Hoje apetece-me partilhar algo especial convosco.
Stan Lee é um artista que à sua maneira nos tenta mostrar que cada um pode ser um super-herói. Das suas obras magníficas escolho falar desta vez, dado a carta da semana, de Fantastic Four, mas podem dar uma espreitadela aqui para saber mais ou aqui para saber mais sobre este artista.
Este grupo de quatro pessoas amigas que ao serem atingidos por raios cósmicos adquiriram super poderes, ajudam as crianças e os adultos a interiorizar a lição e as características dos quatro elementos.
A representar a Terra temos o Coisa, Ben Grimm, que é feito de rocha. Os seus super poderes são a Força bruta, a capacidade de resistência e uma teimosia inacreditável.
Na água temos o Senhor Fantástico, o doutor Reed Richards, que ficou elástico. É o mais inteligente do grupo e aquele que comanda, a sua maior característica é uma determinação enorme e uma crença na sua razão absoluta.
No fogo temos o mais novo do grupo, Johnny Storm, o Tocha Humana. Os seus poderes são entrar em combustão e manipular o fogo lançando bolas contra os inimigos, bem como conseguir voar. A sua maior característica é uma imaturidade e impulsividade que faz com que o Coisa esteja sempre a zangar-se com ele.
Susan Storm Richards, a Mulher Invisível, representa, por último, o ar é casada com Reeds (a Água) e irmã de Johnny (o Fogo). Tem como poder ficar invisível e mais tarde consegue desenvolver campos de força à sua volta para protecção.
Se analisarmos bem estas personagens poderemos descobrir algo importante sobre os quatro elementos :)
Como todos os super-heróis têm um Arqui-inimigo, Doctor Doom, o Senhor Destino é o inimigo que rivaliza estas quatro forças. Porque razão será? Alguém tem alguma sugestão?
Espero que tenham gostado desta partilha e que ela passe a mensagem principal, as aprendizagens estão em todo o lado, basta querer ver.
Fantástico a matéria. Nunca havia atentando para esta questão filosófica neste grupo. (E olha que eu sou fã de quadrinhos de super-heróis dentro outros). Eu já havia traçado um paralelo com o Homem-Aranha e seus principais inimigos também como sendo animais, tipo Dr. Octopus (Polvo), Lagarto, Escorpião, Rhyno (Rinoceronte), etc...
ResponderEliminarA relação aí está bastante óbvia. Como lutar com a força do Destino sem aliar os quatro elementos base que compõe o nosso ser?
A Harmonia dessa família é a nossa resposta. Juntando os 4 elementos primordiais nós podemos vencer quaisquer desafios.
Direto do Brasil e fã de quadrinhos.
Um Abraço.
Adoro BD!Sob a capa de fantasia superficial e até infantil, é, para mim, das formas mais inteligentes de transmissão dos conhecimentos humanistas e até esotéricos..
ResponderEliminarOs Fantastic Four são um exemplo, entre muitos, das mensagens contidas nas entrelinhas, que aqui parece-me poder ser vista de duas perpecticas:
- uma de carácter mais individual que nos diz da necessidade de harmonizar dentro de nós os vários aspectos que nos compõem, a fim de fazermos o nosso caminho lutando com bravura contra as fatalidades.
Concordo inteiramente com o Léo neste ponto.
- numa perpectiva mais universalista podemos interpretar esta BD como um apelo forte ao respeito por cada um dos elementos, a fim de evitar o fim da Terra.
Como não conheço nenhum autor de BD que não seja subversivo com grandes preocupações socias, políticas e ambientais, sou tentada a acreditar que os Fantastic Four representam isso mesmo, uma metáfora que nos adverte para a necessidade de respeitar e preservar a força e as características de cada elemento, de usá-las com cautela e bom senso sob pena de enfrentarmos o destino - a destruição do nosso planeta.
IdoMind
Olá Shin Tau
ResponderEliminarMais um olhar especial sobre uma história que todos conhecemos, a eterna luta entre o bem e o mal. Neste caso e de acordo com a sua perspectiva o Dr. Doom( destino mas no sentido negativo) tenta a todo o transe dominar os quatro elementos porque talvez o dominio dos quatro elementos seja a chave para outras coisas.(penso eu de que!!)
Um beijinho para a contadora de histórias
O Viajante
Namasté, Shin Tau...
ResponderEliminarEsplêndido... Que coisa maravilhosa conseguiu desenvolver a partir deste quatro heróis da banda desenhada...
E para entrar consigo nesta sintonia maravilhosa, deve declarar que do meu ponto de vista o Doutor Doom talvez represente o Caos Absoluto, a força da Entropia Universal cujo seus desejos são apenas os de destruir toda a criação celestial...
Parabéns por este trabalho...
O meu Abraço de Luz!
Léo,
ResponderEliminargostei da resposta, também me parece que será isso. Sabias que o casal teve um filho que tinha poderes inigualáveis? Seria ele o 5º Elemento?
A BD também é uma das minhas paixões! Aguardarei pelas tuas opiniões e partilhas sobre estes temas!
IdoMind,
sábia como sempre! Também me parecem bem vistas as tuas anotações. Principlamente a visão do global, para não haver o Doom's day! :)
Viajante,
:) obrigada!
Mentuhenhat,
obrigada pela sua visão, que acho bem em cheio também! Tento ver a vida assim, tudo nos ensina o caminho de regresso, a forma de sermos cada vez melhor ...
Fiquei profundamente contente pela adesão que este tema teve. O meu OM perguntou: "Achas que o pessoal vai aderir? BD, isso é um pouco underground!" confiei e fico feliz com o resultado!
A todos :*********
O filho do casal chama-se Franklin Richards é um mutante que tem o poder de manipular a realidade através da MENTE.
ResponderEliminarAcertaste em cheio o palpite sobre o 5º elemento. A MENTE.
Agora explica para o brasileirinho aqui o que significa BD.
Direto do Brasil e fã de quadrinhos.
Um abração.
Léo,
ResponderEliminarrkrkrkrkr desculpa lá mas nem me lembrei que havia diferenças em algumas palavras rkrkrkrkr o que já me ri com a forma como colocas as coisas. Banda Desenhada deu BD que em português do Brasil são os famosos quadradinhos.
Pois é, curiosamente hoje comprei uma edição de quadradinhos "Fantastic Four: The life fantastic" hihihihihi
Beijocas e vou estar mais atenta às diferenças de língua