Avançar para o conteúdo principal

Invocar as direcções

Sempre que damos início a um ritual precisamos primeiro de fechar o Círculo Mágico e, em seguida, invocar as direcções, ou por outras palavras, realizar o ritual de abertura.
Invocation de Frederic Leighton

Quando o Círculo é fechado e sentimos que estamos plenamente protegidos da influências exteriores, é o momento indicado para invocar as Entidades que concluirão a protecção do espaço.Essas entidades estão associadas aos quatro elementos e aos quatro pontos cardeais. 

Pela ordem de invocação: a Oriente temos a Ar, lugar onde todos os começos se dão, e como seu regente temos as Sílfides e o Arcanjo Rafael,  a Sul o Fogo e como regente as Salamandras e o Arcanjo Miguel, a Ocidente a Água e as Ondinas e Gabriel e, por último, a Norte a Terra e os Gnomos e Uriel. 

Passando em cada ponto cardeal, que deve de facto corresponder à realidade, deve realizar-se um convite ou uma ordem, dependendo da familiaridade que têm com os Elementais e com os rituais. Atenção que as ordens devem ser dadas apenas a alguns, certas Entidades, como os feéricos e as Deidades, nunca devem ser ordenadas, meramente convidados a participar, com muita humildade, or else!

No fim das invocações de todas as portas, regressa-se ao altar e convida-se a Deusa e o Deus a estarem presentes na cerimónia. Este convite deve ser feito de braços abertos, recebendo a energia com acolhimento sincero.

Deixo-vos exemplos de invocações usadas na tradição wicca, que elas sirvam como base de trabalho para cada um criar a sua forma de abrir o ritual. 

De frente para Oriente, com ou sem os instrumentos deste elemento na mão, dizer de forma a que a voz pareça transpor todas as barreiras existentes e chegue ao lugar onde habitam as maravilhas. Dizer:

Torres de vigia do Oriente - Sílfides, guardiães, espíritos e elementais - oiçam o meu pedido.
Poderes sussurantes do Oriente e do Ar, peço a vossa presença esvoaçante e transitória hoje neste círculo.
Juntem-se a mim neste local que está fora de tudo, neste tempo fora do tempo, enquanto desenho o círculo Sagrado para adorar e fazer magia.
Guardem, protejam, testemunhem e adorem comigo esta noite, juntando os vossos poderes e bênçãos a este empreendimento.
Bem-vindos sejam os poderes do Ar que vêm para equilibrar este lugar sagrado. Abençoados sejam.

Permaneçam nesse lugar pelo tempo que for necessário, fechando os olhos e visualizando a energia desse elemento a invadir o lugar. Enquanto a imagem ficar estável na sua mente, não se mexa. Aproveite e receba a energia. Quando pronto dirigir-se para Sul e dizer:

Torres de vigia do Sul - Salamandras, guardiães, espíritos e elementais - oiçam o meu pedido.
Poderes apaixonados do Sul e do Fogo, peço a vossa presença fogosa e transformadora hoje neste círculo.
Juntem-se a mim neste local que está fora de tudo, neste tempo fora do tempo, enquanto desenho o círculo Sagrado para adorar e fazer magia.
Guardem, protejam, testemunhem e adorem comigo esta noite, juntando os vossos poderes e bênçãos a este empreendimento.
Bem-vindos sejam os poderes do Fogo que vêm para equilibrar este lugar sagrado. Abençoados sejam.

Fazer como em cima e seguir para Ocidente. Dizer:

Torres de vigia do Ocidente - Ondinas, guardiães, espíritos e elementais - oiçam o meu pedido.
Poderes férteis do Ocidente e da Água, peço a vossa presença psíquica e purificadora hoje neste círculo.
Juntem-se a mim neste lugar para além de todos os lugares, neste tempo para além do tempo, enquanto lanço o círculo Sagrado para adorar e fazer magia.
Guardem, protejam, testemunhem e adorem comigo esta noite, juntando os vossos poderes e bênçãos a este empreendimento.
Bem-vindos sejam os poderes da Água que vêm para equilibrar este lugar sagrado. Abençoados sejam.

Como em cima, permanecer no lugar o tempo que for necessário e depois caminhar para Norte. Dizer:

Torres de vigia do Norte - Gnomos, guardiães, espíritos e elementais - oiçam o meu pedido.
Poderes estabilizadores do Norte e da Terra, peço a vossa presença forte e reconfortante hoje neste círculo.
Juntem-se a mim neste lugar para além de todos os lugares, neste tempo para além do tempo, enquanto desenho o meu círculo Sagrado para adorar e fazer magia.
Guardem, protejam, testemunhem e adorem comigo esta noite, juntando os vossos poderes e bênçãos a este empreendimento.
Bem-vindos sejam os poderes da Terra que vêm para equilibrar este lugar sagrado. Abençoados sejam.

Neste momento convém voltar a Oriente e fechar o círculo que caminhámos. Há que goste, eu incluída, de dar três voltas ao espaço em comunhão com a energia que chegou, costumo dançar enquanto o faço. Depois regressar ao Altar e virada para Oriente chamar a presença da Deusa/Deus.
The Garden of the Hesperides de Frederic Leighton

De braços abertos dizer:

Abençoada Senhora da Vida, da Morte e do Renascimento, mãe de toda a criação, peço humildemente a tua presença neste círculo esta noite. Testemunha a minha magia e confere-lhe as tuas energias criativas. Bem-vinda e abençoada sejas.
Abençoado Senhor, Deus deste mundo e do que está para vir, espírito da vegetação, peço humildemente a tua presença neste círculo esta noite. Testemunha a minha magia e confere-lhe as tuas bênçãos. Bem-vindo e abençoado sejas.

Deve ser acesa uma vela neste momento para celebrar a presença e iluminar o espaço. Eu uso branca. Podem também em cada ponto cardeal, que marcam com o Nascer do Sol, vendo onde ele acontece no vosso espaço ou com uma bússola, colocar uma vela que acendem quando os invocam e apagarão quando realizarem o ritual inverso, de encerramento.

A cor de Oriente é amarelo, Sul é vermelho, Ocidente é azul e Norte é verde escuro.

Talvez noutro dia partilhe o ritual de José Medeiros, que uso, já com algumas alterações feitas por compreender que o meu sentir desse ritual era ligeiramente diferente.

Na primeira hora de Lua do dia de Vénus, S. S. Leôncio, S. Marceliano, S. Gregório Barbarigo, S. Márcio

Comentários

  1. Interessante... aprendo aqui sempre qualquer coisa nova :)

    ResponderEliminar
  2. Sim senhora! Muita coisa para preparar e estudar :)
    Acho que ainda não vou estar pronta na próxima lua cheia... LOL

    Nice pics!

    :*

    ResponderEliminar
  3. Gaspas obrigada e espero que assim seja sempre!

    :*

    ResponderEliminar
  4. Sheela

    é num tempo que não é um tempo. Costuma ser dito nesta Tradição que o noviço leva uma ano e um dia até estar pronto...

    :* bons estudos e práticas, pois sem ela não vale a pena

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com...

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria...

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Paj...