Avançar para o conteúdo principal

Selo Lemniscata

A doce, criativa, linda e amiga Lemniscata, no meio dos seus processos criativos, decidiu criar um Selo Blogueiro, e em boa hora o fez, pois o seu desafio é bastante interessante. Este selo que se intitula Selo Lemniscata visa destacar os blogues que demonstram talento.
Fui seleccionada para ganhar este selo por vos pôr a pensar (risos), não sei se isso é um talento, mas se ela achou não vou discutir! Cumpre-me agora a tarefa de nomear 7 blogues (Ó Lemniscata porque não são 8? rkrkrkrkrk) e responder à árdua pergunta: “O que é para ti ser um Homo sapiens?”

Eu disse que isto ia dar pano para mangas, mesmo se deixei de lado a questão da Igreja! Por que será tão difícil para a Igreja aceitar que viemos dos macacos? E não me venha com a história da Bíblia, pois é sempre possível de dar a volta ao texto! Mas bom...essa hoje fica de lado, hoje o tema é: O que significa para mim ser Homo Sapiens?

Antes de mais é apenas uma classificação, mas uma classificação que nos chama a atenção para o facto de que antes de sermos como somos, seres pensantes, passámos por vários estádios de evolução. O desconhecimento desses estados faz com que muitas vezes não compreendamos os comportamentos que temos ao longo do dia-a-dia e que outros seres da mesma espécie têm.
Por exemplo: o estudo genético do ser humano, revelou-nos recentemente que há uma quantidade de comportamentos que advém das primeiras fases do Homo, que ainda temos o input desses tempos. (Oh, Meu Deus! - dizem vós! Ah pois é! – digo eu.)
Os famosos sonhos dos quais acordamos sobressaltados porque estamos a cair (quem não teve já um desses?) vêm do nosso tempo em que nos tornámos Homo Erectus. Ainda não completamente adaptados a esse estado, dormíamos nas árvores e inevitavelmente muitos dos nossos antepassados caíram das árvores enquanto dormiam, tendo o famosa morte santa, durante o sono. Este acontecimento relaciona-se com os nossos sonhos de quedas, ainda existe em nós essa informação de que podemos cair durante o sono e morrer. Ou, ainda, descobriu-se porque reagimos tão mal quando ouvimos um “Shiuuu!” As nossas maiores inimigas eram as cobras que viviam connosco escondidas nas cavernas, o som Shiu assemelha-se aos sibilar que as cobras fazem, por isso, ainda hoje temos medo ou reagimos na defensiva perante esse som, curioso, não é?
O que nos leva, então, de volta ao tema. Ser um Homo Spaiens é ser um herdeiro de uma história evolucionária gigantesca, de biliões de ano de existência enquanto unidade celular, de biliões de mudanças e de mais não-sei-quantas gerações, enfim, se compreender a minha família já é complicado, imagino o que será compreender os ancestrais!!!
Todavia, pelo menos uma coisa temos de aprender com a nossa história e essa parece-me que cada vez está mais fácil de compreender, pois todas as crianças nos chamam a atenção para ela. Ao longo da nossa evolução levámos, por várias vezes, várias espécies de animais à extinção, somos uma praga para todos, onde chegamos destruímos, nunca nos integramos com a vida que já existe, impomos a nossa forma e achamos que tudo e todos são uma ameaça. E, infelizmente, isso ainda não acabou pois, mesmo sendo Homo Sapiens, continuamos a fazer o mesmo com tudo e todos. O que me fez pensar que se calhar ainda não estamos na fase final desta família, que se calhar depois do Sapiens virá outra categoria de Homo. Digo isto porque parece que a sabedoria ainda não foi fundida na totalidade, falta aqui algo para nos fazer o clique, ainda não desenvolvemos tudo o que há para desenvolver, aliás basta pensar na massa cinzenta e na percentagem que é utilizada.
Creio que esta fase do Homo estará em vias de extinção (não se riam) não tarda muito e uma nova fase se iniciará, onde poderemos juntar à Sapientia o Cognoscere, claro este dará um novo tipo de Homo, o Homo Cognoscus ou para os amigos o Cogno, aquele que além de pensar, sabe agir, com o coração, pois está claro! Que vos parece? Absurdo? Talvez! Visionário? Talvez!
Mas agora quero ouvir as vossas próprias teorias, pois já chega de falar sozinha! Ó Lemniscata, a culpa é tua, puseste-me para aqui a pensar e olha no que deu!

