Avançar para o conteúdo principal

Ritual do Equinócio da Primavera

Ontem fiz o meu ritual para acolher a Primavera, estação do ano pela qual nutro um carinho especial. Este ritual foi o meu primeiro, isto é, aquele em que pela primeira vez estive a conduzir a Energia, por isso, é um momento muito especial para mim. Há dois anos atrás, estava a Sacerdotisa de Ísis com uma túnica branca e um cálice mágico a aceder aos seus arquivos! Foi um dia que nunca mais irei esquecer!!!
Este ritual deve ser realizado na primeira noite de Primavera ou na primeira Lua Cheia com o Sol em Carneiro. O objectivo desta cerimónia é comemorar o equilíbrio entre a luz e as trevas, é agradecer ao Uno pelas graças que nos foram dadas e pelas aprendizagens feitas. Sendo o início do ano astrológico, podemos aproveitar a ocasião para fazer pedidos ou renovar objectivos de vida. Depois de um longo período de Inverno, onde as trevas nos obrigam a recolher no ventre materno, esta chegada do deus Sol, é propícia a renovações. Se quiserem pode dar um pulo à CASA DA FLORESTA e descobrir um ritual diferente! Descubram o prazer que é encontrar o mundo da Magia!

Precisamos de uma vela branca, um sino, perfumador, carvão, incenso, caneta e folha branca e cálice com vinho.

Iniciar com uma saudação para Oriente.
Dizer:

- Eis a Energia Primordial, criadora da Vida, o Pai/Mãe nas suas duas polaridades.

Acender a vela da taça colocada no meio do altar. Tocar a taça com a vara e dizer:

- Ó Grande Deusa, vem até mim como a Virgem que transporta a vida e a alegria.

Tocar o sino. Dizer:

- Ó Grande Deus do Renascimento, vem até mim como o Senhor das Florestas que traz a vida e o amor.

Tocar a taça com a vara e dizer:

- Que a Força do Tempo Velho seja transferida para o Tempo Novo. Pai/Mãe, Energia Primordial, dai Força ao Tempo Novo para que o Caminho se cumpra com Beleza e Sabedoria. Que assim seja.

Colocar o perfume escolhido sobre o carvão acesso e purificar o altar em programação (de acordo com a marcha dos ponteiros do relógio). Erguer os braços em saudação e dizer:

- Despertai, criaturas do nosso plano, que povoais a Terra, o Inverno terminou e a vida manifesta-se de novo. Chegou a Primavera. Saudai a Energia Primordial que faz girar a roda dos ciclos.

Tocar com o punhal no papel onde se escreverão os pedidos. Dizer:

- É chegado o momento de sair da escuridão e de me libertar do passado, renascendo para uma nova vida. Que todas as penas sejam terminadas, os problemas resolvidos e os obstáculos ultrapassados. Que o Renascimento me conduza ao Bom Caminho, em Honra e Glória da Energia Primordial.

Escrever no papel os desejos para a renovação (um desejo em cada papel). Erguer os papéis sobre o altar, em oferenda, depois de os ter dobrado. Dizer:

- Neste momento de alegria e renovação, em que uma nova vida é plantada como uma nova árvore, que irá crescer e frutificar, coloco estes pedidos nas mãos do Pai/Mãe do Universo. Atendei ao meu pedido e ajudai-me na renovação.

Acender os papéis um a um, na vela que está na taça, para que ardam completamente. Dizer:

- Que o fogo purifique os meus desejos e lhes dê força para que se realizem, com a ajuda das Energias Angelicais que governam os planos. Eles são justos e ajudar-me-ão a progredir no Caminho. Que a Energia Primordial os torne realidade.

Colocar o cálice com o vinho sobre o pentagrama, por algum tempo. Em seguida erguer o cálice, com as duas mãos, sobre o altar e dizer:

- Honra e Glória ao Pai/Mãe do Universo, Senhores dos Ciclos sem Tempo, que foram, são e serão Um só na sua dualidade. Que assim seja.

Beber um pouco do vinho; o resto será vertido sobre a Terra, no exterior, depois de terminado o ritual.
in, Rituais Antigos para um Mundo Novo de José Medeiros

Num dia de São Bento, São Nicolau de Flue e de Cassiel, Regente da Energia de Saturno

Comentários

  1. Adorei o ritual e o novo look do blog :)! E, já agora, aproveito também para te desejar feliz Ostara. Por aqui, mais uma vez não houve celebração digna de nota, apenas uma pequena meditação com cristais.

    ResponderEliminar
  2. Olá Shin Tau

    Mais um lindo ritual que me colocou muito em sintonia com a energia de renascimento da natureza que eu por aqui tenho sentido com um chilrear constante dos passaros.

    Saudações

    Viajante

    ResponderEliminar
  3. Lemniscata,

    o novo look...ainda não me decidi se fica assim, mas decid marcar a entrada da Primavera com mudanças nas cores, depois de alguns pedidos ;)
    Meditação com cristais, fiquei curiosa. Tenho andado a fazer muitas depois de ter encontrado uma mandala poderosa, creio que foi craida por um ser muito especial!!! ******

    Viajante,

    que bom! Também tenho sentido a presença dos pássaros. Ontem vi um que nunca tnha visto, lindo...preto com a cabeça azul muito claro. Para ter a certeza que era mesmo aquele pássaro, mais à frente no caminho encontrei outro igual. Tenho de procurar saber o seu nome.
    Que a Primavera nos dê a Força necessária para percorrer um Bom Caminho.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Minha doce amiga

    Lindo, lindo o ritual, eu sigo a Roda do Hemisfério Norte, apesar de morar no H. Sul rsrsrs, pois meu aprendizado vem do tempo que ainda nao existia nada aqui no Sul...por bem resolvi seguir a egrégora do norte (ela ainda é muito forte), mais antiga e mais enraizada em mim. Quando faço os ritos, principalmente em se tratando de solsticios e equinocios sempre coloco algo da estaçao do sul como homenagem e assim sinto-o se completar.

    Muito obrigada minha bruxinha por colocar o link la da "Casa" adorei o carinho e a idéia hihihi:)

    Beijinhus no coraçao
    )0(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp