quarta-feira, agosto 20, 2014

Saturno nos Signos (parte I)

O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o status e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência.

Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.


Em Carneiro está em queda porque Carneiro é o signo oposto a Balança, no qual Saturno está exaltado. Carneiro representa o impulso inicial de acção, enquanto Saturno representa a lei de causa e efeito que traz de volta as consequências de uma acção.

Assim, é difícil para as pessoas com esta posição se verem como os outros as vêem; elas estão a iniciar um novo ciclo de experiências, de forma que não tiveram tempo para aprender as consequências de seus actos. Portanto, podem não ter consciência dos princípios de justiça social e dos direitos alheios.

Esta posição de Saturno oferece muitas habilidades; os nativos são capazes de desenvolver novos métodos no seu trabalho. No caso de pessoas muito desenvolvidas, a disciplina associada à iniciativa conduz à criatividade mental, que lhes permite criar novos conceitos nas áreas escolhidas.

Se Saturno estiver sob tensão em Carneiro, os nativos podem ser muito defensivos, sempre esperando oposição dos outros; essa qualidade dificulta a compreensão, a colaboração e a comunicação com os outros.

Um Saturno sob tensão em Carneiro também indica egocentrismo e o impulso de se auto-justificar. Como essas pessoas preocupam-se com a sua própria ambição e segurança, podem ignorar as necessidades e aspirações dos outros.

Estas pessoas necessitam de adquirir confiança na forma como expressam a sua individualidade. Existem algumas inibições e é importante que aprendam a lidar com a sua energia.
Como têm certas inseguranças relativamente ao modo como se afirmam, tendem a bloquear os impulsos, ou então agem prematuramente, dando livre expressão a acções descoordenadas e impulsivas.

Pela negativa têm medo de assumir a liderança, medo de correr riscos. Pela positiva, depois do Saturno resolvido são pessoas que se podem tornar grandes líderes, responsáveis por projectos pioneiros.

A aprendizagem requer sentido de auto disciplina e sacrifício, de modo que com o tempo, venham a adquirir a maturidade e a solidez necessária para confiar no seu poder de acção. Problemas com autoridade e liderança levam estas pessoas a rever a base dos seus próprios valores.

Em Touro ou 7 Discos

Estas pessoas têm alguma insegurança acerca dos valores próprios e de tudo o que está relacionado com sentimentos de posse. Têm medo e dificuldade em lidar com a matéria, valorização pessoal e com os valores. Muito desorganizados desprezando o lado real.
Seguem profissões relacionadas a transacções bancárias, investimentos, seguros ou administração de empresas.

A aprendizagem de um Saturno em Touro faz-se através de uma ligação mais afectiva com o lado substancial da vida. O aspecto formal e material não deve ser rejeitado nem hiper-valorizado, para que o sentido de auto-estima cresça em contacto com a realidade.

O 7 de Discos relembra isso e acrescenta que o medo do fracasso nos deixa amarrados, impedindo-nos de avançar rumo à plenitude.

Em Gémeos

A sua aprendizagem passa pelo modo como se expressa e comunica com o exterior. Existe um certo cuidado com as palavras, gestos e pensamento. A exigência na busca da auto-perfeição faz com que encarem estes aspectos com alguma preocupação.

Saturno em Gémeos procura compensar as suas inseguranças podendo existir dois tipos de reacções, a primeira enfatiza o lado lógico e sistemático do pensamento, deve ter como objectivo uma utilização útil e prática no dia-a-dia; a segunda expressa-se pela revisão e busca de significado podendo rejeitar os processos normais de comunicação, a insegurança e a desconfiança que levam à introversão.

Com o tempo estas inseguranças podem transformar-se em qualidades e se souberem usar correctamente os instrumentos de que dispõem, ser-lhe-ão úteis na forma de se exprimir e comunicar.

Em Caranguejo está em exílio e portanto não é uma boa posição.
Vai inibir todo o plano sentimental e emocional.

Podem ser pessoas muito imaturas, infantis. Podem parecer pessoas muito responsáveis e duras e emocionalmente são muito imaturas.
Normalmente a 1ª fase de vida é dolorosa e a pessoa pode sentir que o meio ambiente não a protege o suficiente. A falta de nutrição emocional pode provocar sentimentos de inadequação e fecharem-se emocionalmente, alegando que o mundo exterior lhes é hostil.

A aparente frieza e a distância na sua forma de relacionamento ocultam a necessidade real de calor e afecto. A aprendizagem e o auto-aperfeiçoamento dependem da forma como conseguem lidar com os sentimentos.

Para que haja fluidez na vida emocional é necessário desenvolver maturidade e auto-suficiência, de modo a não bloquear nem se deixar absorver demasiado pela vida afectiva.

Na primeira hora de Saturno de um dia de Mercúrio e de S. Bernardo, S. Leovegildo e S. Amador
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...