sábado, novembro 15, 2008

Geburah e Chesed

Depois de Chokmah e Binah se encherem de Luz Divina, esta transbordou para os vasos seguintes e, assim, foi criado a partir de Chokmah, Chesed, e a partir de Binah, Geburah.

Se Chokmah representava a Sabedoria, a Força, Chesed irá representar a Misericórdia, a Protecção. Quando alcançamos a Sabedoria deveremos agir de forma prudente, deveremos ter em mente que só poderemos utilizar essa Sabedoria de forma construtiva. Portanto, Chesed representa essa parte do Uno, é nesta esfera que poderemos encontrar a Indulgência, a Protecção que necessitamos quando as coisas não estão a correr bem. Normalmente é desta esfera que peço Luz para pedir ajuda a recuperar depois de acontecimentos duros, é daqui que vem a Força da Fénix que tanto precisamos depois de eliminar as coisas menos positivas da nossa vida.

Geburah irá representar o lado austero, severo do Entendimento, Binah. Quando compreendemos verdadeiramente as coisas temos tendência para nos tornarmos severos, duros, daqui vem a expressão "A Verdade é dura de ouvir!". Esta esfera é de difícil compreensão e muitas vezes é conotada de negativa, contudo, esta é uma árvore sagrada e por isso mesmo não podemos ver nela algo de mal. Na verdade esta esfera surge, a meu ver, para corrigir a indulgência de Chesed, para a equilibrar. Geburah representa a Justiça como oposição à Misericórdia, representa a punição como acto de destruição. Esta esfera ensina-nos, ainda, que é preciso sofrer certas opressões para mudar o nosso carácter, dito assim, faz-nos imediatamente pensar no Deus do Velho Testamento, aquele que punia, se calhar encontramos aqui a justificação para a sua existência, por vezes é necessário oprimir para se poder atingir a liberdade completa. As mudanças por vezes têm de ser forçadas.

Estas duas esferas têm de ser analisadas em conjunto pois elas representam uma ideia em si. Por um lado temos um castigo, uma severidade, mas pelo outro temos a misericórdia, a indulgência, cada um é um caminho mas será necessário experimentar os dois para se poder viver cada estado.
Talvez se falarmos em termos dos planetas/deuses que podem representar cada esfera as coisas se tornem mais claras.

Geburah é representado por Marte e Chesed por Júpiter. A Justiça de Chesed pode ser encarada como a Disciplina de um Guerreiro que quando está em guerra não vê mais nada, enquanto que Chesed pode ser uma Misericórdia aparente, pois Júpiter era o deus das ilusões e as suas decisões nem sempre foram imparciais, quantas vezes perdoou Hércules apenas por ele ser seu filho, caso fosse um mero mortal teria sofrido bem mais.

Então, a experiência espiritual que julgo ser importante a retirar destas duas sephirot é que independentemente dos actos cometidos, há sempre hipótese de sermos perdoados, porém, também há castigos, a lei do Karma é impiedosa. Será importante, sempre que nos apercebermos que fizemos algo de mal, ir a Geburah aceitar a nossa Justiça e depois, só depois, passar em Chesed para receber conforto.
Em termos dos Anjos, Geburah é regida pelas Dominações e têm como Anjo principal Tzadquiel também chamado de Saquiel, enquanto que Chesed é regida pelas Potências e tem como Anjo principal Khamael também chamado de Samael. Como de costume aqui ficam umas orações:

"Arcanjo Saquiel, Anjo de infinita bondade, eis que venho a ti para agradecer-te o grande optimismo que existe no meu coração. Faz com que eu leve sempre aos outros alegria e bem-estar. Pela tua protecção tornei-me num ser abençoado e amável. Por isso, Saquiel, prolonga os meus dias sobre a terra para que eu possa expressar até ao fim da minha vida as palavras de Deus. Que todos possam perceber em mim os benefícios da tua intercessão. Amém. "

" Samael, ajuda-me a ter paciência e compreensão na hora de tomar as decisões que envolvem a minha vida. Faz com que eu seja menos agressivo(a) e me torne sensível a amável. Que eu aceite as pessoas com as suas qualidades e defeitos. Que eu compreenda todas as atitudes dos meus companheiros, sem querer mudá-los ou transformá-los. Meu querido Anjo Samael, dá-me inteligência e coragem para que eu seja capaz de realizar os meus objectivos. Fortalece-me com o teu amor e poder eterno. Amém. "

Num dia de São Alberto Magno, Santa Gertrudes e de Cassiel, Regente da Energia de Saturno
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...