No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria
Amiga, adoro essas suas chamadas à reflexão!
ResponderEliminarPenso que exista uma única verdade mas com diversas formas de expressá-la. Cada um pinta conforme a entende. Parece-me semelhante aos diversos baralhos de tarô, há tantos, mas o significado principal deve prevalecer, não?
Bjos na alma!
Olá querida! Penso que a Verdade é Deus. É a própria Fonte. Única, mas com infinitas facetas. Estamos sempre a buscá-la e o aprendizado é infinito tb.
ResponderEliminarVamos buscar a Verdade antes que ela nos surpreenda. Certo?
bjos do amigo
Meri
ResponderEliminare adoro que participes ;D
Pois, a essência é única e cada interior aprecia este ou aquele aspecto. Pois também cada carta tem um significado, mas dependendo do dia podemos dar mais atenção a este ou aquele detalhe.
BJ
Marcelo
ResponderEliminaré como na Árvore da Vida, uma energia em vários estádios! Sim, talvez seja isso.
O Mundo é a energia mais próxima que temos na Árvore, é Malkut - o Reino.
Busquemos, busquemos sempre a Verdade, mas comecemos por aquela que está dentro de nós, não?
Beijocas
Shin
ResponderEliminarSe houvesse uma só verdade eu estava lixada! Morria à fome! lol
A verdade, como todas as coisas debaixo deste céu azul, muda.
A única Verdade, para mim, consiste em viver de acordo com o que acreditas.
A verdade é tudo aquilo que fazes, dizes e pensas que te faz sentir bem ou te faz sentir mal conforme é ou não coerente com os teus valores,com as tuas escolhas conscientes de ser melhor.
Se fazes algo que sabes que não devias fazer, sentes-te mal. Se fazes aquilo que sabes que para ti é o mais correcto sentes-te bem.
Todos nós já experimentámos o alivio e todos nós já carregámos o peso das nossas decisões. Se isto acontece é porque nós sabemos, no fundo, o que condiz mais connosco.
Esta é para mim a verdade. Aquela que te governa o interior e se manifesta no exterior. O resto..estou como o outro, é comentário jurídico.
beijos e este tema merecia aprofundamento. No dezmistificando por exemplo.
IdoMind
ResponderEliminarestás mesmo comunicativa :)
Pois minha querida, talvez se devesse colocar lá no dezmistificando porque a conversa dá pano para mangas sem dúvida!
porém, esta Verdade é aquela outra, o conceito platónico...o que será??
Se queres conceitos, aí vai:
ResponderEliminarA verdade é um ponto de vista, tal como dizia o grande Nietzsche.
Então vai ao encontro de Picasso. As obras são pontos de vista de artistas...há várias verdades então!
ResponderEliminarHum...