Avançar para o conteúdo principal

O mês de Janeiro e os seus rituais

Travar conhecimento com a bruxinha irmã Caillean fez crescer em mim um desejo antigo.
Cada mês ela coloca um texto, lá na sua Casa da Floresta, que explica a importância de cada lua cheia e algumas datas de festividades antigas que ocorrem nesse mês, de várias culturas. Sempre que lia os seus textos pensava "Tenho de começar a criar rituais para realizar nas luas cheias de cada mês."

Já tenho alguns que o professor Medeiros partilhou no seu livro Rituais Antigos para um Mundo Novo, que realizo sempre, mas sinto que devia fazer todas as luas cheias um para me colocar mais ainda em sintonia com a Mãe, em particular com a Lua, representante do nosso lado psíquico, o inconsciente onde são guardados os segredos, o conhecimento que trouxemos de vidas antigas.

Hoje, quando no lançamento da carta do dia, saiu o Cavaleiro de Taças, achei que era o dia ideal, pois um cavaleiro representa um abrir de caminho, por onde o Rei e a Rainha poderão seguir. Por isso, hoje vou criar o meu ritual para realizar amanhã, Lua cheia de Janeiro também conhecida por lua do lobo.
Mas antes vou partilhar o que sei sobre esta lua e este mês.
O nome deste mês vem do deus romano Jano, o deus das portas, dos caminhos. Representado por duas cabeças que olham em direcções opostas, pretende simbolizar o passado e o futuro, o fim e o começo, daí que este mês tenha sido o escolhido para iniciar o ano civil.

Sendo representado por este deus, que olha para o passado e para o futuro, este mês relembra-nos os antepassados, que sem um passado não é possível construir um futuro. Neste mês será importante fazer a análise de quais foram os pontos marcantes do nosso passado que nos trouxeram ao estado em que estamos. Relembrar o nosso percurso de forma consciente para podermos alterar algumas coisas que não estejam bem e definir outras.

Na senda da magia respeitar os nossos Antepassados é vital, muitas vezes referimos os Mestres Antigos, invocamos os Guardiães, relembramos Irmãos que regressaram à Casa do Pai mas que nos continuam a proteger, ajudar, oferecer conhecimentos. Uma forma simples de lhes prestarmos homenagem será simplesmente lembrarmo-nos deles, razão pela qual no fim de cada partilha que faço coloco o nome do santo do dia, para os lembrar e lhes pedir que me ofereçam algumas das suas características. Podemos ainda, num dia especial, colocar lugares a mais à mesa, oferecer-lhes flores nos nosso Altar ou dedicar-lhes uma música, dança, poema, ou outra qualquer forma de oração. Seja o que for que escolhamos fazer, esta ligação deve ser feita com ternura, com Amor e alegria e nunca com saudades ou tristeza ou por obrigação. 

Durante este mês pode ainda ir aos álbuns de família e partilhar recordações, contacte com os que partiram de forma a sentir que o seu passado é e está presente no seu dia-a-dia com serenidade, só assim poderemos construir um futuro saudável.

Num dia de São Paulo e de Cassiel, Regente da Energia de Saturno

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Se vamos ter mais rituais isso implica que mais energias vão ser alinhadas, mais gente vai ficar equilibrada mais a vibração planetaria se eleverá.
    Bem cara amiga vou então abusar da sua boa vontade e vou-lhe enviar um e-mail que peço que vá ler à sua caixa de correio.

    Beijinho

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Obrigada amigo

    não só pelas suas palavras de força como também pelo voto de confiança.

    Decidi fazer a leitura das cartas do dia num único post, está para sair depois da meia-noite, para ficar no domingo. Depois pode ver se algo bateu certo com a sua semana ou não.

    Quanto ao mail, fico à espera e depois falaremos por mail. Obrigada, pois acredito que será muito enriquecedor para mim!

    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  3. Curioso este artigo, sobretudo porque a noite passada só sonhei com portas numa casa que andava a remodelar..O universo é de facto misterioso.Obrigado porque me veio elucidar e faz todo o sentido. tudo o que eu queria era uma vida normal...lol beijos love ya

    ResponderEliminar
  4. Em cheio... é o que tenho feito. O post de amanhã o comprovará.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp