Será então o momento da avaliação, pois o Imperador é a totalidade do que já foi criado, ele representa o Tetagramaton. A análise que faremos será sobre os símbolos, o número e o ensinamento especial que ela encerra sobre o caminho do meio.
O Escudo com a águia no chão mostra o oposto da Imperatriz, enquanto ela buscava a criação, o Imperador já a alcançou. Este é um dado adquirido, não é preciso buscar pois tudo lhe é oferecido.
O Imperador está a olhar para o lado direito, mais uma vez o oposto da Imperatriz, mostrando-nos a acção, o movimento, o agir. Ele nunca está parado.
Tem um Ceptro na mão direita que revela e ostenta com orgulho pois é um direito adquirido, controlado. O ceptro mostra-nos o poder da decisão que o Imperador tem. Este tem no cimo o símbolo do antimónio indicando o poder, a força vital da terra e da Imperatriz a serem utilizadas na concretização do caminho. A mão que tem na cintura revela-nos que o Caminho é neste mundo, sobre a matéria e nas relações com os outros.
Além desse elemento há uma medalha verde ao peito, para protecção e controlo das suas emoções, o Imperador sabe que para poder comandar, decidir, elas têm de estar protegidas, controladas.
As cores novamente a representarem os quatro elementos que o Imperador tão bem domina.
A simbologia e a numerologia estão decifradas, e agora o que fazer com elas?
O Imperador está no Caminho, para o passar e aceder ao Hierofante, é preciso dominar completamente os quatro elementos. Em nós, esses quatro elementos manifestam-se na forma de pensamentos, percepções, emoções e acções. Estas quatro formas de actuação do Divino têm de estar em harmonia, não podemos deixar que os nossos pensamentos divaguem sem qualquer controlo nosso, não podemos deixar que a nossa vida seja comandada pela percepção ou pela emoção, ou agir impulsivamente sempre. É preciso conhecermo-nos para termos direito ao ceptro de poder. Um Imperador que só oiça a sua emoção, sem analisá-la através dos seus pensamentos ou percepções, terá uma acção descontrolada na matéria. Quantos feiticeiros e feiticeiras vêem os seus feitiços a trazer efeitos colaterais imprevistos devido ao que foi exposto. Sem nos dominarmos não podemos fazer um Caminho do Meio correcto. Para tal é importantíssimo que descubramos os nossos elementos. Saber quais estão em predominância, quais em falta e como eles operam neste corpo físico, lugar onde eles se manifestam.
Nesta carta, urge o conhecimento interior adquirido na Sacerdotisa, urge aplicar a criação da Imperatriz e a Sabedoria do Mago, para que o Imperador se revele na Justiça e no Equilíbrio.
Num dia de São Félix e de Gabriel, Regente da Energia da Lua
Querida,
ResponderEliminarSábia interpretação...
É isso mesmo.
Peço licença para ressaltar apenas um detalhe.
Ao contrário (literalmente) do que possa parecer, os símbolos que adornam a parede da segunda carta, representam a antiga Lemuria.
Outro signo lemuriano são duas lemniscatas cruzadas que formam, ao mesmo tempo, uma cruz e uma flor.
Quanta delicadeza, não?
Bem mais doce que a espada...
Namasté, Shin Tau...
ResponderEliminarObrigado, por uma vez mais, trazeres até nós as explicações de mais um dos 22 Mestres Maiores...
É em cada um destes pequenos gestos, que vamos demonstrando ao longo do nosso dia-a-dia, que mostramos ao nosso Pai Celestial, que estamos fazendo de tudo para andar sempre pela estrada da Luz...
Continue a brilhar sempre assim , porque é maravilhoso... maravilhoso...
Bem haja, minha irmã...
O meu Abraço de Luz!
Querid Adriana,
ResponderEliminarobrigada pela anotação, é isso mesmo, ler e acrescentar, discordar, refutar, completar. A minha interpertação da carta baseia-se apenas nos símbolos que devemos encontrar tendo por base o tarot de Marselha. Depois cada autor já trouxe uma visão doferente, mas esses símbolos devem permanecer em todas.
Quanto às lemurias, sem dúvida que a mudança através de um fluxo energético positivo é bem melhor que uma espada, mas ambos são necessários, certo?
Beijocas grandes e espero ter mais comentários assim, que completem o que partilho, isso é crescer.
Beijos grandes
Mentuhenhat,
obrigada por as suas palavrsa sempre cheias de força. Que assim seja sempre.
Um abraço
Olá Shin Tau
ResponderEliminarMais uma explicação muito clara sobre este arcano do Tarot que já guardei junto aos outros que até agora a Shin Tau publicou no seu blog.
Quero ainda realçar as palavras sabias que escreveu no final e que com as quais concordo em absoluto
Um abraço verde esmeralda
O Viajante
Querido Viajante,
ResponderEliminarguarde bem essas palavras e use-as sempre que sentir necessidade.
Um abraço iluminado
Querida,
ResponderEliminarA espada não faz parte...
Depois de percorrer todas as curvas, é possível encontrar o Centro, que está em todo Lugar.
Como o sorriso (mágico) de Buda.
Cada qual escolhe o seu Caminho...
O Cosmos é quântico
e você habita onde o olhar repousa.
Assim... simples.
:)