Avançar para o conteúdo principal

Hipnose uma forma de tratamento

Hoje partilho convosco a minha Mestre de Meditação ;)
A querida Salomé Duarte enviou-me por mail o resumo do seu trabalho e pediu que o divulgasse, que melhor forma de o fazer senão aqui mesmo!?!
Os contactos dela serão colocados ao lado para quem lhe apetecer ir aos Arquivos mas precisa de ajuda, recomendo vivamente!
O que se segue abaixo é escrito pela própria, desfrutem.
O que é a Hipnose:
É um processo onde, recorrendo a técnicas de relaxamento físico e mental (tal como na meditação guiada), o paciente atinge um estado de relaxamento profundo, o chamado estado de transe, e dirige o foco da sua atenção para o que lhe é sugerido pelo terapeuta, mantendo-se sempre consciente, e nunca fazendo nada contra a sua vontade.
A Hipnoterapia ou Hipnose Clínica é o uso da hipnose que tem por fim ajudar o paciente a vencer e lidar com problemas e distúrbios de natureza psicológica e psicossomática, dificuldades emocionais, superar hábitos e vícios, traumas, etc.

Aplicações:

A Hipnoterapia Clínica pode ser utilizada para melhorar ou ultrapassar situações como:

· Regressão analítica a vidas passadas / futuras
· Curar a criança interior e os problemas associados à infância e que depois se projectam na vida adulta
· Progresso Individual
· Fortalecimento de ego
· Ansiedade e Stress – Relaxamento
· Ansiedade pré exames ou provas
· Vencer Fobias e medos
· Ataques de pânico
· Gestão da raiva
· Disfunções psico-sexuais
· Pesar/dor/depressão
· Reactivar o gosto de viver
· Projectar e construir objectivos
· Problemas dermatológicos
· Hipertensão
· Alívio das sintomas da Asma
· Insónias – distúrbios do sono (primários e secundários)
· Gaguejar - ensino e prática de técnicas de relaxamento e controle específicas
· Sonhos recorrentes, pesadelos
· Hábitos e vícios (fumar, beber, comer, etc)
· Melhoria no desempenho frente ao público ou noutras situações, como desportivas, etc.
E outras perturbações do foro psicológico.

A Hipnose no quotidiano:
As manifestações da hipnose ocorrem na vida diária sem que a maioria das pessoas perceba.
Quando assistimos a um filme , lemos um livro ou ouvimos música e estamos realmente a gostar, envolvemo-nos emocionalmente no tema, choramos, rimos, emocionamo-nos dependendo das cenas, sem deixar que a nossa mente analítica esteja alerta.
Somos transportados por instantes para esse outro mundo.
Podemos chamar a este estado um leve estado de transe hipnótico.

"...Para Shrout (1985), vivemos o estado hipnótico pelo menos duas vezes ao dia: quando vamos dormir e quando acordamos. Trata-se de um estado intermediário, similar ao estado de transe hipnótico, onde não estamos acordados nem tampouco dormindo..."

Técnicas de Hipnoterapia

Regressão Analítica:

Esta técnica terapêutica permite o acesso ao subconsciente. A sua mente subconsciente pode ser comparada com um “armazém” de vasta capacidade, onde tudo o que você tenha jamais feito, dito, ouvido, visto e sentido, está armazenado. Ela funciona automaticamente. Não racionaliza nem usa lógica. Simplesmente armazena dados.
Através da regressão, o seu subconsciente ajuda-o a descobrir a origem do conteúdo negativo de experiências do passado. Tal situação permite que a sua mente encontre soluções para problemas com raízes profundas. O resultado obtido é a libertação de condicionamentos que surgiram na infância ou outras vivencias , e que podem estar na origem de problemas físicos e psicológicos.

Terapia de Sugestão:

“Reprogramando” o Subconsciente
Todos nós estamos constantemente “reprogramando” o nosso subconsciente através das experiências vividas, pensamentos e diálogo interno. Se este for negativo, o seu subconsciente armazenará estas crenças e emoções negativas, criando hábitos de pensamento e comportamento que com o decorrer do tempo poderão vir a prejudicar a sua qualidade de vida e saúde.
O mesmo princípio aplica-se a atitudes e pensamentos positivos e construtivos. Com a reafirmação, através da sugestão, de sentimentos de auto-confiança e auto-estima, podemos “reprogramar” o nosso subconsciente. O resultado é muito positivo.
Existem muitas outras técnicas utilizadas em Hipnoterapia que quando administradas por um profissional, produzem resultados muito eficazes e duradouros. Estas técnicas incluem a auto-hipnose, relaxamento, visualização, dessensibilização, dissociação, regressão a vidas passadas, etc. A escolha das técnicas a utilizar depende das necessidades, problemas, objectivos e personalidade do paciente, transformando assim cada consulta numa experiência única e pessoal.

Limpeza Espiritual:

É um processo onde o paciente fica sentado numa cadeira durante cerca de 15/20 minutos, e o terapeuta de pé com as mãos nos seus ombros efectua uma visualização do estado actual do seu ser, a nível de preocupações, emoções, e situações que podem estar a obstruir o curso natural da sua vida e a bloquear o seu caminho.
O terapeuta obtém também informações e direccionamento para o caminho da pessoa naquele momento da sua vida e poderá verificar se existe algum bloqueio a formar-se no corpo energético em alguma parte do seu corpo físico.

Alinhamento Energético:

O nosso Sistema Energético Principal situa-se desde a cabeça até à base da coluna.
Cada centro energético está relacionado com um aspecto da nossa consciência, e funciona como bomba ou válvula que regula o fluxo da energia que flui através desse sistema energético.
Cada centro ou Chakra, está associado a uma glândula endócrina, bem como a um grupo de nervos ou plexo.
Quando sente uma tensão numa parte da sua consciência, sente-a no chakra que está associado a essa parte da sua consciência. A tensão é transmitida de seguida à glândula endócrina associada ao Chakra em questão, que por sua vez segregam hormonas que criam uma alteração química no corpo.
Por exemplo, A tensão sentida ao nível do plexo solar, relaciona-se com as percepções de poder e controlo e da liberdade de ser você mesmo; Ao nível do coração, tem a ver com a percepção do amor e dos relacionamentos na sua vida.
Ao nível da garganta tem a ver com a expressão daquilo que somos. Se ficam coisas por dizer, esse centro energético será afectado; De igual modo, se não gosta daquilo que faz profissionalmente esse centro enfraquece. E assim acontece com cada aspecto da nossa vida com o qual o respectivo chakra está relacionado.

Claro que todos estes conceitos estão aqui retratados muito resumidamente.

Quando a tensão na nossa consciência e portanto nos nossos chakras perdura durante algum tempo, a tensão é comunicada por um grupo de nervos ás partes do corpo a eles associadas. Cada chakra, por meio desses grupos de nervos, está associado a determinados órgãos do nosso corpo, e é deste modo que esses órgãos adoecem.

Se até ao momento tiver tido sintomas, poderá agora tomar a decisão para fazer aquilo que é necessário para regressar a uma situação de equilíbrio, recordando a si mesmo que é você quem decide aquilo que acontece na sua consciência, e portanto no seu corpo.
Claro que, se o seu problema já começou a afectar o órgão físico não basta inverter os pensamentos e o padrão mental de consciência, terá também que consultar um médico dessa especialidade.
Se os sintomas estão ainda no início, uma mudança na sua consciência ajuda muitas vezes, por si só, a repor o equilíbrio.

O propósito é sentir-se feliz e em harmonia consigo e com todo o universo.

Email: salome.duarte@sapo.pt
Cont. 968844579


(Creio que este post já não é actual, ao que parece a Salomé já não trabalha bem assim como aqui está expresso. Actualizado em 7/7/2012)

Comentários

  1. Shin,
    MUITO INTERESSANTE!!
    Vou enviar um email à Salomé.

    Obrigada!

    ****

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está algo que eu tenho pensado muito em fazer, mas até agora não se porpocionaram as condições :( vou guardar o contacto ;)
    Obrigada!
    Bjos meus

    ResponderEliminar
  3. Marise,

    já sei que o fizeste, ela ficou muito contente por já estar a receber mails. Que feliz fico!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Siala,

    ainda não coloquei de lado os contactos, mas no fim do artigo já estão. Bela sincronia, não?

    Força entra em contacto com ela também!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Minha Shinita,
    Viste o meu SMS?
    Só temos a questão da distância entre nós.
    Vamos ver.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Marise,

    já enviei um mail!!!

    A distância não é nada que nãose ultrapasse!!! Vamos ver!

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Querida,
    Só não esqueça que a responsabilidade é toda sua...:)))
    Foi você que começou esta linda ciranda.
    E adorei o seu post sobre demônios... só não tinha tido um tempinho para deixar registrado!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Shin Tau

    Só agora consegui cá chegar.

