Avançar para o conteúdo principal

Anjo Samael

Ontem nos meus estudos descobri um texto muito interessante que me fez pensar muito, por isso hoje vou transcrevê-lo para aqui, para partilhar e para eu o ir lendo de vez em quando para ver se entra melhor.
O texto tinha a ver com o Anjo Samael, título desta partilha, que é o meu Guardião da Casa, ao ler o texto fiquei um pouco preocupada pois dizia que este anjo era o mesmo que Satã e Lúcifer, que os hebreus chamam-no de Samael, os ocidentais de Satã e os latinos Lúcifer. Como podem imaginar fiquei um pouco confusa, não por ter este anjo como Guardião, mas pela minha ignorância sobre o assunto, afinal que escolha fiz eu, que Anjo convidei para proteger o meu Lar.
Todos os nomes querem dizer o mesmo "Anjo da Luz" e por essa razão este é o meu Guardião da Casa, mas ao relacioná-lo com Lúcifer, achei que era demasiado forte para mim e para a minha casa. Por isso pus-me a pensar e infelizmente ainda não cheguei a nenhuma conclusão, com o tempo talvez.
Depois disto encontrei este excerto que achei delicioso no livro Dogma e Ritual de Alta Magia de Éliphas Lévi, e passo a citar:

O Lúcifer da Cabala não é um anjo maldito e fulminado, é o anjo que ilumina e que regenera queimando; é para os anjos de paz o que o cometa era para as tranquilas estrelas das constelações da primavera. A estrela fixa é bela, radiante e calma; ela respira os celestes aromas e olha com amor as suas irmãs (...) e caminha solenemente, sem sair do lugar que lhe é determinado entre as sentinelas da luz. Contudo, o cometa errante, todo ensanguentado e desgrenhado, acorre das profundezas do céu; precipita-se através das esferas tranquilas, como um carro de guerra entre as fileiras de uma procissão de vestais; ousa afrontar a espada flamejante dos guardas do sol, e, como uma esposa apaixonada que procura o esposo sonhando pelas suas noites de viuvez, penetra até ao tabernáculo do rei dos dias, depois foge, exalando os fogos que o devoram e arrastando após si um longo incêndio (...)

Entretanto as irmãs estrelas, com medo deste cometa, decidem tentar convencê-lo a ser como elas, a ficar quieto e fixo num determinado lugar, aliciando-o com a sua beleza e dizendo-lhe que se tornaria mais belo se o fizesse.
Mas Samael responde-lhe:

Não creias, ó minha irmã, que posso errar ao acaso e perturbar a harmonia das esferas; Deus traçou o meu caminho como o teu, e se a minha carreira te parece incerta e vagabunda, é porque os teus raios não poderiam estender-se tão longe para abarcar o contorno da elipse que me foi dada por carreira. A minha cabeleira inflamada é o fanal de Deus; sou o mensageiro dos sóis e fortaleço-me nos seus fogos para os partilhar no meu caminho aos novos mundos que não têm ainda bastante calor, e aos astros envelhecidos que têm frio na sua solidão. Se me afadigo nas minhas longas viagens, se sou uma beleza menos atractiva do que a tua, se o meu enfeite é menos virginal, não deixo, por isso mesmo, de ser, como tu, um nobre filho do céu! Deixa-me o segredo do meu destino terrível, deixa-me o espanto que me rodeia, amaldiçoa-me, se não podes compreender-me: não deixarei, por isso, de realizar a obra que me foi imposta e continuarei a minha carreira sobre o impulso do sopro de Deus. (...)
Fica, pois, sossegada, bela estrela fixa, não quero tirar a tua luz tranquila; pelo contrário, esgotarei por ti a minha vida e o meu calor. (...) Sabe que no templo de Deus ardem fogos diferentes, que lhe dão glória; tu és a luz dos candelabros de ouro, e eu a chama do sacrifício: realizemos os nossos destinos!

Considero este texto de uma beleza rara, que nos mostra de forma diferente este Anjo da Luz que tantos temem por o não compreender. Além disso é também um texto que nos lembra que todos temos os nossos caminhos e que as formas de chegar até Deus e cumprir as nossas missões são diferentes, e o diferente não é melhor ou pior, é apenas diferente.

Num dia de Marte, de Samael e de São Jerónimo

Comentários

  1. Cara Shim Tau
    queria agradecer o seu comentario no meu blog. Acha o meu blog bom ?Pois eu acho o seu extraordinário.
    Não acredito em coincidências, portanto entenda a sua escolha em relação ao samael como um desafio.Ele é um anjo muito dificil de baixa vibração representa o nosso lado "lunar" mas quando chegar a altura e como jovem da "Nova Era" vai verificar que o seu nivel vibratório exige outro tipo de seres protectores.
    Vou "beber"o seu blog e fazer mais alguns comentarios
    Quero que saiba que respeito profundamente a missão dos jovens como você que estão elevar este nosso planeta

    Saudações

    Viajante

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela partilha sobre Samael, ajudou-me a entender algumas coisas. Também não acredito em coincidências e ter descoberto o seu blog foi de facto, desde já, uma prova disso, não há coincidências, há sintonias, e por isso obrigada por me trazer uma resposta tão imediata.
    Tenho ainda muitas perguntas à espera de resposta sobre este Arcanjo de Marte, mas tudo a seu tempo.
    O meu coração alegrou-se com as suas palavras sobre o blogue e espero de facto poder ter a sua companhia durante todo o tempo em que a nossa viagem for aprazível.

    Que a Luz e o Amor acompanhem sempre os nossos passos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações.
      Querida Anastásia,há distinções entre Luz e trevas Lucifero e Satã;Satã veio de satânia,e é o meu iniciador também...(Jó...)é o Draco(dragão)negro.
      Samael,eu o chamo de "Samiazar".
      Assim ele se apresentou á mim em forma figura.
      É esse aí em cima(figura)só que,com cabelos escuros.
      Podemos chamá-lo de Metraton
      É cristos também;o segundo da hierarquia antes de Miguel.
      Miguel é o meu có-criador e Samael o meu regente.
      Justiça aos justos...

      Assim seja

      Eliminar
  3. Samael, ainda o nome esta errado, seria SamaUl, só comentando, sem o sentido de repreender, é um assunto complicado, parte de minha existência, mas ainda incógnita absolutamente variável de um fluxo contínuo de pausas reflexivas. Mesmo que contraditórias, essas palavras ainda sim expressam, combinadas, um sentido profundo e esclarecedor de um propósito. O que posso deduzir por enquanto, é que cada um tem seu caminho e seu tempo, ele seguiu, ou fez (mesmo que eu não acredite nesta opção), o dele.
    O "Certo" existe, é absolutamente variável, sei no que se baseia, mas talvez possa ser por enquanto incompreensível ao homem de baixa sabedoria. Siga em frente e tente se colocar ao lugar dele, "viver queimando" ou seria "Amar se odiando", aceitando o fatídico e incontestável destino ou resultado de sua "existência".
    Desculpe as longas e talvez complexas palavras, mas acredito, mais que isso, eu sei, que tudo que é concedido de coração, mesmo que em linguagem desconhecida, é absorvido com certeza pelo presenteado, então deixo pra você estas muitas palavras de uma experiência talvez necessária a você pela sua questão, e parabens, por querer atravessar um preconceito que seria uma "heresia" pelos ignorantes, eles esquecem que nada existe por acaso. Abraços e felicidade.
    E lembre-se: Para entendê-lo, talvez precise refletir na frase "Justiça e direito valem mais que tudo na vida, o desejo, ordem, destino dado pelo Altíssimo Criador é incontestável, e deve ser seguido a qualquer preço.", poucos pensam em abrir a mão da própria "luz" para que outros possam tê-la. Mas ele não é um salvador ou iluminador, só fez o que tinha que fazer.

    ResponderEliminar
  4. Maurício Pedro

    obrigada pelas suas palavras. Foi em tempos um assunto que me intrigou mas para o qual já obtive as minhas respostas, interiores.

    Agradeço, mesmo assim, a intenção de ajuda :) é sempre bem-vinda.

    Volte sempre que lhe apetecer, o Grimoire gosta das conversas.

    um abraço

    ResponderEliminar
  5. uma conotação de Cristo quando ainda vivo. é uma característica de seres da terceira dimensão repudiar e julgar o diferente, o desconhecido. acredito que tudo seja uma questão de consciência.
    grande abraço e desculpe qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  6. Oi amigos tdo bem, muita luz para você e a todos... Seu texto é muito interesante e vale apena pesquisar um pouquinho mais para quem desesja não é mesmo?
    Então, Samaél não é um Anjo, e sim um Arcanjo. Samaél desposou lilith, a primeira mulher de Adão. Então não como critica, mas como um modo de você fazer um blog ainda melhor vale a pena dar uma pesquisadinha... no mais gostei da iniciativa e ta valendo ! Aquele abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Paj...

O Mago e as 3 Espadas

Esta semana temos como energia orientadora O Mago e hoje o 3 de Espadas. Bom, depois de duas semanas seguidas com a Morte, onde fomos confrontados com as prisões e associações difíceis que o Ego faz a determinadas circunstâncias e/ou coisas reais, parece que nos conseguimos libertar e resgatar a Luz que nos orienta. Com o Mago temos direito  ao início de tudo, voltamos ao ponto de partida onde nos são dadas as armas necessárias para o Combate e para o Caminho. São os 4 elementos no seu estado mais puro e cabe, agora, ao Mago decidir o que fazer com ele. Hoje, a energia do dia leva-nos a mergulhar nas nossas dores. O que dói? Por que dói? the pain inside by ~vladiks Com o Mago podemos aceder a essa dor e compreender que esquema emocional ou mental existe por trás dela, desmistificando assim a sua essência e eliminado a identificação. A dor é apenas um resultado de uma identificação com algo, um objectivo, uma pessoa, uma ideia. Quando compreendemos que temos a escolha d...

por que demorei um ano?

hoje sento-me à minha mesa para dar forma a um objetivo que ficou por cumprir no ano que acabou - retomar a escrita. tive tantas dúvidas e tantos receios, não sabia mesmo como retomar esta atividade que tanto prazer e bem-estar me traz, como encaixá-la na minha nova rotina. por outro lado também sentia que as minhas partilhas já não são só minhas, que a presença de uma criança na minha vida requeriam decisões mais comedidas, não quero partilhar a sua vida sem a sua autorização. mas como separá-lo de mim? e com tudo isto o tempo foi passando. fiz várias tentativas de me sentar onde estou, de escrever no telemóvel, de apontar no meu BuJo a intenção de o fazer, mas o tempo não era o certo e simplesmente não aconteceu. ontem surgiu novamente a ideia, mas com ela mais dúvidas. seria prudente manter este blogue? deveria criar outro e começar de novo? porém, as razões que me levavam a fugir deste espaço eram menos poderosas que as que me levam a permanecer. irão ocorrer algumas m...