Ahhh ... não me esqueci....and the winners are:

Adriana das Dimensões Internas, pela forma como coloca questões tão fundamentais de forma simples e Bela, ajudando-nos a relembrar!

António Rosa da Cova do Urso, pelo seu Conhecimento e pelo Talento de pôr toda a gente a falar sobre Astrologia, mas não só!

Medusa do Nodo Ascendente, pelo Rigor e Profundidade dos seus textos! Pela sua genorosidade em nos oferecer a sua Sabedoria!

Mr. Hand do O Movie, Where Art Thou?, pela sua Paixão pelo cinema, por as suas críticas e notícias importantes! Além do seu inigualável talento de nos pôr a ver o Cinema como uma Verdadeira Arte!

Velho dO Velho, pela linda forma de escrever e de nos contar a História do Naró, simplesmente deslumbrante! E pela forma como torna possível o nosso despertar!

Viajante do Café e Bolos, pela diversidade de temas que nos oferece e pela sua infinita capacidade de Compreensão!

Whesley Fagliari dos Santos do Amigo da Sofia, pelos seus Poemas Mágicos que nos falam tanto, que penetram em nós ora com Raios que nos acordam, ora como suaves brisas que nos embalam!

Deixei de fora, a Hazel e a Caillean pois já receberam e, por isso, não voltei a mencioná-las mas elas sabem que o receberiam da minha parte. A Lemniscata está implícita, mas se não estivesse seria com certeza uma das contempladas, pois o seu Talento é imenso! Ficam outros três jovens blogues também de fora apesar de já terem provado ser criativos e muito mais, mas as regras...as malditas regras!!! Ahhh porque não eram 9??? Ou 10??? Rkrkrkrrkrrkrkrkkr

Obrigada Lemniscata, it was fun!

Agora estes 7 talentosos deverão também respeitar as regras deste Selo:

1 - O premiado deverá expor o selo no seu blog e atribuí-lo a 7 outros blogs que considere merecedores.

2 - O premiado deverá responder à seguinte pergunta: O que significa para si ser um Homo sapiens?

Divirtam-se!

Comentários

  1. Querida Shin Tau,

    Estou profundamente emocionado por receber de ti este selo, esta premiação... Quanta gentileza a sua e quanta emoção a minha... Muitíssimo obrigado, com todo o meu coração e razão!

    Aguarde o texto, sairá logo-logo... Ainda embebido pela emoção e pela responsabilidade de escrever...

    Muito obrigado mais um vez!

    P.S.: Vamos às providências práticas... Diga-me se entendi direito: tenho que escrever um texto sobre o que é ser um homo sapiens e, depois, eleger 7 blogs que eu acredite serem merecedores do selo e delegar a eles a mesma responsabilidade quanto ao texto... é isso?

    Bjs de gratidão!

    Whesley

    ResponderEliminar
  2. Whesley,

    :) foi sentido também da minha parte :)

    Quanto às questões práticas, é mesmo isso: escolher 7 blogueiros que ache que têm talento (seja em que artes for) e escrever um texto respondendo à pergunta: "O que é para si ser Homo Sapiens?". Depois cada um dos bloguieros deverá fazer o mesmo!
    Esqueci-me de pôr as regras no post, vou acrescentar!

    Um beijo e divirta-se!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Querida!
    Ergo uma taça para celebrar!
    Amor e Luz!

    ResponderEliminar
  4. Shin Tau

    Muito obrigado pela menção. É muito honroso para mim. Claro que aceito e dentro de dias (lá para o final de semana) farei um post lincando o prémio.

    Infelizmente, a coisa vai ficar só pelo linque ao seu blogue e ao da Lemniscata, pois, habitualmente, não costumo nomear ninguém.

    Eu sei que estes selinhos são importantes para ganharmos uns pontinhos nos indexadores onde estamos inscritos, mas sabe uma coisa? Eu não saberia distinguir uns blogues e outros como mais merecedores de distinções. Gosto de todos eles.

    Já pensei em si para a próxima série de entrevistas. Estou a rever as perguntas... :) Receberá um email meu dentro de dias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. adriana,

    brindo mas não com champanhe, ainda me dói a cabeça de quinta-feira! rkrkrkrkrk :*

    ResponderEliminar
  6. Minha cara Shin Sapiens,

    Está muito interessante a tua resposta. Essa do "shiu" nunca me passaria pela cabeça, mas faz algum sentido, sim.

    Beijinhos e uma boa semana!
    Hazel Sapiens

    ehehehehhe

    ResponderEliminar
  7. Ui António,

    se o compreendo com esse dilema...mas optei por fazer escolhas e desta vez mencionei uns, para uma outra vez mencionarei outros!

    Entrevista?!? UI Até fiquei com calores e calafrios!!! Todavia, será uma honra para mim!

    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  8. Namasté Shin Tau...

    Parabéns pelo prémio que recebeu...
    Isto é um pequeno gesto de amizade que demonstra de forma maravilhosa que o trabalho que esta a desenvolver, chega ao coração dos outros...
    E isso é energia, isso é Luz, isso é Amor...
    E acredite que em cada pequeno ponto que ganha neste plano físico da matéria, ganha muitos mais pontos no plano espiritual...

    O meu abraço de luz!

    ResponderEliminar
  9. Olá Shin Tau

    Muito obrigado pelo sua bondosa referencia e pelo prémio.
    Irei fazer um post sobre o que penso sobre o dito sapiens

    Beijinho

    O Viajante

    ResponderEliminar
  10. Shin Tau

    Só para informar que o post sobre o prémio está previsto para o dia 23, lá para as 7 da manhã. Um post muito clean e apenas com 2 linques. :)))))

    Gostei muito do post de cima e recebi recados que muitos visitantes do Cova gostaram muito do Grimoire.

    beisito

    ResponderEliminar
  11. Olá companheira de viagem!

    É com sentida gratidão que recebo essa nomeação, ainda para mais vinda de ti, com quem tenho tido o privilégio de partilhar e aprender tantas tantas coisas.

    Já tenho algumas ideias, vou trabalhar nisso, e espero estar à altura do selo e dos teus elogios ;-)

    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Confesso que eu fui procurar no dicionário o que raios é Cognescere.

    O Homo Cognoscus foi uma ótima sacada.

    Estou a pensar sobre essa evolução humana. Não estamos muito longe disso. Pelos blogs que visito, vejo muita sapiência.

    O que falta são idealizadores a por em andamento a roda da evolução.

    A propósito. Não precisamos de agitadores.

    Direto do Brasil e torcendo muito pelo seu prêmio.
    Um Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Muito grato, Shin, pelo prêmio e pelo comentário, viu? Gosto muito da fluência dos seus textos.

    Gostei também dessas informações. Principalmente sobre o "Shiiuuu". rsrs Fantástico! Vejo que faz todo o sentido, inclusive pelo ponto de vista místico.

    Beijo!

