Avançar para o conteúdo principal

Ritual do Solstício de Inverno

É a terceira vez que realizo este ritual. A primeira fui apenas assistente/participante, esse ritual foi muito importante para mim, fi-lo com uma prenda no bolso, a chave do meu Templo.
O segundo, realizei-o no meu Templo, com três mulheres a assistirem/participarem e foi um dos mais belos que realizei, dirigindo pessoas.
Este foi feito sozinha, mas na companhia de Todos! Têm sido muito bonitos, diversificados e reveladores.

Nestes últimos tempos, tenho sido questionada sobre estas práticas que realizo, como nunca tive problemas em justificar os meus actos, as minhas crenças, decidi esclarecer aqui algumas coisas, são as minhas visões pessoais sobre estes rituais e, por isso mesmo, têm a validade que têm.
Há oito rituais que realizo imperativamente, 4 dedicados ao Sol (os dois solstícios e os dois equinócios) que marcam a marcha da Luz, o Ritmo da Natureza, e 4 dedicados à Lua (Luas Cheias) estes relacionados com a fertilidade do campo, com o cultivo, a prosperidade. Estes rituais são de origem incerta, alguns crêem que vêm dos tempos egípcios, outros dos celtas, ou de mais tarde ainda. A mim a origem não me interessa, pois cada coisa tem o valor que lhe damos e eu atribuo a estes rituais um valor simples: colocar-me em sintonia com a Natureza.

Desde que comecei este Caminho, sinto-me mais equilibrada, mais em harmonia com os ciclos naturais da Vida. O meu corpo adaptou-se aos ciclos lunares e a minha mente/espírito aos do Sol. Sinto as coisas exteriores como reflexo de mim própria e vejo no mundo o meu próprio mundo interior. Estas são tão simplesmente as razões e os objectivos dos meus rituais de comemoração.
Quanto aos outros, nada têm a ver com a dita bruxaria popular, são complementos que realizo para treinar as técnicas e pedir prosperidade para o Universo. Os rituais têm bases pagãs, as tradições vem quase todas dessa cultura, mas não sinto qualquer problema em associar estes rituais à religião cristã. Para mim podemos chamar o nome que quisermos a Energia Primordia é simplesmente uma Energia e se lhe damos um nome diferente de cultura para cultura, religião para religião, as suas características não são diferentes. Eu posso chamar-me Maria, Shin Tau, Gally ou Nada, mas a minha essência é sempre a mesma.
Posto isto, espero que os Curiosos (risos) que me questionaram se sintam satisfeitos com a minha resposta, que compreendam acima de tudo que isto nada tem de Oculto, Misterioso ou Hermético, é apenas uma forma diferente de nos podermos encontrar enquanto parte Manifestada da Grande Obra Divina. Tão-somente isto!

Agora o ritual retirado do livro Rituais Antigos para um Mundo Novo – Manual de Magia de José Medeiros :

Colocar uma vela verde dentro da Taça do Fogo e as outras em volta da mesma, uma branca à esquerda, uma vermelha ao meio e uma preta à direita.
Tocar o sino três vezes e dizer:

- Hoje termina a regressão e começa a expansão. A Luz triunfará de novo. Energia Primordial Pai/Mãe do Universo, que o novo Sol conduza ao Espírito das tuas duas polaridades. As Águas Primordiais farão com que a Vida se volte a manifestar, renascendo do interior da Mãe Terra e a nova luz do Sol lhe dará força e vigor para que se multiplique. Hoje recomeçamos a avançar na espiral da evolução que dirige o nosso Plano.

Acender incenso de Olíbano e dizer:
- As Energias adormecidas vão despertar e aumentar com a força do Amor, enquanto farão avançar a Roda da Vida. A noite fria aguarda a chegada da aurora, anunciadora do novo Sol que ajudará a Grande Mãe a fazer ressurgir a Vida guardada no seu ventre. De novo as trevas darão lugar à Luz e as Energias Telúricas se manifestarão no nosso Plano. O novo ciclo começou.

Acender a vela branca e dizer:

- Que a Luz branca da Virgem me Ilumine no novo Caminho e faça germinar as sementes de novas iniciativas.

Acender a vela vermelha e dizer:

- Que a Luz vermelha da Mãe desperte a minha mente criativa, e auxilie na minha realização e me dê força para o Bom Combate.

Acender a vela preta e dizer:

- Que a Luz negra da Sábia me ajude a compreender os mistérios e me dê a Sabedoria para percorrer o Bom Caminho.

Acender a vela verde e dizer:

- Que a Luz verde da Grande Mãe das Três Faces, representando a Vida que ressurge da Terra e o Sol novo que Hoje se vai manifestar, me ilumine durante este novo ciclo.

Tocar o sino, uma vez, para Oriente e dizer:

- Regente da Porta de Oriente e Génios do Ar, acolhei a nova Luz que hoje se manifesta.

Tocar o sino, uma vez, para Sul e dizer:

- Regente da Porta de Sul e Génios do Fogo, acolhei a nova Luz que hoje se manifesta.

Tocar o sino, uma vez, para Ocidente e dizer:

- Regente da Porta de Ocidente e Génios da Água, acolhei a nova Luz que hoje se manifesta.

Tocar o sino, uma vez, para Norte e dizer:

- Regente da Porta de Norte e Génios da Terra, acolhei a nova Luz que hoje se manifesta.

Em frente ao altar, virada para Oriente, tocar o sino três vezes e dizer:

- Eu te saúdo, Sol Invictus, Luz da Nova Vida. Abençoa-me e ilumina a minha nova vida e o meu Caminho.

Tocar o sino três vezes e dizer:

- Eu te saúdo, Grande Mãe da Tripla Face, Senhora do Passado, do Presente e do Futuro, Renovadora da Vida. Abençoa-me e protege-me no Bom Combate. Que assim seja.

Saudar o Oriente flectindo a cabeça e cruzando os braços sobre o peito.
Colocar a taça com o vinho sobre o pentagrama e tocar-lhe com a Vara para Consagração.
Erguer a Taça, para Oriente, e beber um pouco de vinho; o resto será vertido sobre a Terra, no exterior depois de terminado o ritual.

Saudar o Oriente.

Meditação sobre o ressurgimento da Luz. Elaboração mental de planos para o novo ciclo.
Dizer:

- Que a Força do Tempo Velho seja transferida para o Tempo Novo. Pai/Mãe, Energia Primordial, dá Força ao Tempo Novo para que o Caminho se cumpra com Beleza e Sabedoria.

Saudar o Oriente, com os braços cruzados sobre o peito, o esquerdo sobre o direito, e dizer:

- Energia Primordial, Pai/Mãe do Universo, ajuda-me a percorrer o Bom Caminho e a vencer o Bom Combate. Que assim seja.

As velas do ritual deverão arder até ao fim, ou então, ser enterradas.


Num dia de São Honorato, São Flamiano, São Filadelfo e de Gabriel, Regente da Energia de Lua

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Que posso eu dizer?....Lindo.
    Só de ler a descrição do ritual faz-me transportar a Stonenghe e mesmo sem a conhecer estou a vê-la de branco no centro junto ao altar a executar o ritual.
    É Hermetico??é Oculto?? claro que é tem de ser, manipulação de energias não é para todos, só para quem sabe. Nós até para andarmos demoramos quase um ano a aprender, quanto mais para voar!!
    Quanto à pacificação dos espiritos que fala no meu caso nunca foi necessária. Contudo quando fizer os seus rituais peço-lhe que se lembre de mim.
    Shin Tau desejo-lhe um santo Natal na companhia daqueles que mais ama
    A sua amizade é de facto um bom presente que vou guardar.