    Em 2003 fiz um tratamento com base em hipnose.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. É mesmo muito interessante este conceito...e falo por experiência próprio...faço regularmente este tipo de terapia...que me tem agradado muito e com muito bons resultados.
    Mas gosto sempre de estar a par de outras opiniões, e de textos como estes porque traz bastantes conhecimentos, e para mim esta área faz-me sempre querer saber mais!

    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  10. Adriana,

    eu só encontrei a porta, depois cada um abriu-a se quis. :)))

    Eu sei que passas por cá, mesmo se nem sempre há tempo para deixar a energia em palavras :) acontece o mesmo lá no dimensões, tenho lido tudo, mas nem sempre dá para partilhar!

    :**

    ResponderEliminar
  11. António,

    que bom que tenha participado, nunca chega tarde :)

    E pelos vistos funcionou muito bem ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Essencialma,

    olha que giro, também fazes ou vais a consultas? Quando partilhei as consultas da Salomé era para lhe agradar, nunca esperei que houvesse assim tanto interesse, que Bom!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Oi!
    Eu vou mensalmente a consultas...tem-me feito muito bem...mas também estou a participar num curso de terapeutas...para um dia quem sabe fazer terapia...
    deste que entrei para tudo este mundo, de espiritualidade, terapias e afins....que me apoixonei...e por estas áreas que o meu ser fica vibrante qd fala ou participa...
    e no meu proprio caminho tenho tido bastante evolução e a terapia é uma das coisas que tem contribuido bastante para avançar no caminho!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Shin Tau

    Achei muito interessante esta matéria. Nunca experimentei mas gosto de me informar sobre estes temas.

    ResponderEliminar
  15. Essencialma,

    obrigada pela tua partilha. E aguardarei com paciência o dia em que decidires começar a dar consultas :)

    :***

    ResponderEliminar
  16. Adelaide,

    bem-vinda :)

    Eu também não ainda não provei a terapia, mas acho que devo estar perto...a precisar!!!

    Beijos e volte sempre

    ResponderEliminar
  17. A todos:

    A Salomé criou um blogue :)))))) Podemos ir lá todos e ficar a par das suas novidades. Ainda está em construção, mas regida por Mercúrio, não deverá tardar muito a estar entre nós na brincadeira!!!

    salomeduarte.blogspot.com

    obrigada a todos pelo vosso apoio!1!

    ResponderEliminar
  18. Ola ShinTau!
    Bom tema! Eu iniciei-me na auto-regressao/hipnose por causa do Antonio em Dez de 2004... As coisas que eu ja fiz por causa do Antonio... :-)))

    Bem hajas Shin!
    Beijos***de Fada

    ResponderEliminar
  19. Fada,

    sempre achei o vosso relacionamento muito bonito e agora saber que há essa cumplicidade de se apoiarem um ao uotro faz-me ficar ainda mais feliz.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Olá Shin Tau

    Muito interessante com montes de informação que vou precisar de ler com cuidado.

    Uma saudação especial à sua Mestre
    e um beijinho para a minha amiga

    O Viajante

    ResponderEliminar
  21. Viajante,

    lei e releia as vezes que quiser estará sempre aqui! Quanto às saudações pode enviá-las directamente, acho que ela iria gostar muito. O link http://salomeduarte.blogspot.com

    Beijocas

    ResponderEliminar
  22. Shin Tau, estive com o Antonio menos de 2h em Dez 2004 (nunca mais nos vimos) e esse encontro provocou estes efeitos e muitos mais. Urso poderoso! :-)))
    Beijo*de Fada

    ResponderEliminar
  23. Obrigado a ti minha querida Marisa por todo o teu mimo e por carinhosamente me chamares de "tua mestra".
    Obrigado a todos pelas palavrar doces que fizeram chegar ao meu interior.
    Saudações e estrelinhas brilhantes cheias de magia para todos.
    Com amor,
    Salomé

    ResponderEliminar
  24. Salomé,

    obrigada por teres aparecido nesta festa que te dedicámos!!! Sê bem-vinda a este Universo onde o Amor acontece, onde aentrega é total!!!

    Serás sempre a minha "mestre" pois iniciaste-me nesse mundo mágico que foi descobrir a Linda Pessoa que estava lá em cima à minha espera!!!

    Beijocas e adorei as estrelinhas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp