Avançar para o conteúdo principal

Lâmina II

Depois de ter mostrado que deseja iniciar o seu Caminho, de tornar manifestada a sua Vontade pela acção dos 4 elementos, o Peregrino deve encontrar-se com o seu inconsciente, deve sintonizar-se com ele para poder avançar, deve ir aos seus Arquivos e aceder à Informação que lá se encontra.

Este ensinamento só é possível quando se ligar ao seu lado feminino, a Alta Sacerdotisa, ela representa o lado oposto, mas complementar, do Mago, um é acção, o outro é estado, um é força, o outro é forma, um é masculino, o outro é feminino, cada um complementando o outro.
Numerologicamente falando não será difícil de compreender estas analogias. O 1 é o número da unidade, do todo, o 2 será o binário, a dualidade, a fecundidade. Só no 2 se poderá o 1 manifestar, o 2 sai do 1 quando este se multiplica em 2, o 1 é a acção, o 2 a emoção. Ficamos assim perante a nascença da dualidade, da manifestação dos opostos neste percurso iniciático que é o Caminho do Tarot. Esta carta ensina ao Peregrino que tudo na vida têm dois pólos, o positivo e o negativo, é transmitida a segunda chave dos ensinamentos ocultistas: «O movimento da vida consiste na tensão extrema das duas forças (atrair e repelir)».
Nesta carta devemos poder sempre encontrar os seguintes símbolos:

  • Tiara
  • Livro
  • Cor azul-claro
  • 2 Colunas
  • Véu

O nome do Arcano, e a própria imagem que nos é representada, não deixa qualquer dúvida quanto à ligação deste com o Planeta Lua. É de conhecimento comum que as sacerdotisas vestiam um azul-claro, cor que está ligada à Santidade, repare-se que foi essa a cor que a Igreja Católica conseguiu impor que se usasse nas várias representações de Maria, mãe de Jesus, na verdade, actualmente ela é sempre representada vestindo azul-claro. Mas nem sempre é obrigatório encontrar a Sacerdotisa com vestes azuis, a cor pode estar representada noutros espaços na lâmina, mas aí o seu significado será aplicável ao objecto que está caracterizado por essa cor. Por exemplo, se a cor estiver nos véus ou no espaço por detrás da Sacerdotisa, quererá dizer que a Santidade é o local e não a Mulher.
A Sacerdotisa deverá ter sempre consigo uma tiara com três níveis, mostrando-nos os campos de acção que vão ser permitidos aceder, que ela já conquistou e que o Peregrino deverá conquistar, como o mental, físico e anímico. Se a tiara for simples, a Sacerdotisa deverá estar num nível superior a três degraus, tendo estes o mesmo significado.

Além de ter a tiara, deverá estar a segurar o Livro Sagrado, ocultando o que lá está escrito para o Profano não ter acesso fácil. Este livro, tanto representa o Livro Sagrado, com todos os ensinamentos que desejamos alcançar, como o nosso Pessoal, onde tudo se encontra registado. Neste sentido a carta vem complementar o que havia sido dito no Mago, depois de termos consciência de que somos divinos e de como o Mundo funciona, não podemos vacilar e todos os actos que realizamos a Sacerdotisa aponta no seu Livro, tudo, tenha sido alcançado ou não.


Depois de o Peregrino enfrentar a Sacerdotisa, esta decidirá se ele pode passar as duas colunas e entrar no Templo. As duas colunas tentam representar as colunas do Templo de Salomão, Boaz e Jakin, o feminino e o masculino, o branco e o preto, a intuição e a acção, enfim, todas as polaridades existentes. Por trás das colunas encontra-se o véu, símbolo do mistério. Para além da Sacerdotisa encontra-se um mundo desconhecido, terá o Peregrino Coragem para entrar e desviar o Véu passando para o Ouro Lado?
Espiritualmente este Arcano representa a aprendizagem sobre o mundo exterior, sobre como tudo funciona através da lei da atracção e repulsão, que para haver sabedoria tem de haver ignorância, que para haver amor há ódio, luz/trevas, acção/passividade e por aí fora. Mas, ao fazer exactamente essa ligação com o exterior remete-nos para dentro de nós, mostrando-nos que a intuição é a melhor forma de agir, que para julgar esta dualidade o melhor é seguir a nossa percepção interior.


Em suma, a grande aprendizagem que o Peregrino deverá realizar com a Sacerdotisa será a de saber que o verdadeiro conhecimento não provém da percepção dos sentidos: «o espírito que contempla a si mesmo, tem de despertar o conhecimento no íntimo do indivíduo.»
Só depois de ligar o Mago à Sacerdotisa, poderá o Peregrino prosseguir a sua Viagem.

Num dia de Santa Matilde, Santa Isabel da Hungria e de Rafael, Regente da Enegia de Mercúrio

Comentários

  1. Obrigado Shin Tau por mais uma partilha

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. olá,
    gostaria de saber de qual taro é aquela prmeira carta. muito bonita.
    obrigada,
    yu

    ResponderEliminar
  3. Yuli

    bem-vinda, gostava de te poder ajudar, mas não sei. Nem tenho a certeza se a foto é de um tarot, ou se encontrei uma imagem bonita que se aplicava ao texto.

    Contudo, deixo-te aqui o link para a taroteca, encontrarás lá muitos baralhos e muito lindos!

    Desculpa não ter ajudado, pode ser que a taroteca compense.

    Beijocas e volta sempre

    http://taroteca.multiply.com/

    ResponderEliminar
  4. Querida Shin!

    Não consigo tirar os olhos da Sacerdotisa com o bambi! Que beleza! Vou espreitar o link da taroteca.

    Bem hajas por ontem! ;-)
    Muitos beijos***deFada

    ResponderEliminar
  5. Fada linda Moranga ;)

    é demis essa lâmina!!! Espreita mas não te percas tem muita coisa linda!!! Ainda te inspira a criar um tarot, era bem fixe!!!

    Meu doce adorei conhecer-te ao bibo e a cores! És linda, mesmo FADA!!!! Bem-hajas e agora que descobrimos que estamos perto, temos de beber uns choko kids de vez em quando!!!

    :********

    ResponderEliminar
  6. Querida Shin, acreditas que estava na Taroteca e pensei nisso? As imagens do Tarot podem ser tão lindas! Imagino um Tarot positivo, que ajude as pessoas a inpirarem-se, a ver a Luz! Há tanta coisa cá dentro pra sair... Primeiro tenho que acabar dos restos. Depois ficarei desimpedida para tudo! :-)

    Conhecer-te foi natural. Foi um reencontro! Afinal estamos tão pertinho... O Chocokid vacontecerá.

    Fiquei a pensar na palavra Eric... há 2 palavras que não me saem da cabeça: "abertura" e "comunicação".
    Tu lá saberás.

    Sabes quem me fazes lembrar? A Heidi! http://www.youtube.com/watch?v=RI3qPvtYnv0

    És muntalinda!!!
    Beijos***deFada

    ResponderEliminar
  7. Fada

    o que já me fizeste rir com a Heidi ahahahahahahahh só tu mulheri!!! Hão-de traços de uma vida passada nas montanhas da antiga Holanda de certo, além, claro, das minhas influências nipónicas! :)

    Quanto ao tarot, aguardearei pois sei que virá algo muito belo e espiritual, quem sabe esse processo te ajudará com os restos!

    Foi um reencontro de certeza, pois a facilidade de comunicar e esatr foi mágica! És linda!!!!

    No que diz respeito às duas palavras, elas fazem sentido pois existem em relação ao nome. Todavia irei meditar sobre o assunto!

    Beijocas minha lindona!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com