Avançar para o conteúdo principal

Nossa Senhora da Conceição - padroeira de Portugal- bom dia para reflectir

Nunca compreendi muito bem porque razão se celebrava a Imaculada Conceição a 8 de Dezembro, até hoje!
Sempre julguei que esta celebração tinha a ver com o facto de ela ter sido mãe sem ser corrompida (um dos dogmas que me fazem afastar da Igreja, mas para agora isso não interessa) e não entendia porque era no mesmo mês em que ela dá à luz, nunca me tinha apercebido que festejávamos neste dia 8 a concepção da Virgem e não de Jesus.
Na verdade 8 de Dezembro é a festa sobre a fecundação de Sant'Ana, é o dia em que Maria desce à Terra para nos dar o Redentor de Todos os Pecados, é o dia em que ela é concebida para, nove meses mais tarde, a 8 de Setembro, dar o seu primeiro sopro neste Mundo Manifestado e com isso poder dar seguimento ao Plano de Deus.
Curiosamente, ou não, neste dia, para muitas das culturas antigas, já se celebrava uma deidade feminina. Para os Maias era o dia de Ixchel, deusa da Lua, do Amor e da gestação, os egípcios festejavam Neith, a deusa criadora de todos os deuses, e os gregos celebravam Astraea, a deusa da Justiça.
Será então mera coincidência este dia ser o dia da celebração da Virgem Maria, mulher que a Igreja construiu para conter em si todas as deidades femininas existentes em todas as culturas antigas? Por que razão passou Maria a conter o papel de todas as mulheres? Sempre me fez, em pequena ainda mais, confusão haver só uma Virgem mas depois ter vários nomes: Nossa Senhora dos Remédios, de Fátima, Conceição, Lourdes... Foi muito tarde na minha vida que compreendi que todos os nomes eram a mesma Entidade, que mudavam de acordo com o lugar da aparição ou com a virtude que representa.

Mas bom, isso são as minhas questões, interrogações...a Igreja fascina-me e ao mesmo tempo repugna-me. Quando penso no início desta Igreja, naquilo que ela pretendia representar, fico empolgada, vendo os valores que ainda hoje, dois mil anos depois, se mantêm. Mas depois penso no jogo de poder, de violência e corrupção moral que ela representa hoje e fico indignada. Mas verdade seja dita, não me é indiferente. Talvez eu seja aquilo a que poderemos chamar uma cristã joanina, preferindo a construção do templo interior seguindo João, do que exterior, seguindo Pedro.
Voltando ao tema... Fiquei deveras admirada com este facto, não sabia que a Igreja dava assim tanta importância a Maria. Compreendo que ela tem um papel importante, mas a mulher sempre foi mal tratada pela Igreja, dai a minha admiração.
Esta data está também associada com a aparição mariana em Lourdes, um dia tenho de lá ir. Esta semana estou a fazer intenções de ir até Fátima...preciso apanhar Ar!

O que me leva às minhas reflexões deste fim-de-semana. No sábado aproveitei o dia todo para arrumar arquivos! Nunca nada funciona tão bem comigo como limpar a casa, (risos) sempre que dou uma faxina geral na casa, dou uma na alma. Pus tudo em ordem e, no fim, banheira cheia, velas laranja e violeta, sal na água e incenso de menta. Uma música no mp3 (ainda Mercury Rev, desde o concerto que não consigo parar de os ouvir), Vinho Mágico (que conclui, lindo, há uma ingenuidade, uma simplicidade nesta história que a torna magnífica!) e um copo de vinho a sério. Não cheguei a grandes conclusões, na verdade também não é importante. Aconteceu o que aconteceu, firmei em mim que não volta a acontecer, que esse tipo de situações não fazem parte da minha vida e assim deverão permanecer.
No entanto, as ilações continuaram a chegar até mim como que por magia. Depois da Salomé ter partilhado o seu estado actual lembrei-me que E. me tinha oferecido um livro com esse título Ser como o Rio que Flui de Paulo Coelho. Este autor exerce sobre mim uma influência bizarra, um dia tenho de o conhecer pessoalmente. O primeiro livro que li dele (risos) Verónica decide morrer e seguiu-lhe Maktub uma oferta, curioso não? A partir dai foi muito mais tarde que Brida veio ter comigo, seguiu-se o Alquimista, O Diário de um Mago, Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei, O Monte Cinco, Onze Minutos e muito recentemente as Valquírias. Tenho mais livros de Paulo Coelho em casa, mas ficam a marinar na estante até ao dia em que estiver pronta para aprender aquela lição. O Zahir já me foi oferecido há 3 anos, por um casal que já nem está junto, mas o livro lá permanece no mesmo lugar à espera que eu me encontre no estado certo, como um bom vinho à espera na adega pelo seu momento.
Foi então que decidi abrir o livro e ver se ali havia algo para mim, agora. Ser como o Rio que flui é uma compilação de histórias da vida do escritor, de contos ou histórias d culturas diferentes e de parábolas. Todos eles tentam transmitir um ensinamento. Passo a transcrever o que me surgiu e que melhor do que Paulo Coelho para concluir as minhas crises?!?

A História do Lápis

Um menino olhava para a avó a escrever uma carta. A certa altura, perguntou:
- Estás a escrever uma história que aconteceu connosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?
- Estou a escrever sobre ti, é verdade. No entanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou a usar. Gostava que fosses como ele, quando cresceres.
O menino olhou o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas é igual a todos os lápis que vi na minha vida!
- Tudo depende do modo como tu olhas para as coisas. Há nele cinco qualidades que, se as conseguires manter, farão de ti uma pessoa sempre em paz no mundo.
A primeira qualidade: tu podes fazer grandes coisas, mas nunca te esquecer que existe uma Mão que guia os teus passos. A esta mão nós chamamos Deus, e Ele deve sempre conduzir-te em direcção à Sua vontade.
A segunda qualidade: de vez em quando, é preciso para de escrever e usar o afia-lápis. Isso faz com que o lápis sofra um bocado, mas deixa-o mais afiado. Portanto, aprende a suportar algumas dores, porque elas farão de ti uma pessoa melhor.
A terceira qualidade: o lápis permite sempre que usemos a borracha para apagar aquilo que está errado. Percebe que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente mau, mas importante para nos mater no caminho da justiça.
A quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, presta sempre atenção àquilo que acontece dentro de ti.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele deixa sempre uma marca. Desta maneira, compreende que tudo o que tu fizeres na vida vai deixar traços, por isso tenta ser consciente de todas as tuas acções.

Num dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição e de Gabriel, Regente da Energia de Lua

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Comentar neste post é um desafio, mas é interessante a que as reflexões sobre a Mãe nos podem levar.
    Nos que diz respeito às datas já é sabido que a religião cristã aproveitou muitas das celebrações pagães para fazer as suas festas como é o caso do Natal a 25/12. Ao que parece jesus terá nascido em Março.
    Quanto a Maria diz a tradição que nasceu em Nazaré da Galileia filha de S. Joaquim e Sta Ana, e a sua natividade é celebrada no dia 8 de Setembro. Hoje dia 8 de dezembro é o episódio da visitação em que Maria recebe o Anjo Gabriel e aceita ser mãe de Jesus.
    De facto a religião cristã é uma religião masculina tal como a muçulmana ou a judaica. Contudo no nosso insconciente colectivo a imagem da divindade feminina é ainda muito forte. Daí que apesar de simples mortal a devoção dos cristão por ela aumentou e contruiram-lhe santuários por todo o mundo.
    Hoje existem sinais da vontade do Vaticano em acabar com este quase eclipse de Jesus.
    Um exemplo disso é o nome dado à nova basilica de Fátima designada por "Basilica da Santissima Trindade".
    Agora vou para uma "chocolatada" não sei bem o que é mas deve ter chocolate, contudo gostaria de lhe pedir o seguinte:
    Não entre na Cova a Iria a pensar que estão lá uns malandros a explorar as pessoas. Não deixe que pensamentos negativos apareçam à superficie da sua mente,passeie, medite,porque a nergia é muito poderosa e a lei do retorno é inexoravel.

    Bem vamos para a dolce vita

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Olá Shin

    Eu passei o sábado em Fátima,coincidências....

    Paulo Coelho, esse livro que mencionas é lindissimos tem exemplos fantásticos e como sempre é com muita simplicidade que ele os transmite.
    Li algures que " O que fazemos hoje, ecoa na Eternidade" por isso que sejamos sempre guiados Por Maria, Jesus e não esquecendo o Grande S.José.

    Se fores a Fátima que todos te acompanhem nos teus passos.
    Com o meu amor fraternal de sempre

    Um abraço de alma
    Salamandra

    ResponderEliminar
  3. Sabe o que mais me "aborrece" é que podíamos ter um exemplo de maternidade único, onde cada mulher valorizasse a maternidade e compreendesse que apenas em si se pode dar a manifestação da Vida, reconhecesse o seu papel impportante no Mundo. Mas como a Igreja tornou Maria num símbolo, um icon, algo inatingível, longe dos homens por ter dado à Luz sem o pecado, as mulheres de todo o mundo perderam a mensagem que é dada. O milagre da Vida, a Obra de Deus só pode ser manifestado através da união sagrada do Homem com a Mulher, mas é nela que a Obra nasce.
    Quanto ao seu pedido, vejo o mais como um conselho e agradeço. Cada um tem o seu papel, a sua tarefa, se a minha Kundalini estiver a fluir, nada me perturbará e assim poderei aproveitar oque aquilo tem de melhor- a sua energia!

    Quanto à Lei do Retorno, não me esqueçi! Devo lhe dizer que pode ficar "tranquilo", não há nada na minha manipulação de energias que pudesse ter provocado algo de negativo na minha vida, pois todos esses actos tem por base esta simples oração prévia:
    "Se aquilo que estou a realizar é bom para a minha vida, a minha comunidade, agora e depois, então que a tarefa seja realizada.
    Se o que estou a fazer é mau para mim e para a minha comunidade, para agora e depois, então mantem-me longe dessa tarefa. Obrigada meu Deus por guiares os meus passos" Nunca pensei em partilhar isto, mas teve de ser!

    Obrigada meu amigo pelas suas atenções constantes e os seus conselhos, espero que a chocolatada seja boa. Isso faz-me pensar que devo ler a seguir o livro "Chocolate" de Joanne Harris, mais uma mensagem...

    ResponderEliminar
  4. Enquanto escrevia o comentário ao Viajante, a Salamndra fazia-me o mesmo.
    De facto, não há coincidências, apenas sincronicidades.

    O meu sábado já sabes como o passei, mas a receber a mensagem de que lá devia ir, terás por acaso pensado em mim?!? É que no sábado senti mesmo essa força a vir de Fátima, caramba!!! Começou na sexta, o programa do José Hermano Saraiva na 2 era sobre Ourém, lembrei-me da Torre e de ir a Fátima.
    Não posso deixar de ouvir esta Vontade...obrigada pela tua presença!

    ResponderEliminar
  5. Olá Shin Tau
    E quero-lhe dizer que acredito que a Shin Tau seja uma "guerreira da luz" estes meus receios talvez sejam um sindrome que eu tenho ainda por resolver.
    Desejo-lhe uma boa viagem e que venha revigorada

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  6. Viajante,

    os medos, enquanto não nos paralisarem, são excelentes conselheiros, fazem-nos questionar as coisas! E sem questionamento não há consciência do caminho.

    Quanto à Guerreira da Luz, não sei. Ainda não sei bem o que isso significa, mesmo depois de tantos livros lidos do Paulo Coelho (risos).

    Luz

    ResponderEliminar
  7. Minha doce Shin

    Sim é verdade no sábado pensei muito em ti e enquanto fazia o percurso da azinheira pensava "que bom seria se estivesses ali" e então enviei-te sim, todo o meu afecto.

    Sincronia tambem mas eu chamo-lhe Amor.

    Faz sim essa viagem a Fátima,penso que estará lá uma bela surpresa á tua espera. Temos o ritual do Solsistio de Inverno e deixo-te uma mensagem, tenta ir antes do Ritual da Luz.
    Aquela Torre e a viagem até Ourem ainda estão coisas por descodificar.Será que chegou o momento?
    Um abraço de alma
    Salamandra

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que andas um pouco perdida na procura da Luz.

    Talvez este fime do Youtube te esclareça

    Zeitgeist - Official Release (Portuguese)

    ResponderEliminar
  9. Ao Anónimo,

    agradeço a partilha, já conheço o filme, mas de qualquer forma agradeço muito.

    Que a Lua e a Harmonia permanecam nos nossos corações

    ResponderEliminar
  10. A religião cristã não aproveitou só as datas. Já reparou no crescente que aparece aos pés da imagem de Nossa senhora da Conceição? Parece o mesmo que aparece em vários menires e estelas neolíticas "indecifráveis". Até a deformação com que é representado é idêntica.

    ResponderEliminar
  11. Olá Anónimo

    é verdade sim, não foram só as datas.
    Fico muito agradecida pela anotação que deixa, pois na verdade as simbologias também se mantêm.

    Grata e volte sempre :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com