    ;-)

    ResponderEliminar
  14. Mentuhenhat,

    Obrigada pela sua presença iluminadora! Gostei do pensamento! Espero que esteja BEM!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Viajante,

    foi tudo sentido :*
    Confesso que estou curiosa com o que irá construir, mas respeitando o seu tempo ;)

    ResponderEliminar
  16. António,

    deixa-me sempre feliz com a sua presença em palavras, ver o Ursinho (com todo o respeito) enche-me a alma :)

    Obrigada pela informação! Fico sem palavras, pois este blogue foi feito a pensar em mim e para mim, quando alguém gosta do que vê, além de automaticamente mostrar que gosta de mim :), revela que não estou só e que estes temas podem e devem chegar a mais pessoas!

    Eternamente grata por tudo o que tem feito por este humilde blog e blogueira!

    Beijos e muitos

    ResponderEliminar
  17. Medusa,

    :) é recíproco pelos vistos.
    Ficarei atenta ao texto...e curiosa, acho que vamos ter direito a algo muito especial (ups...não quis colocar pressão rkrkrkrkrrk)

    Kisses

    ResponderEliminar
  18. Léo,

    foi gira essa, não foi! rkrkrkrkrrk

    Espero que tenhas razão!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Velho :))))))

    bons olhos te vejam!!!
    Foi tudo e é tudo sentido, acho as tuas histórias umas pérolas e já tenho saudades.

    Agradeço o comentário, se vocês soubessem que eu tinha (e ainda tenho) receio de expor o que escrevo, nem acreditavam, né?
    Mas vamos avançando e ultrapassando os medos :)

    Essa informação da genética é ultra poderosa! Agora percebo bem melhor porque os meus miúdos ficam hirtos quando ouvem SHIIIUUUU!
    rkrkkrrkrkrkrk

    Beijos grandes e volta rápido (se puderes, claro rkrkrkrkrkrrkrk)

    ResponderEliminar
  20. Shin Tau

    Já lá tem o agradecimento público à atribuição do selo.

    Mais uma vez, muito obrigado.

    ResponderEliminar
  21. Shin_tau,

    Tudo muito bonito mas esqueceste mencionar a fonte dessas informações únicas!!! Toda a gente gostou do shiuuuu lol

    Como tu, acredito que estamos no limiar de uma profunda transformação.

    Começou já a nível físico e inevitavelmente acontecerá ao nível da consciência. Remember A.I.?

    Os nossos corpos estão a mudar, os dedos mindinhos tendem a desaparecer, a cabeça é cada vez maior (valha-nos Deus!) temos menos pêlos e as feições são mais leves sendo cada vez menor a diferença entre homens e mulheres.
    O cromossoma Y tem cerca de 10 mil anos de vida...depois...depois talvez venha esse Cognos.

    Eu gostava que fosse esse o caminho da nossa evolução, mas vejo isto muito mal parado.

    Cabe-nos fazer a nossa parte e começar a construir hoje o Homem que queremos ser amanhã.

    beijos e estou morta de cíumes (sabes porquê, não é?

    ResponderEliminar
  22. Olá minha querida Amiga, estive sem net por três dias e só agora vim ver o resultado das minhas semeaduras por cabeças alheias Loooll! Adorei o teu post. A cena de cair das árvores nunca me tinha ocorrido, faz todo o sentido! A do "Shiu" é mais flagrante mas também tem o seu impacto, vê-la assim verbalizada. Talvez isso explique um certo incidente que não sei se já te contei... fica para o nosso próximo chá ;)! Bjs grandes *****

    ResponderEliminar
  23. IdoMind,

    estava à espera que reagisses rkrkrkrkkrrk

    PAra todos: foi a IdoMind, com os seus milhares de contactos típicos da sua parte gemeniana que me facultou esta informação.

    Satisfeita?!? :*

    Não sei porque estás morta de ciúmes?
    Logo explicas, se quiseres!

    Kiss

    ResponderEliminar
  24. Lemniscata,

    :) fico contente que tenhas gostado. Acho que já me falaste sobre esse incidente, mas como temos muito que falar sobre cobras, creio que vamos lá bater novamente!

    Beijocas e mais um vez obrigada, foi super divertido escrever sobre este tema!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com