Avançar para o conteúdo principal

Ritual para a Lua Crescente de Maio


Este ritual, que José Medeiros denominou de Vida Manifestada, tem como objectivo festejar a manifestação da Vida, agora que chamámos o Verão e que em breve ele chegará no seu auge, devemos manifestar que estamos felizes e abençoados por fazer parte desta eterna Roda. Agradecer à Deusa pela sua Graça e usar a sua energia para nos tornarmos mais férteis.
Precisarão de uma vela branca, álcool, taça para fogo no meio do altar, de uma taça com água e rosas a Oriente.

1 - Círculo Mágico;
2- Abertura.
3- Ritual:

Erguer os braços, saudando o Oriente. Dizer:

Nesta noite da Grande Deusa, a Mãe Terra, venero as forças da Vida e invoco-as para que o seu poder regenerador me auxilie neste ritual. Que as suas forças geradoras de vida se manifestem pelo seu poder reprodutor nos planos animal e vegetal. Que a vida renasça cheia de força e se manifeste nos campos verdes, cobrindo-os de flores.
Que assim seja.


Saudar o Oriente, erguendo os braços e flectindo a cabeça.

Que este círculo seja um lugar de amor, alegria, verdade e comunhão entre os Planos. Que ele seja um escudo contra todo o mal, uma muralha protectora que preserve e contenha o poder que receberei de ti. Por ele te bendigo e a ti me consagro, em nome da Grande Energia Primordial.
Aspergir o templo com água consagrada, começando a Oriente e fazendo o caminho das quatros estações. Repetir o caminho com o incensário e, em seguida, com a taça do fogo ou com a vela do ritual.

Virado para Oriente, traçar no ar, com a vara, um pentagrama de invocação do Ar. Dizendo:

A vós, entidades que guardais a Porta do Oriente, eu vos invoco para que guardais este Círculo e observeis os ritos.


Saudar o Oriente. Virado para Sul, dizer:

A vós, entidades que guardais a Porta do Sul, eu vos invoco para que guardais este Círculo e observeis os ritos.


Saudar o Sul. Virado para Ocidente, dizer:

A vós, entidades que guardais a Porta do Ocidente, eu vos invoco para que guardais este Círculo e observeis os ritos.


Saudar o Ocidente. Virado para Norte, dizer:

A vós, entidades que guardais a Porta do Norte, eu vos invoco para que guardais este Círculo e observeis os ritos.


Virado para Oriente, cruzar os braços sobre o peito, o esquerdo sobre o direito. Flectindo a cabeça, em saudação, dizer:


Mãe Poderosa, Senhora da Natureza, Portadora da fertilidade; pela semente e pela raiz, pelo caule e pela folha, pela flor e pelo fruto, eu te invoco para que e protejas e dirijas neste ritual.
Abrir os braços e afastar as pernas, formando com o corpo um pentagrama. Saudar o Oriente e dizer:


Tu és a Deusa, cheia de Vida, que concedes a alegria aos nossos corações. Trazes à Terra o conhecimento do espírito Eterno e abres as Portas que permitem o contacto entre os Planos. Tua é a Taça do vinho da Vida, que dá a imortalidade.
Tu és a Mãe de toda a Vida, que com o teu amor cobres a Terra de verde. És a Lua branca, o mistério das águas, a alma da Natureza, a Vida do Universo. De ti vem a Força e a Beleza, o Poder e a Tolerância, a Honra e a Humildade, a Alegria e o Amor. Senhora, tu que és a morte que permite a Iniciação e conduz os Homens à Luz da Sabedoria, ajuda-me a conhecer o mistério e a encontrar o Caminho que existe dentro de mim.

Colocar as mãos abertas sobre a taça com a água e as rosas e dizer:

Pelo poder que me é transmitido pela Senhora da Vida, consagro esta água, em nome do Amor, da Harmonia e da Beleza.

Virado para Oriente, erguer a vela do ritual, em consagração. Depois, mergulhar a ponta da vara no álcool, acender a vela e apagar a chama dentro da taça com água e rosas. Dizer:

Que o Fogo te purifique, para que nos possas limpar a alma e equilibrar o corpo. Grande Mãe, Senhora do Universo, ajuda-me a percorrer o Bom Caminho e a vencer o Bom Combate.

4 - Encerramento;
5- Abertura do Círculo Mágico.

in Rituais Antigos para um Mundo Novo - Manual de Magia, José Medeiros

A água consagrada será guardada para outros rituais. As rosas serão enterradas no campo ou lançadas a um rio. A vela do ritual deverá arder até ao fim.
É um ritual muito mágico (risos), onde uma força poderosa é invocada. Que a utilizemos para renovar a vida de todo o Universo.

Num dia de santa Mónica, S. Benedita, S. Gotardo, S. Antonino de Florença

Comentários

  1. Oi Doce Bruxinha

    Que lindo e delicado ritual, sempre é bom passar por aqui e aprender algo novo.

    Vou colocar no meu Grimoire rsrsrs

    Beijinhus de LUZ

    )0(

    ResponderEliminar
  2. Heheheh teve de ser uma bruxinha a deixar uma anotação :)

    Caillean,

    José Medeiros tem rituais fenomenais, se tiveres oportunidade aconselho-te a adquirir o livro, pois é uma relíquia. Além disso, eles podem sempre ser usados como pedra de trabalho, de onde vamos retirando partes e construindo outros.

    Esse autor, além de ser uma pessoa maravilhosa, é um excelente escritor. Adoro cada palavra que sai da sua mente e coração. Com ele aprendo muito, fico feliz de poder transmitir isso aos outros, recebo e devolvo! :****

    Beijoca e obrigada pela anotação.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp