Avançar para o conteúdo principal

Saturno nos Signos (parte I)

O signo em que Saturno se encontra mostra onde a pessoa deve ser responsável e desenvolver maturidade e disciplina. Mostra também o tipo de carreira que a pessoa pode vir a escolher, onde busca o status e reconhecimento. Porém, mostra também as limitações que podemos vir a enfrentar, desenvolvendo a Vontade, discriminação e paciência.

Importa referir ainda, antes de avançar, que a posição de Saturno no signo é geracional, e que a nível pessoal será mais interessante analisar a casa onde ele se encontra. Contudo, estas são as características geracionais com que cada um nasce.


Em Carneiro está em queda porque Carneiro é o signo oposto a Balança, no qual Saturno está exaltado. Carneiro representa o impulso inicial de acção, enquanto Saturno representa a lei de causa e efeito que traz de volta as consequências de uma acção.

Assim, é difícil para as pessoas com esta posição se verem como os outros as vêem; elas estão a iniciar um novo ciclo de experiências, de forma que não tiveram tempo para aprender as consequências de seus actos. Portanto, podem não ter consciência dos princípios de justiça social e dos direitos alheios.

Esta posição de Saturno oferece muitas habilidades; os nativos são capazes de desenvolver novos métodos no seu trabalho. No caso de pessoas muito desenvolvidas, a disciplina associada à iniciativa conduz à criatividade mental, que lhes permite criar novos conceitos nas áreas escolhidas.

Se Saturno estiver sob tensão em Carneiro, os nativos podem ser muito defensivos, sempre esperando oposição dos outros; essa qualidade dificulta a compreensão, a colaboração e a comunicação com os outros.

Um Saturno sob tensão em Carneiro também indica egocentrismo e o impulso de se auto-justificar. Como essas pessoas preocupam-se com a sua própria ambição e segurança, podem ignorar as necessidades e aspirações dos outros.

Estas pessoas necessitam de adquirir confiança na forma como expressam a sua individualidade. Existem algumas inibições e é importante que aprendam a lidar com a sua energia.
Como têm certas inseguranças relativamente ao modo como se afirmam, tendem a bloquear os impulsos, ou então agem prematuramente, dando livre expressão a acções descoordenadas e impulsivas.

Pela negativa têm medo de assumir a liderança, medo de correr riscos. Pela positiva, depois do Saturno resolvido são pessoas que se podem tornar grandes líderes, responsáveis por projectos pioneiros.

A aprendizagem requer sentido de auto disciplina e sacrifício, de modo que com o tempo, venham a adquirir a maturidade e a solidez necessária para confiar no seu poder de acção. Problemas com autoridade e liderança levam estas pessoas a rever a base dos seus próprios valores.

Em Touro ou 7 Discos

Estas pessoas têm alguma insegurança acerca dos valores próprios e de tudo o que está relacionado com sentimentos de posse. Têm medo e dificuldade em lidar com a matéria, valorização pessoal e com os valores. Muito desorganizados desprezando o lado real.
Seguem profissões relacionadas a transacções bancárias, investimentos, seguros ou administração de empresas.

A aprendizagem de um Saturno em Touro faz-se através de uma ligação mais afectiva com o lado substancial da vida. O aspecto formal e material não deve ser rejeitado nem hiper-valorizado, para que o sentido de auto-estima cresça em contacto com a realidade.

O 7 de Discos relembra isso e acrescenta que o medo do fracasso nos deixa amarrados, impedindo-nos de avançar rumo à plenitude.

Em Gémeos

A sua aprendizagem passa pelo modo como se expressa e comunica com o exterior. Existe um certo cuidado com as palavras, gestos e pensamento. A exigência na busca da auto-perfeição faz com que encarem estes aspectos com alguma preocupação.

Saturno em Gémeos procura compensar as suas inseguranças podendo existir dois tipos de reacções, a primeira enfatiza o lado lógico e sistemático do pensamento, deve ter como objectivo uma utilização útil e prática no dia-a-dia; a segunda expressa-se pela revisão e busca de significado podendo rejeitar os processos normais de comunicação, a insegurança e a desconfiança que levam à introversão.

Com o tempo estas inseguranças podem transformar-se em qualidades e se souberem usar correctamente os instrumentos de que dispõem, ser-lhe-ão úteis na forma de se exprimir e comunicar.

Em Caranguejo está em exílio e portanto não é uma boa posição.
Vai inibir todo o plano sentimental e emocional.

Podem ser pessoas muito imaturas, infantis. Podem parecer pessoas muito responsáveis e duras e emocionalmente são muito imaturas.
Normalmente a 1ª fase de vida é dolorosa e a pessoa pode sentir que o meio ambiente não a protege o suficiente. A falta de nutrição emocional pode provocar sentimentos de inadequação e fecharem-se emocionalmente, alegando que o mundo exterior lhes é hostil.

A aparente frieza e a distância na sua forma de relacionamento ocultam a necessidade real de calor e afecto. A aprendizagem e o auto-aperfeiçoamento dependem da forma como conseguem lidar com os sentimentos.

Para que haja fluidez na vida emocional é necessário desenvolver maturidade e auto-suficiência, de modo a não bloquear nem se deixar absorver demasiado pela vida afectiva.

Na primeira hora de Saturno de um dia de Mercúrio e de S. Bernardo, S. Leovegildo e S. Amador

Mensagens populares deste blogue

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando estamos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem:

Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Bem para dentr…

Invocar e enviar Poder Mágico

Para começar é necessário definir o que é o Poder Mágico, só sabendo do que se está a falar se poderá invocar e enviar. O Poder Mágico é a energia que Mago invoca e molda para seu uso, para os seus objectivos.

Conseguir invocar o Poder Mágico é de uma utilidade extrema para o Mago, seja em que momento for, eu por exemplo invoco o Poder Mágico do meu Nome quando me sinto a ser atacada e impossibilitada de reagir ou quando estou a precisar de me concentrar em alguma coisa. Mas quando nos referimos a invocar a energia para questões de rituais estamos simplesmente a relembrar que tudo neste Universo é constituído por energia, moléculas.

Quando o Mago pretende invocar as energias de algo à sua volta apenas está a aumentar o campo vibratório do objecto. Por exemplo, quando utilizamos catalisadores durante um ritual temos a consciência de que esse objecto não tem poder em si, é apenas quando o mago invoca o poder que lhe conferiu antes do ritual que este poderá ajudá-lo no seu trabalho.

Entã…

Ritual para limpeza de Karma

Nas últimas semanas, as conversas com o Viajante tem andado muito em volta do Karma e como amanhã é um dia poderoso, decidi partilhar um ritual que serve para o podermos limpar conscientemente.
Este ritual foi criado por uma bruxinha linda com quem partilhei um ano de rituais. Sei que ela vai ler este texto e por isso, peço perdão aos outros, vou fazer uma pequena homenagem e deixar aqui no meu livro uma mensagem de gratidão e perdão.
Ela foi a minha mestre em meditação. Surgiu na minha vida no momento certo e com ela aprendi a Beleza das meditações e das limpezas Universais (um dia colocarei aqui como podemos limpar o Planeta das energias negativas). Com ela e através dela aprendi o caminho para o meu mundo interior e cresci muito nos seus braços. Um dia levou-me a outro mestre, que me despertou para a Magia. Nesse momento deixámos de ser discípula e mestre para nos tornarmos amigas de Viagem. Não foi fácil esta passagem, pois como em tudo na vida tinhamos formas diferentes de encarar …