menos dispersão e a canalizar o meu Fogo Interior para o da Mente, permitindo-me chegar a outro nível de entendimento sobre mim e sobre o mundo.
Algumas das actividades que nos ajudam a desenvolver ou a manter este Fogo são as relações sexuais, que bem canalizadas podem levar-nos até ao fogo seguinte. Os desportos são também actividades benéficas para este elemento, bem como o teatro!

Num dia de Lua e do Arcanjo Gabriel, dos Protomártires da Igreja de Roma
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...