Avançar para o conteúdo principal

Lâmina IV

O Imperador é uma carta que pode somar em si as aprendizagens realizadas nas cartas anteriores. No Mago foram-nos dados os instrumentos, precisamente os quatro instrumentos que nos permitem manobrar os quatro elementos constituintes de toda a matéria física. Na Sacerdotisa, aprendemos a dominar a dualidade que constitui o Universo, a manipular os opostos e, por conseguinte, a dualidade que há em nós, iniciámo-nos. Sendo o Mago e a Sacerdotisa dois pólos da criação, representam o exterior e o interior, o visível e o invisível. Ao fazermos essa aprendizagem, entrámos em sintonia com a nossa força criadora, a Imperatriz, e com ela aprendemos a ligar-nos à fonte de toda a Vida na Terra. Esta carta era o resultado da união do que está fora com o que está dentro.
Será então o momento da avaliação, pois o Imperador é a totalidade do que já foi criado, ele representa o Tetagramaton. A análise que faremos será sobre os símbolos, o número e o ensinamento especial que ela encerra sobre o caminho do meio.

4 é o número da terra, da matéria. É o número da compreensão, do entendimento, do esclarecimento, é o número de um quadrado perfeito. Este número está bastante representado na carta, quer seja nas quatro pernas do cadeirão, quer seja pela forma como as pernas da figura se encontram em forma de quatro. Esta demarcação leva-nos a divagar pela simbologia da própria cruz em si, o equilíbrio, a busca, a conquista, o dominar!
O Escudo com a águia no chão mostra o oposto da Imperatriz, enquanto ela buscava a criação, o Imperador já a alcançou. Este é um dado adquirido, não é preciso buscar pois tudo lhe é oferecido.
O Imperador está a olhar para o lado direito, mais uma vez o oposto da Imperatriz, mostrando-nos a acção, o movimento, o agir. Ele nunca está parado.
Tem um Ceptro na mão direita que revela e ostenta com orgulho pois é um direito adquirido, controlado. O ceptro mostra-nos o poder da decisão que o Imperador tem. Este tem no cimo o símbolo do antimónio indicando o poder, a força vital da terra e da Imperatriz a serem utilizadas na concretização do caminho. A mão que tem na cintura revela-nos que o Caminho é neste mundo, sobre a matéria e nas relações com os outros.
Além desse elemento há uma medalha verde ao peito, para protecção e controlo das suas emoções, o Imperador sabe que para poder comandar, decidir, elas têm de estar protegidas, controladas.

As cores novamente a representarem os quatro elementos que o Imperador tão bem domina.
A simbologia e a numerologia estão decifradas, e agora o que fazer com elas?
O Imperador está no Caminho, para o passar e aceder ao Hierofante, é preciso dominar completamente os quatro elementos. Em nós, esses quatro elementos manifestam-se na forma de pensamentos, percepções, emoções e acções. Estas quatro formas de actuação do Divino têm de estar em harmonia, não podemos deixar que os nossos pensamentos divaguem sem qualquer controlo nosso, não podemos deixar que a nossa vida seja comandada pela percepção ou pela emoção, ou agir impulsivamente sempre. É preciso conhecermo-nos para termos direito ao ceptro de poder. Um Imperador que só oiça a sua emoção, sem analisá-la através dos seus pensamentos ou percepções, terá uma acção descontrolada na matéria. Quantos feiticeiros e feiticeiras vêem os seus feitiços a trazer efeitos colaterais imprevistos devido ao que foi exposto. Sem nos dominarmos não podemos fazer um Caminho do Meio correcto. Para tal é importantíssimo que descubramos os nossos elementos. Saber quais estão em predominância, quais em falta e como eles operam neste corpo físico, lugar onde eles se manifestam.
Nesta carta, urge o conhecimento interior adquirido na Sacerdotisa, urge aplicar a criação da Imperatriz e a Sabedoria do Mago, para que o Imperador se revele na Justiça e no Equilíbrio.

Num dia de São Félix e de Gabriel, Regente da Energia da Lua

Comentários

  1. Querida,
    Sábia interpretação...
    É isso mesmo.
    Peço licença para ressaltar apenas um detalhe.
    Ao contrário (literalmente) do que possa parecer, os símbolos que adornam a parede da segunda carta, representam a antiga Lemuria.
    Outro signo lemuriano são duas lemniscatas cruzadas que formam, ao mesmo tempo, uma cruz e uma flor.
    Quanta delicadeza, não?
    Bem mais doce que a espada...

    ResponderEliminar
  2. Namasté, Shin Tau...

    Obrigado, por uma vez mais, trazeres até nós as explicações de mais um dos 22 Mestres Maiores...
    É em cada um destes pequenos gestos, que vamos demonstrando ao longo do nosso dia-a-dia, que mostramos ao nosso Pai Celestial, que estamos fazendo de tudo para andar sempre pela estrada da Luz...
    Continue a brilhar sempre assim , porque é maravilhoso... maravilhoso...
    Bem haja, minha irmã...

    O meu Abraço de Luz!

    ResponderEliminar
  3. Querid Adriana,

    obrigada pela anotação, é isso mesmo, ler e acrescentar, discordar, refutar, completar. A minha interpertação da carta baseia-se apenas nos símbolos que devemos encontrar tendo por base o tarot de Marselha. Depois cada autor já trouxe uma visão doferente, mas esses símbolos devem permanecer em todas.
    Quanto às lemurias, sem dúvida que a mudança através de um fluxo energético positivo é bem melhor que uma espada, mas ambos são necessários, certo?
    Beijocas grandes e espero ter mais comentários assim, que completem o que partilho, isso é crescer.

    Beijos grandes

    Mentuhenhat,

    obrigada por as suas palavrsa sempre cheias de força. Que assim seja sempre.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Shin Tau

    Mais uma explicação muito clara sobre este arcano do Tarot que já guardei junto aos outros que até agora a Shin Tau publicou no seu blog.
    Quero ainda realçar as palavras sabias que escreveu no final e que com as quais concordo em absoluto

    Um abraço verde esmeralda

    O Viajante

    ResponderEliminar
  5. Querido Viajante,

    guarde bem essas palavras e use-as sempre que sentir necessidade.

    Um abraço iluminado

    ResponderEliminar
  6. Querida,
    A espada não faz parte...
    Depois de percorrer todas as curvas, é possível encontrar o Centro, que está em todo Lugar.
    Como o sorriso (mágico) de Buda.
    Cada qual escolhe o seu Caminho...
    O Cosmos é quântico
    e você habita onde o olhar repousa.
    Assim... simples.
    :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com