domingo, dezembro 02, 2012

A Arte

A Temperança é a carta XIV, 2 x 7, representando por isso mesmo a união de duas entidades puras, que completando-se em si mesmas atingem juntas um novo estado de perfeição. O casamento alquímico da carta Os Amantes foi realizado, integrados os dois princípios, masculino e feminino, deu-se a fusão.

Mas que significa isto?

Fundir os opostos significa estar em paz, que dentro de nós apenas habita a tranquilidade. Aceitaram-se as qualidades menos boas que havia em nós, desta forma, transmutámo-las em qualidades mais positivas. Fizemos as pazes com o passado e libertámo-lo também. Não mais representa um lugar de dor ou de conforto para onde o ego necessita de regressar e identificar-se. Já não vivemos no passado mas sim o presente.

Chegámos, dessa forma ao nosso Eu Superior, ao eterno presente, ao viver aqui e agora com os ouvidos e olhos abertos escutando a voz do silêncio. Mas que significa isto?

Em termos bem práticos, a Arte diz-nos que a nossa natureza não exige esforço, faz o pinheiro um grande esforço para dar pinhas? Não adiante forçar uma situação ou a nós próprios, o esforço nem sempre é sinal de que valha a pena (para mim, até, é sempre um sinal de que não vale). Esta semana concentremos todas as nossas energias naquilo que nos dá prazer, centremo-nos na acção que estamos a realizar no momento e não pensemos no que ela nos pode trazer ou não no futuro. Por outras palavras, vivamos o momento presente em prazer e desfrutando-o. Quanto menos pensar no objectivo que aquela acção tem mais prazer consigo tirar da acção em si.

Esta semana chamam-nos a viver na fluidez da Vida, a estar no presente e a aceitar a corrente que nos levará às experiências que necessitamos para continuar a aprendizagem e aperfeiçoamento do nosso Eu.

A todos uma excelente semana de Arte.
Present Tense by Pearl Jam on Grooveshark

Na primeira hora de Vénus do dia de Sol, S. Bebiana, S. Aurélia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...