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Olá Querido Viajante,

    de facto este ritual é muito lindo e poderoso nos sentimentos e movimentações de energia que provoca.
    Antes de realizar estes rituais de comemoração faço sempre uma pequena oração em frente ao Altar, onde peço pelos amigos, familiares e pela comunidade em que vivo no geral, esperando que estes meus trabalhos sejam produtivos agora e sempre para Todos. O amigo Viajante já faz parte deste grupo restrito de amigos, faz parte do Todos que refiro!

    A sua amizade também é uma prenda especial que guardo com muito carinho e não é só para mim, a nossa amiga Salamandra pediu-me que lhe enviasse um beijo e desejos de feliz natal (está sem net).

    Quanto à sua visão do ritual não poderia estar mais correcta, só faltava estar no lugar fisicamente, mas mentalmente vou sempre para um sítio especial. É curioso que, apesar de estar de olhos abertos durante o ritual, o mundo físico transforma-se e a minha casa deixa de ser aquilo que é todos os dias, para passar a ser um Templo Mágico! Obrigada por me recordar este pormenor natural que me acontece, mas que é fundamental! O curioso neste seu comentário é que ontem tirei uma foto (como tiro sempre para documentar os rituais) e pensei em tirar uma para colocar no blog...será que é mesmo para pôr!? Traz-me sempre mensagens engraçadas...por falar nisso, já li o "Chocolate", terminei-o hoje, estava a acabar as últimas frases quando a Salamandra me tocou à porta! Sincronias! Mais uma mensagem trazida via Viajante (neste momento mais Mercúrio) que me ajudou a limpar alguns macaquinhos da minha cabeça! Obrigada por todas as mensagens conscientes e inconscientes de que foi portador, obrigada por me acompanhar e dessa forma me levar a ver outras perspectivas e/ou confirmar crenças. Tem sido uma viagem com uma companhia muito interessante!

    Do fundo do meu ser desejo-lhe um Natal em Harmonia e Paz envolto da energia de Amor que cultiva com todos os que ama. Deste lado pensarei em si e farei um brinde com um bom vinho enviando-lhe toda a energia de Amor que deste lado se encontra!

    Um beijo e abraço

    p.s. estes nossos comentários estão a ficar cada vez mais longos (risos)

    ResponderEliminar
  3. Olá Shin Tau
    Agradecia que transmitisse à Salamandra( ela que arranje Net rapido faltam-me os posts dela) os meus votos de um feliz natal para ela iluminado por todos os que a amam.
    O dos meus métodos de aprendizagem é provocar as pessoas que sabem e aprender depois com elas, tal como aconteceu nos seus comentários sobre a escola.
    Claro que este metodo não pode ser utilizado em todas as situações porque existem assuntos que nos afectam mais profundamente que outros e em vez da abertura a provocação vai provocar um fechamento.
    Ontem estive a pensar que apesar de não fazer ideia de como é fisicamente tal como você têm uma imagem "sonora" minha eu tenho uma imagem fisica sua um pouco relacionada com a estrutura do seu blog. Vejo-a de cabelo comprido com um ar de Kate Bush, não si se conhece(vou mandar-lhe uma musica dela por e-mail) Tenho uma ideia da sua idade onde mora que é professora (fácil vem no perfil)de Inglês e que tem de deslocar-se pela estrada Lisboa Sintra.(mais própriamente Lisboa Ranholas - raio de nome tem esta terra!!)Acho seu primeiro nome é Maria o segundo tenho uma ideia mas não vou arriscar ainda, tem pelo menos uma irmã.Qunto ao resto eu acho vou guardar para mim talvez com o tempo....
    Portanto como vê sejam pequenos ou grandes sejam comentários ou posts eu leio tudo o que escreve.
    Quanto à foto do ritual, porque não coloca-la no blog a não ser que a Shin Tau veja algum problema nisso.
    Espero que as reuniões para notas já tenham acabado e que depois de renovada pelo ritual possa passar o Natal em familia e a entrada do novo ano de prefereência em boa companhia e claro vou brindar a si e a Salamandram, estava a pensar num Quinta de Camarate branco a acompanhar os mariscos.

    Bejinhos também para vocês

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp