Avançar para o conteúdo principal

Tiphareth

Já lá vai algum tempo desde o último texto de Cabala, entretanto tivemos espaço para interiorizar as experiências que cada uma destas esferas nos proporcionou. Tivemos tempo para compreender que de Kether recebemos a Liberdade Absoluta, de Chokmah a ajuda Divina e de Binah a Lei necessária para que a nossa Vontade esteja sempre de acordo com o Plano Original. Em seguida a esta interiorização foi-nos concedida a entrada no Paraíso Terrestre de Chesed e aprendemos que, se desobedecermos às regras estipuladas nesse paraíso, Geburah e a sua Justiça entrarão em acção. Nestas duas esferas a lição a retirar é que não é necessário, para conservar a felicidade, esgotar todas as possibilidades.
Com esta consciência nasce Tiphareth, a sexta Sephira.

É a primeira esfera no Caminho do Meio, depois de Kether, e todos os caminhos da árvore da vida vão dar a Tiphareth e Tiphareth vai dar a todas as outras esferas. É neste centro que o Homem toma consciência e integra todas as experiências vividas. Esta sephirot pode ser denominada de equilíbrio perfeito, pois é o que ela representa na verdade. Aqui podemos equilibrar as forças opostas de Chesed e Geburah.

Esta esfera relaciona-se com a mais alta consciência mental que o Homem pode encontrar. O planeta que a representa é Sol e o Deus Apolo. Por essas mesmas razões pode ser associada a Cristo e dá-nos a entender a harmonia existente entre as coisas e o sentido místico do sacrifício e da crucificação.

Normalmente é a esta esfera que me dirijo, em meditação, para me encontrar com o meu Eu Superior. É aqui a morada do meu templo interior. Lembram-se da paisagem que procuramos quando estamos em meditação, depois subimos para outro lado, pois agora, e se quiserem, podem começar a compreender que estão a subir a Tiphareth.

Há já algum tempo que se fala da energia crística, de que todos podemos encontrar em nós a mesma experiência que Jesus viveu ao tornar-se Cristo. Para mim, é nesta esfera que podemos fazer essa união, é em Tiphareth e com as suas qualidades que poderemos integrar a Energia Crística.
Se ele representa o equilíbrio, representa também a harmonia e, por consequência, a Beleza das coisas. A experiência espiritual a retirar nesta esfera é essa mesma, a de encontrar Beleza em tudo, aceitar que todos somos diferentes e que essa diferença não tem conotação positiva ou negativa. Compreender, aceitar e não julgar, é uma tarefa de importância fundamental para essa esfera. Esse tipo de Compreensão está ligado à consciência superior, onde o ser humano se torna puro e se identifica com a realidade maior e transcendente.

A harmonia resulta da analogia dos contrários – Éliphas Lévi

Os anjos associados a esta esfera são Virtudes e o seu Regente é Rafael, o anjo da cura, da energia crística. Fica aqui uma oração.


Glorioso Arcanjo São Rafael, ensinai-nos a viver sobrenaturalmente elevando sem cessar as nossas almas, acima das coisas terrenas.Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar das nossas almas e dos nossos trabalhos todas as influências negativas.Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações e as utilizar para a salvação das nossas almas. Dai-nos a graça de uma inteira conformidade à vontade Divina, quer ela nos conceda a cura dos nossos males ou recuse o que lhe pedimos. São Rafael, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu.

Assim seja.

Num dia de São Nicolau e de Cassiel, Regente da Energia de Saturno

Comentários

  1. Olá Shim Tau

    Mais um "post" muito interessante. EStava a pensar quando comentar os seus estados de alma servir-me da Cabala mas claro vou ter de estudar os textos que tem disponibilizado.
    Queria também lhe dizer que quando li os comentários no post anterior tive mais uma das várias sensações indescritiveis que tenho tido desde que passo por aqui. A sua Mestre disse tudo o que de facto importa.
    Deus a abençoe

    Saudações

    O VIajante

    ResponderEliminar
  2. Estou lendo o livro e ao mesmo tempo venho aqui tirar as dúvidas hehehe...
    Na introdução a autora Ellen Cannon Reed, disse que no livro anterior falou sobre as esferas da Árvore da Vida, ou seja, o que vc resumiu nestes posts. No livro q estou lendo dela agora, do tarô, ela fala dos caminhos entre as esferas, que é o caminho do universo e o caminho de cada um de nós(micro universo). Os nomes complicados já vão se descomplicando rsrsrs.
    Bênçãos, querida amiga, irmã e mestra!

