Avançar para o conteúdo principal

Reflexão Semanal com o Hierofante II

Nesta semana, acompanhados pela lição do Hierofante, fomos levados a avaliar o nosso equilíbrio, utilizando os pontos de referência, os nossos sistemas de crenças. O que nos ensinou, então, este símbolo de Poder de Comunicação.

Para avaliar aquilo em que cremos, os nossos sistemas mentais e emocionais, precisamos de aprender a escutar o coração, a sentir o que ele deseja, conseguir fazer com que ele e a mente estejam em sintonia, só assim podemos fazer escolhas correctas. Essa comunicação tem de ser fluida, deverá existir um conhecimento correcto das nossas emoções, de onde provém, o que está na sua origem, para podermos receber as mensagens limpas e não deturpadas por emoções ocultas ou confusas.
Se fizermos isso poderemos começar a caminhar para um coração puro, onde todas as reflexões serão fáceis, mesmo aquelas que envolvem dores ou sofrimentos antigos, pois através de um Diamante Interior polido e cuidado a nossa visão será clara.
Todavia, uma das dificuldades que poderemos encontrar é a necessidade de encontrar um certo reconhecimento por parte dos outros no caminho que trilhámos, há necessidade que os outros vejam as mudanças que ocorrem em nós. Quando fazemos mudanças interiores, essas nem sempre são visíveis aos outros, mas mesmo assim, muitas vezes, esperamos que os outros as vejam e que as reconheçam, dando-nos o crédito pela nossa evolução. Se for isso que desejamos, teremos de aprender a comunicar a esse exterior o que nos vai dentro. Sem uma comunicação, que pode ser através de vários códigos, nem sempre precisam de ser palavras, quantas vezes as acções falam mais do que as palavras, sem essa comunicação ninguém compreenderá o que desejamos, o que mudámos ou o que simplesmente somos. É altura de expressar o que nos vai dentro para se poder ver fora.
Ao conseguirmos mudar estas formas de actuação, conseguiremos que o nosso Amor e luz fluam de forma correcta e poderemos dar tudo o que tivermos para dar, através de uma forma de comunicação correcta. Em suma, poderemos ser um Hierofante em pleno, dominando-nos e expressando-nos através do Amor Incondicional.

Foi uma semana cheia de comunicações e de avaliações importantes para mim. E para vós, também?

Comentários

  1. Querida Shin,
    Oh se foi uma semana de comunicação! Como aliás deu para reparar no post sobre a mãe. Senti que tinha chegado a altura de me expressar e contribuir um pouco mais para que a nossa relação desse um passo em frente.
    Eu penso muito nessa necessidade de os outros verem as mudanças ocorridas em mim. Mas também já me tenho questionado sobre o interesse real dessa necessidade. Será que eu devo esperar esse reconhecimento ou é mais correcto seguir em frente no meu percurso (ainda que com alguma dor por nem sempre me fazer entender)?
    Um beijo enorme.

    ResponderEliminar
  2. Olá doce Marise,

    pois aí está uma boa pergunta!!! Desligada das emoções seria fácil responder que se não te fazes entender é porque não está certo o que queres transmitir, se clahar nem tu o compreendes ainda e já queres mostrar aos outros, mas isso era se não tivéssemos emoções...
    Muitas vezes esperamos que os outros entendam as nossas emoções quando nós próprios as não entendemos, eu sei do que falo, quantas vezes dou por mim a ficar irritada porque o OM não percebeu à primeira algo que lhe expliquei, quando era tão fácil. Vêem logo as confusões, não estamos em sintonia, não me entendes, não estavas a ouvir, quando na verdade sou eu que nem me quero explicar, além de não conseguir. Aí mina querida, isto dava direito a mais um post...
    Acho que devemos ser honestas connosco próprias e só assim poderemos seguir, se houver reconhecimento, melhor, senão, tanto faz. Não é fácil rkrkrkrkrrkrkrk

    :****

    ResponderEliminar
  3. Madame Shin_Tau

    Aqui a IdoMind (Zoraida por um triz) não sabe, nem vê tudo. Também não tem turbante mas atendendo ao teu honroso pedido, fiz a minha humilde interpretação das cartas da semana e a respectiva reflexão.

    A minha leitura foi a seguinte:

    Semana marcada pelo questionamento profundo do caminho percorrido e do caminho a percorrer. Sérias dúvidas quanto às decisões tomadas até aqui e do sistema de valores escolhido como suporte dessas decisões.
    Há um desejo de expansão do homem, conforme nos indica o 7 de taças. Mas esta vontade de ser mais e melhor não nasce de um qualquer impulso de ordem subjectiva ou de carências disfarçadas. É um desejo de crescer, de melhorar mas acompanhado pela compreensão e pela realização, como nos mostra o 3 de espadas. Compreendendo os nossos sentimentos, entendendo-NOS, estaremos em condições de prosseguir a construção da nossa vida com mais afinco e maior confiança nas nossas opções. Seremos capazes de definir metas mais precisas. Traçar objectivos e realizá-los.
    É do equilibrio entre os sentimentos e a razão, entre os sonhos e a realidade que vem a harmonia connosco e consequentemente com o mundo. Diz-nos o 9 de taças que há uma necessidade intensa de compreender os porquês para encontrar os comos e aceitar os quandos. A clareza de julgamento e a inteligência devem provir do conhecimento. E daqui virá a paz.
    Todo este processo é altamente criativo porque a experiência acumulada no plano material assim revestida de compreensão e de saber, dará a força activa, a vontade energética e esclarecida para realizar com persistência e desprendimento, os objectivos traçados.
    Os ideias deixarão o mundo puramente mental e conhecerão a luz do dia. Guiados pelo entendimento seremos capazes de, com firmeza e precisão, concretizar os sonhos.

    Sintetizaria assim:
    “ Evoluo porque questionei e compreendo agora a origem e a natureza dos meus sentimentos. Vejo com nitidez a decisão tomar, o caminho a seguir e a meta a atingir. O meu coração e a minha cabeça fizeram as pazes e juntos deram-me o entendimento. Tenho assim a força, a vontade e o poder de criação da minha vida. Posso sonhar e realizar os sonhos.”

    Sente-te livre para corrigir (não posso ser boa em tudo!)

    beijinhos e adoro-te
    IdoMind

    ResponderEliminar
  4. Zoraida,

    nada a corrigir. Felicíssima que tenhas aceite o desafio. Espero que inspires os outros leitores a fazer o mesmo, partilhar as suas visões destas cartas semanais. Afinal, nisto do tarot, muito tem a ver com a nossa abertura de mente, a minha estava virada para um lado e a tua para outro, mas ambas a dizer o mesmo, creio!

    See you soon!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp