quarta-feira, julho 30, 2008

Saudosismo

Hoje apetece-me apenas falar do meu lugar preferido de todo o nosso país - Sintra.
Esta serra sempre foi um lugar mágico para mim, desde criança aliás. Se os meus pais me perguntassem onde queria ir, imediatamente ouviam como resposta Sintra, ou por vezes Mafra (ao pão com chouriço, claro!). Sempre disse que se tivesse possibilidades era aí que viveria, bem no coração da Serra, impossibilitada por questões financeiras, contento-me em ver a Serra da rotunda do meu bairro. Todas as noites quando passo na rotunda, sinto se a serra está calma ou agitada, olho e vejo a chave a recordar-me todos os votos feitos por mim e para mim, relembro-me do Caminho e da Magia. Descrever a Serra é algo vão, por muito que me conseguisse exprimir jamais igualaria os vários escritores de renome que o fizeram. Por isso deixo aqui três citações sobre o tema de três grandes referências pessoais, que a meu ver descrevem bem o mistério e a beleza que envolve a serra.
Isto faz-me pensar que estou a sentir uma certa ressaca, tenho de lá ir dar uma volta. Em verdade é algo que aconselho a todos, fazer qualquer um dos percursos pedestres assinalados é uma experiência única, não só espiritualmente como também fisicamente. O corpo entra de uma forma quotidiana e sai em sintonia com o Universo, a Serra é mesmo mágica, experimentem!

E, nas serras da Lua conhecidas
Subjuga a fria Sintra, o duro braço.
Sintra onde as Náiades escondidas
Nas fontes, vão fugindo ao doce laço:
Onde Amor as enreda brandamente,
Nas águas acendendo fogo ardente

Luís de Camões, Os Lusíadas (Canto III, estrofe 56)

[…] Todos os caminhos vão dar a Sintra. […] O viajante toma o que primeiro vem, desce os degraus irregulares que se embrenham na mata, as áleas profundas, e entra no reino do silêncio […]
José Saramago, in Viagem a Portugal

Quem nunca saiu de Lisboa viaja no infinito no carro até Benfica, e, se um dia vai a Sintra, sente que viajou até Marte.
Fernando Pessoa, in Livro do Desassossego

Num dia de Mercúrio e de Rafael, de Santa Donatila e de Santa Máxima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...