    ResponderEliminar
  3. Bom, a zebrinha não podia faltar.
    A autora do tarô achou por bem atribuir ao naipe de paus o elemento Ar, e ao naipe de espadas o elemento Fogo. E aí? Sabemos nós que é o contrário. Mas... já li muito que em se tratando de Arcanos Menores há muitas controvérsias. E agora minha cabecinha confundiu. Se for pelo ponto de vista dela, até que faz sentido. Achei interessante, e por que não poderia ser assim? Por outro lado a visão tradicional também é ótima e coerente. Como vês isso?
    Bjo na alma.

    ResponderEliminar
  4. Amiguinha, voltei!
    Aff.. KKKKKKKKKK Estou achando graça.
    Fui ver no tarô das Bruxas q vc me enviu e... o fogo foi parar no naipe de ouros! E a terra foi p o naipe de paus! kkkkkkk Que bagunça é essa?
    Penso que essas pessoas que elaboram um baralho de tarô, não são nenhum neófito como eu p se confundirem assim com os naipes e seus elementos. Devem ter tido suas razões p tais variações.
    Bjo e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem q não me respondeu ainda, assim vc responde de uma vez só no final hehehe... Na visão da autora, o baralho de tarô ideal é o Waite. Ora esse vc tbm me enviou! Fui ver os elementos das naipes e está fogo em espadas, e ar em paus. Ora, foi então neste tarô (ideal na visão dela), que deve ter se baseado p atribuir os elementos às naipes na elaboração de seu próprio tarô.
    Olha só, vou criar coragem um dia e sugerir ao Marcelo Dalla criar um baralho de tarô. As ilustrações dele são belíssimas!!! Não sei porque me veio essa ideia rsrsrs...
    Bjo de novo.

    ResponderEliminar
  6. Reyel

    hehehehehe estas conversas estão demais :))))

    A árvore tem de facto 22 caminhos, tenho um jogo de tarot que uso parqa brincar com os amigos. Esse jogo chama-se as escadas e as cobras da cabala e consiste em subir a escada usando os arcanos menores ou os maiores para ser mais rápido. Vou procurar ver se te envio, dá para brincar em família e ao mesmo tempo que aprendes cabala e tarot compreendes que tipo de percurso estás a fazer.

    Reyel, não estás com um baralho de bruxas nas mãos? Então??? A vara, o pau, é o ar no ritual e a espada é o fogo!!! hehehehehehe

    Pois para mim é sempre assim, paus é fogo, espada é ar, discos é terra e copas é água. Independentemente de qual tarot me venha parar à mão. Confesso que não gosto muito do Waite, talvez por sempre ter trabalhado com Crowley e eles serem divergentes, talvez seja mesmo por isso. Portanto não te posso dizer muito para não sair asneira rkrkkrrkrkr

    Mais uma vez, vais encontrar que no meio de muitas informação há informação errada e se não tiveres conhecimento suficiente rapidamente podes cair em falsos mestres e erros graves. Os que te enviei, confesso que guardei para brincar e apenas usei um para estudar, mas como gosto é dos ter nas mãos, acabei por comprar alguns e deixei de ver o que tenho no computador.

    Quanto à tua ideia, genial, vamos fazer uma petição ao marcelo, com as mandalas ele já tem metade do trabalho feito!!!
    Há uns dias vi um tarot que era com mandalas e mensagens, muito giro, mas já tinha dona!!! rkrkrkrk

    Beijcoas e espero ter respondido a tudo!

    ResponderEliminar
  7. Ah! Entendi. Por ser tarô das bruxas ela fez a variação dos elementos nas naipes de paus e espada. Tenho mesmo que pensar como bruxa assumida, meio enferrujada... às vezes esqueço.
    Shin, vc me disse sobre auto-iniciação, achava que já era auto-iniciada a partir do ritual do nome sagrado e secreto q fiz. Mas há algo mais a fazer de específico? Hoje é Lua Cheia hehehe... festinha...
    Bênçãos!

    ResponderEliminar
  8. Reyel

    é assim às vezes as coisas estão à nossa frente e não vemos!!!O que vale é uqe temos os outros para nos espelhar!!!

    Quanto ao ritual, está para sair!!!

    :****

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp