No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria...
... ainda por cima, tenho a impressão que conheço esta porta (será manuelina com toques árabes?) e aqueles azulejos também.
ResponderEliminarBonito post para um dia de Júpiter.
Abraço
Que linda foto!
ResponderEliminarEu vejo uma porta mágica.
Do outro lado encontra-se o Jardim dos meus sonhos (quiçá o Jardim da IdoMind).
Apetece-me atravessá-la e sentir a brisa da mudança na minha face.
Lindo Momento.
Beijo
Olá Shin Tau a foto é bela com o painel de azulejos e a porta que pode levar talvez a uma igreja.Beijinhos.
ResponderEliminarOlá !!
ResponderEliminarlinda foto, lindo lugar, a porta nos convida a atravessá-la, não precisa abrir é só atravessar sem medo...
Beijos,
Nancy
Vejo na porta o reflexo da minha casa... Beiju grande ;*
ResponderEliminar´Shin Tau,
ResponderEliminarÉs incrível!! Não é que descobriste por onde é que a Alice entra e sai do País das Maravilhas?!
Morada se faz favor, que preciso de me retirar por uns tempos do
3.º calhau a contar do sol...
Linda, como sempre
Beijos
Eu vejo o inverso.
ResponderEliminarQue foto misteriosa... gostaria de saber do que é feito essa porta.
Direto do Brasil.
Um abraço.
Oi lindinha Shin Tau
ResponderEliminarMaravilhoso o contraste do antigo com o novo eu como sempre viajo ja penso num portal que poderia me levar pra outra dimensao para conhecer novos mundos. Dilicia :-)
Beijocas
)0(
Amigos,
ResponderEliminarfiquei muito feliz com todas as vossas anotações ;)
A porta é do claustro do cemitério no Mosteiro de São Martinho de Tibães em Braga (adoro Braga, já perceberam isso!). OS Azuleijos pombalinos do século 18 estavam em recuperação e contam a história de São Bento. A porta está fechada com aquele vidro, de acesso proíbido, mas como eu não gosto de proibições, vi no reflexo a hipótese de criar um ambiente interior, sem saber qual ele é!
Fiquei mesmo feliz que esta imagem vos levasse a divagar por mundos de fantasia, Jardins, Igrejas, a nossa casa, a Alice no País das Maravilhas, que delícia!!!!
Obrigada a todos!
Eu vejo nesta foto o alcance da Luz, ao trazermos luz às dificuldades elas revelam-se insignificantes e assim foi, uma porta fechada foi de livre acesso a todos que a abriram com a sua própria Luz.
:***