Apesar de haver vários baralhos à nossa disposição e cada um ter a sua iconografia, há um certo número de símbolos que se encontram sempre representados, são os mais importantes, aqueles que contém a informação necessária para desvendar a mensagem.
Começando pelo Mago, podemos encontrar, ou devemos encontrar, em todos os baralhos os seguintes símbolos:
- Bastão
- Punhal
- Discos/moedas
- Taça
- As cores: amarelo, verde, azul e vermelho
- Chapéu em abas
- Mesa de trabalho
Esta carta tem como número o 1 que representa exactamente a liderança e a ambição. Neste primeiro ensinamento o mais importante é compreender que o 1 é o início de tudo, que aqui se faz a iniciação, só depois de uma iniciação poderão ser revelados os Mistérios e iniciar-se a Grande Obra. O 1 representa ainda a coragem, a independência, a actividade mental (esta carta está associada a Mercúrio em Astrologia) e física, mas também as realizações e a acção em geral. É o Eu no Universo, ou seja, é o assumir que se faz parte sendo diferente, ensinamento que o chapéu em abas esconde muito bem. O chapéu não tem qualquer valor simbólico, daí que baralhos mais recentes o tenham retirado e apenas coloquem a símbolo que as abas fazem, o LEMNISCATA por cima da cabeça, claro. Este sinal do infinito, colocado sobre a cabeça, revela-nos que há uma tomada de consciência sobre a manifestação divina que há em nós, ele representa in fine o infinito que há em nós.
Esta lâmina inicia o ciclo o Caminho da Realização e por isso mesmo ela é a primeira prova, é o corte definitivo com os pais, ou outras pessoas que nos influenciam e com a sociedade, pois ela representa o início da individualidade, do caminho da afirmação.
Como já foi referido, com esta carta devemos começar a trilhar o nosso caminho, fazer uma iniciação num campo do nosso interesse, o importante é pegar nos nossos instrumentos e caminhar, estudar, praticar, meditar, pregar, qualquer coisa, o importante é a acção.
Por último esta carta pode servir como um aviso, ela leva-nos para o nosso poder criativo, mas avisa-nos que somos o Mensageiro de Deus e devemos de agir como tal. Depois de desvendarmos esta Chave não podemos deixar de ter em mente, todos os dias, de que para haver o Bem, temos de o praticar, pois tudo o que tem existência no Plano Manifestado, tê-lo-á no Plano Astral, que é o mediador entre este e o Plano Espiritual.
Hermes Trismegisto, Tábua de EsmeraldaAo mesmo tempo as coisas foram e vieram do Um, deste modo todas as coisas nasceram dessa coisa única por adopção.
Num dia de São Severo, São Leonardo e de Saquiel, Regente da Energia de Júpiter
Cara Shin Tau
ResponderEliminarObrigado pelo poema do nosso Pessoa, ninguem melhor do que ele para compreender a união transcendente destes dois conceitos.
Tambem quero agradecer o comentário no post sobre os bombeiros, foram tempos interessantes com muitas histórias umas felizes outras menos felizes. O facto de participar do Karma das pessoas em risco fortaleceu a minha personalidade. Durante todos aqueles anos houve uma frase do "talmud" que me inspirou e ainda hoje me emociona: "Aquele que salva uma vida salva todo o mundo"
Quanto ao tarot, esclarecedor fico à espera do proximo.
Saudações
O Viajante
Já tinha lido sobre essa sua frase num outro texto sobre os bombeiros e na altura achei linda e continuo a achá-la.
ResponderEliminarDevem de ter sido momentos de verdadeira aprendizagem, sobre e sobre os outros.
Obrigada pelas suas partilhas.